
A maratona para a mudança de sobrenome no casamento
Durante a organização da papelada para o casamento civil, chega o momento de uma decisão muito séria: mudança de sobrenome. Conheça algumas burocracias desse processo e vá preparando seus documentos, caso tenha decidido trocar. Vem ver!
Hoje vamos tratar de um assunto que acabou se tornando alvo de muitas polêmicas – e até brigas de família! – entre os noivos. A pauta do dia é: mudar ou não de sobrenome? Já sabemos que o casamento civil possui alguns pré-requisitos importantes, por isso vale a pena dar uma atenção especial à temática.
Pode-se dizer que a composição do nome completo, em parte, traz uma representação forte da nossa identidade. É um legado familiar carregado de origens, simbologias e raízes culturais. Sendo assim, de fato, acrescentar ou excluir um dos sobrenomes é uma decisão muito pessoal e significativa.
PLANEJAMENTOS DA UNIÃO CIVIL E MATRIMONIAL
O casamento é a expressão da união de duas vidas em uma só. Compartilhamos não apenas o mesmo teto, mas – absolutamente – cada minúsculo detalhe do dia a dia. A adoção de um novo sobrenome não remete a uma perda da individualidade. Jamais! Representa, entre outras teorias, o início de uma família com uma nova marca registrada.
Nada contra os que optam por não alterar. Cada um com seus motivos. No Brasil, o código civil é claro: qualquer um dos cônjuges pode acrescentar o sobrenome do outro. Porém, não estamos falando de uma regra nem de uma imposição. É para ser uma escolha consciente e feliz!
DE OLHO NAS BUROCRACIAS!
O primeiro passo é ligar para o cartório mais próximo da sua casa (ou da residência do seu noivo) e perguntar como funciona o processo sobre excluir ou acrescentar o sobrenome. Lembrando que cada estado do Brasil estabelece suas próprias regras.
A PARTE MAIS CHATA É…
Mudar todos os documentos. Isso mesmo, todos. Mas a boa notícia é que a nova emissão não precisa ser toda de uma vez. Pode ser aos poucos (ufa!). Há quem prefira alterar apenas quando a data do vencimento estiver chegando. Mas para os que quiserem se adiantar, sem problemas. Mãos à obra!
Veja a relação de documentos para a mudança de sobrenome:
- RG
- CPF
- Carteira de motorista
- Título eleitoral
- Carteira de trabalho
- Carteiras de classe (OAB e CREA, por exemplo)
- PIS
- Passaporte
- Visto americano
OBS.: quando for atualizar o endereço da sua nova casa para as companhias de gás, luz, telefonia, plano de saúde, cartão de crédito e etc, aproveite também para atualizar seus dados recentes, herança do casamento.
O NOIVO TAMBÉM PODE MUDAR!
O que antes era restrito apenas para mulheres ganhou um novo desfecho em 2002. O código civil determinou desde então que tanto o noivo quanto a noiva agora podiam alterar o sobrenome.
FIQUE DE OLHO!
Até que o mundo inteiro se acostume com seu novo estado civil, sua identidade de solteira será questionada algumas (ou muitas!) vezes. Sendo assim, o mais prudente é andar sempre com a certidão de casamento para comprovar o seu status para não passar nenhum aperto por aí.
Gostou?! Leia também a matéria sobre brigas de casal nos preparativos do casamento para ficar craque nos desafios que estão por vir!