A maratona para a mudança de sobrenome no casamento

Por  |  1 Comentário


Durante a organização da papelada para o casamento civil, chega o momento de uma decisão muito séria: mudança de sobrenome. Conheça algumas burocracias desse processo e vá preparando seus documentos, caso tenha decidido trocar. Vem ver!

Hoje vamos tratar de um assunto que acabou se tornando alvo de muitas polêmicas – e até brigas de família! – entre os noivos. A pauta do dia é: mudar ou não de sobrenome? Já sabemos que o casamento civil possui alguns pré-requisitos importantes, por isso vale a pena dar uma atenção especial à temática.

Pode-se dizer que a composição do nome completo, em parte, traz uma representação forte da nossa identidade. É um legado familiar carregado de origens, simbologias e raízes culturais. Sendo assim, de fato, acrescentar ou excluir um dos sobrenomes é uma decisão muito pessoal e significativa.

Mudança de sobrenome: festa de noivado - Foto Duo Borgatto

PLANEJAMENTOS DA UNIÃO CIVIL E MATRIMONIAL

O casamento é a expressão da união de duas vidas em uma só. Compartilhamos não apenas o mesmo teto, mas – absolutamente – cada minúsculo detalhe do dia a dia. A adoção de um novo sobrenome não remete a uma perda da individualidade. Jamais! Representa, entre outras teorias, o início de uma família com uma nova marca registrada.

Nada contra os que optam por não alterar. Cada um com seus motivos. No Brasil, o código civil é claro: qualquer um dos cônjuges pode acrescentar o sobrenome do outro. Porém, não estamos falando de uma regra nem de uma imposição. É para ser uma escolha consciente e feliz!

Mudança de sobrenome: momento das assinaturas - Foto Jorge e Larissa Ribas

DE OLHO NAS BUROCRACIAS!

O primeiro passo é ligar para o cartório mais próximo da sua casa (ou da residência do seu noivo) e perguntar como funciona o processo sobre excluir ou acrescentar o sobrenome. Lembrando que cada estado do Brasil estabelece suas próprias regras.

Mudança de sobrenome: ensaio fotográfico de noivado - Foto Duo Borgatto e Julia Seloti

A PARTE MAIS CHATA É…

Mudar todos os documentos. Isso mesmo, todos. Mas a boa notícia é que a nova emissão não precisa ser toda de uma vez. Pode ser aos poucos (ufa!). Há quem prefira alterar apenas quando a data do vencimento estiver chegando. Mas para os que quiserem se adiantar, sem problemas. Mãos à obra!

Veja a relação  de documentos para a mudança de sobrenome:

  • RG
  • CPF
  • Carteira de motorista
  • Título eleitoral
  • Carteira de trabalho
  • Carteiras de classe (OAB e CREA, por exemplo)
  • PIS
  • Passaporte
  • Visto americano

OBS.: quando for atualizar o endereço da sua nova casa para as companhias de gás, luz, telefonia, plano de saúde, cartão de crédito e etc, aproveite também para atualizar seus dados recentes, herança do casamento.

Mudança de sobrenome: ensaio fotográfico de noivado - Foto Guilherme Rocha

  O NOIVO TAMBÉM PODE MUDAR!

O que antes era restrito apenas para mulheres ganhou um novo desfecho em 2002. O código civil determinou desde então que tanto o noivo quanto a noiva agora podiam alterar o sobrenome.

Mudança de sobrenome: noivos de mãos dadas - Foto Marina Fava

FIQUE DE OLHO!

Até que o mundo inteiro se acostume com seu novo estado civil, sua identidade de solteira será questionada algumas (ou muitas!) vezes. Sendo assim, o mais prudente é andar sempre com a certidão de casamento para comprovar o seu status para não passar nenhum aperto por aí.

Mudança de sobrenome: casal de mãos dadas - Foto Shutterstock

Gostou?! Leia também a matéria sobre brigas de casal nos preparativos do casamento para ficar craque nos desafios que estão por vir!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.