Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

5 dúvidas frequentes na hora de escolher as alianças

Por  |  0 Comentários


Encontrar um acessório para a vida toda com certeza gera dúvidas, principalmente quando ele carrega tantos significados. Para te ajudar no momento da escolha das alianças, respondemos a cinco perguntas frequentes sobre o assunto. Vem ver!

Mais do que um adereço de moda, as alianças são o símbolo do amor e comprometimento recíproco de cada casal. Elas demonstram o compromisso assumido pelos dois e, a cada dia, a vontade de estar juntos é reafirmada com o simples gesto de descansa-las no dedo anelar esquerdo.

Eleger um objeto com tanto significado requer responsabilidade e, por isso mesmo, costuma gerar muitas dúvidas entre os noivos. Pensando nisso, reunimos cinco dúvidas frequentes para tentar ajuda-los no momento da escolha. Alguma vez vocês já se fizeram essas perguntas? A hora de responde-las é agora!

Alianças para casamento - Foto: Dueto Fotografia

1. QUAL O MELHOR MOMENTO PARA ESCOLHER AS ALIANÇAS?

Como em qualquer decisão do casamento, recomendamos o máximo de antecedência possível. As alianças são para a vida toda e encontrar o par ideal requer calma e paciência. Vocês provavelmente não irão se deparar com a peça dos sonhos logo de cara, então ter tempo hábil para algumas tentativas frustradas é essencial.

Embora essa dica pareça óbvia, alguns fatores devem ser levados em conta na hora de buscar as alianças e o estado emocional do casal talvez seja o principal deles. É como comprar uma roupa: se vocês não estiverem em um bom dia, as joias mais bonitas parecerão horríveis e a probabilidade de se arrependerem é grande. Escolham um momento no qual os dois estejam calmos, relaxados e de bem com a vida.

Algumas questões físicas também fazem parte da equação. O período da manhã, por exemplo, não é muito indicado para finalizar a compra do anel. Isso porque as pessoas retêm sal durante a noite e, logo cedo, o tamanho dos dedos fica um pouco alterado. Escolher as alianças após atividades físicas também não é uma boa pedida, pois as mãos ficam inchadas.

Alianças para casamento - O que levar em consideração? - Foto: Fer Cesar

2. A ALIANÇA É IMPRESCINDÍVEL OU BASTA O ANEL DE NOIVADO?

Vamos deixar uma coisa bem clara: não existem regras quando o assunto é a união de uma pessoa à outra. O que conta é o sonho dos noivos e suas prioridades. Por outro lado, a maioria dos casais usa a aliança o tempo todo – com ou sem o anel de noivado.

Afinal, além dos aspectos simbólicos, a peça marca o fato de que vocês não estão mais noivos, e sim casados! Nosso conselho é que vocês escolham um modelo de aliança perfeito para os dois, assim usa-lo não será uma obrigação.

3. A NOIVA PODE CONTINUAR USANDO O ANEL DE NOIVADO DEPOIS DE CASAR?

É claro que sim! Do que adianta ganhar uma joia tão linda se você não puder mais usa-la depois do grande dia? Tudo depende do gosto da noiva, mas as possibilidades são inúmeras! É importante pontuar que o casal não precisa escolher uma aliança que combine com o anel de noivado, mas se eles ficarem bem juntos, melhor ainda!

Alianças para casamento - Porta-alianças branco - Foto: Marina Fava

  FORMAS MAIS COMUNS DE USAR OS ANEIS APÓS O CASAMENTO:

  • Anel de noivado + aliança, ambos na mão esquerda (forma tradicional)
  • Aliança na mão esquerda + anel de noivado na mão direita
  • Apenas a aliança na mão esquerda

4. COMO ESCOLHER UM ANEL QUE COMBINE COM OS DOIS?

Pode não parecer, mas encontrar um modelo que combine tanto com a noiva quanto com o noivo é uma tarefa árdua. O anel pode ficar lindo na vitrine, mas estranho na mão de um dos dois. Os principais motivos para isso são o tamanho e formato dos dedos, que influenciam – e muito – o caimento da peça.

Alianças para casamento - Foto: Juliana Pessoa

Caso esteja difícil encontrar um modelo idêntico que agrade a ambos, uma ideia é apostar em alianças diferentes, mas que carreguem algum elemento semelhante. Por outro lado, se vocês fazem questão de usar o mesmo anel, uma saída é adotar larguras distintas, que respeitem o formato das mãos e até mesmo dos dedos de cada um. Nessa etapa, conversar com um especialista que entenda os desejos do casal é essencial!

5. A NOIVA DEVE TIRAR O ANEL DE NOIVADO DURANTE A CERIMÔNIA?

Mais uma vez, a resposta para essa pergunta depende da vontade de cada noiva. Como o anel de noivado costuma ficar na mão direita, ele não irá atrapalhar a troca das alianças no momento da cerimônia. Ainda assim, se a noiva preferir estar sem nada nas mãos para que o foco das atenções seja a nova peça, sem problemas! Como sempre dizemos, todos os detalhes devem ter a cara do casal. Façam como se sentirem mais confortáveis; afinal, o dia é todinho de vocês!

Alianças para casamento - Foto: Daniel Kibaltchiche

E aí, tiraram as suas dúvidas sobre a escolha das alianças? Conta para a gente nos comentários!


Créditos 

1 e 3 – Fer Cesar | 2 – Dueto Fotografia | 4 – Marina Fava | 5 – Juliana Pessoa | 6 – Daniel Kibaltchiche

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.