Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

5 tendências internacionais para casamento

Por  |  0 Comentários


Olhamos para o mercado exterior para trazer novidades quentinhas do mercado de casamento internacional

Um dos diretores do Indra Catering, em Curitiba, Gustavo Skrobot, nos ajudou com uma pesquisa pra lá de interessante. Ele conversou com alguns amigos que trabalham com o mercado de casamentos nos Estados Unidos e na Europa e trouxe as principais tendências internacionais que vão invadir os casamentos brasileiros em 2019/2020.

Conforme pôde-se acompanhar no final de 2018 nos Estados Unidos as tendências para este ano de 2019 no mercado de casamentos trazem uma evolução e sedimentação do que vinhamos vendo em nossas festas mas também e principalmente, num exercício de saudosismo, resgatando tendências utilizadas em décadas passadas, modernizando-as.

“Nos últimos anos já vimos que as novas idéias não vem para substituir as antigas, mas principalmente para agregar algo mais às já existentes, significando assim um aumento cada vez maior das opções disponíveis”, reforça Gustavo que traz as 5 principais tendências internacionais para os próximos anos. Confira:

1-RETRÔ STILLYNG

Para os amantes dos anos setenta volta com tudo a cor ferrugem que pode ser vista tanto no terno do noivo, quanto em objetos de decoração, fitas e laços e também em talheres e souplats. Aliás, já no último ano os trajes dos noivos deixaram de aparecer em cores sólidas e escuras. Vê-se que a cor chegou aos ternos, seja tanto em looks monocromáticos como naqueles em que o blazer é colorido para contrastar com calças de cores sóbrias.

Em nossas festas aqui no Brasil os noivos ainda não têm se arriscado muito em relação a mudanças no visual mas quem sabe com o intuito de ter uma cerimônia cada vez mais pessoal, refletindo a personalidade dos noivos isso possa mudar rapidamente!

2-TEMAS E VIBES

A decoração vem carregada de drama e o maximalismo pode ser visto nos arranjos, castiçais e luminárias pendentes. Confirmando a tendência já vista nos anos anteriores da criação de painéis que servem de backdrop para fotos que os próprios convidados fazem de seus celulares e guardam como lembrança da festa. O Marrocos que têm sido um destino para lua de mel invade as festas influenciando a decoração tanto quanto a gastronomia. O veludo é o tecido da moda e sua utilização deixa de ser sazonal para estar presente em todas as festas e trazer o glamour e a sofisticação que propicia.

A inclusão de atividades e experiências criativas para os convidados segue com força e no último ano já pôde-se ver com nitidez que as tendas de Tarot fazem sucesso garantido nas terras de lá. Trazem um clima cool para a festa além de serem uma experiência única que os convidados não esquecerão facilmente. Há espaço também para caricaturistas e retratistas. O que vale é criar pequenas atrações que não comprometam o andamento do evento mas que confiram personalidade à festa.

3-BOLOS DIGNOS DE MUSEU

Apesar de as mesas de sobremesas continuarem sendo estrelas das festas lá fora (como foram em 2017 e 2018 ) pode-se notar a volta da importância do bolo de casamento. Agora os bolos vêm com o intuito de serem Statement Cakes e trazem muitos andares, maior organicidade, menor uso de pasta americana, com recheios exóticos e pincipalmente com pinturas à mão ou espatulados. Verdadeiras obras de arte personalizadas marcando a exclusividade do momento.

No mercado brasileiro esta novidade é extramente bem-vinda! Grande parte dos convidados por aqui têm certa resistência aos bolos com pasta americana tanto que nos últimos tempos temos visto muitos bolos fake em pasta americana decorando as festas – bastante formais e elaborados em sua aparência – e bolos servidos a partir da copa, estes sim mais leves, úmidos e macios, bem ao gosto do brasileiro.

De qualquer forma por aqui as mesas de doces continuam sendo um dos pontos altos das festas e isso não deve mudar. O brasileiro é louco por docinhos miúdos e as opções oferecidas pelos Chefs Patissiers e doceiras são cada vez mais saborosas e inventivas! O que tenho visto é uma tendência de estas mesas oferecerem algumas opções de doces light e em até alguns casos sem glúten e sem lactose. Deixando assim todos os convidados felizes e bem atendidos!

4-GASTRONOMIA DESPOJADA E COOL

Na gastronomia as tábuas de frios seguem em alta tanto montadas individualmente quanto na sua versão potencializada, as Grazing Tables (que agregam não apenas frios, mas queijos, pães, compotas, minipratos, canapés, sanduíches, crips e etc) que aliás são o grande hit do momento, não apenas nos Estados Unidos, mas também estão sendo apontadas como a grande novidade do ano nos casamentos do Reino Unido, França e Itália. A proposta da comunhão que a mesa proporciona tem tudo a ver com o momento do casamento e o despojamento que confere à festa criam um clima delicioso.

Apesar de grande parte das pessoas por aqui ainda apostarem no clássico para suas festas, cada vez mais os noivos se arriscam para marcar também a gastronomia do evento como algo diferente e personalizado. As Grazing Tables possibilitam diversas combinações diferentes e são propícias para personalizar qualquer festa, seja incorporando receitas das famílias dos noivos aos quitutes oferecidos ou pratos regionais que remetam a infância dos noivos e celebrem suas raízes.

As Grazing Tables vêm sempre acompanhadas de mini-porções de pratos quentes ou mesmo de um jantar servido no estilo americano (buffet), neste caso o serviço de jantar empratado não combina com a proposta. Para entrada do jantar empretado seria mais interesse ter-se uma mesa de antepastos tradicional. Na minha opinião em uma festa moderna a formalidade ficaria direcionada à cerimônia cumprindo todos os ritos e protocolos pertinentes à ocasião abrindo assim um espaço para ousar na gastronomia.

Dentro do segmento de mini porções a grande tendência do momento é fazer um mash up de alta gastronomia com comfort food. Os pairings e possibilidades são infinitas. As combinações High-Low Bites entram perfeitamente nos cardápios de finger food e mini porções e também como entradas de jantares mais formais. São combinações de pratos simples, de confort food com ingredientes mais sofisticados. Nos Estados Unidos o prato queridinho da vez é o Mac-and-Cheese servido com topping de Lagosta. Por aqui sugiro combinações regionais como o tradicional escondidinho, repaginado com carne de javali, purê de inhame e batata doce palha que é uma sugestão deliciosa e que funciona muito bem em nosso outono e inverno. Entram aqui também risotos em mini porções que proporcionam uma infinidade de combinações: sugiro um mini risoto de arroz carnaroli (que proporciona maior cremosidade por sua alta concentração de amilase), com açafrão iraniano e frutos do mar. Na onda dos mini sanduíches, adoro fazer mini burguers de carne de avestruz com uma fina fatia de Fois Gras grelhado! Faz a cabeça até dos mais céticos! Para evento temático o já tradicional Couscous Marroquino é um ótimo coringa, pode ser servido frio, com grãos em saladas ou quente com ensopados de aves ou carnes vermelhas.

Um cardápio com mini porções ou mesmo com o serviço americano proporciona mais movimento à festa. Estes formatos de cardápios fazem uma transição natural entre a cerimônia que é mais estática e o momento em que todos vão dançar. As pessoas circulam mais e a energia da festa vai crescendo gradualmente até culminar na pista de dança.

5-RECEPÇÃO DOS CONVIDADOS

Lugares personalizados nas mesas com recados individuais são uma delicadeza que marca a festa e vem acontecendo muito nos casamentos internacionais. Mesmo que as festas sejam para menos convidados lá do que aqui, vale o esforço de deixar uma mensagem (mesmo que seja para um maior número de convidados), todos poderão sentir o carinho dos noivos e ainda levam a mensagem de lembrança da festa.

A grande tendência para as cerimônias realizadas fora de Igrejas é modificar o layout das cadeiras para justamente afastar-se da idéia de que é uma transposição da Igreja para um salão. As cerimônias montadas com cadeiras dispostas em círculos concêntricos, com os noivos ao centro são a “bola” da vez.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Carioca apaixonada pelo Rio de Janeiro, mas curitibana de coração. Jornalista por vocação, adora escrever sobre moda, beleza, viagens e decoração. Fascinada pelo universo das festas, sonha com um casamento nas Maldivas.