24 dicas que você precisa ler antes de montar a casa nova

Por  |  0 Comentários


Está prestes a embarcar na aventura da casa nova? Reunimos profissionais de peso para falar sobre o assunto e o resultado você vê aqui

Espaços cada vez menores, rotinas sempre mais agitadas e apenas um sentimento em comum com as antigas gerações: o desejo de ter uma casa nova com a cara dos recém-casados. Na hora de montá-la, a praticidade passou de diferencial a atributo imprescindível.

Cada metro quadrado importa e deve ser aproveitado ao seu máximo. Bom gosto se alia à funcionalidade para, seja qual for o estilo da decoração, resultar em um projeto diferenciado. Você está nessa fase, devorando dicas e referências sobre o assunto?

Aprenda os dos e don’ts com um time de peso: a designer de interiores e digital influencer Thais Rossit, Mariana Morato, idealizadora da Harmonia Arquitetura e Festas, o top cerimonialista  Betty Dabkiewicz, coach de noivas da Sinergia Consultoria.

GERAÇÃO MULTITAREFA

(Quase!) tudo mudou: antes os casais procuravam casas maiores, pensando em construir uma família grande. Hoje eles querem menos filhos e cada vez mais prezam pela segurança, optando por condomínios verticais ou horizontais (Thais Rossit)

Donos da bola: os recém-casados querem uma casa definitiva, e não provisória. Gostam de sofisticação, mas sem frescuras. Planejam uma casa tecnológica com o conforto de um hotel ()

E antenados nos gastos! Ela deve ser bonita, mas antes disso precisa estar dentro do budget planejado. Afinal, hoje a maioria dos noivos arca com os custos do imóvel, e não seus pais (Betty Dabkiewicz)

Casa nova - Foto Divulgação

Uma coisa leva à outra: quando pensamos que algo é nosso, cuidamos muito daquilo. Ainda mais quando o assunto é moradia! Valorizamos conforto e tranquilidade, o que interfere em como decoramos nossa casa (Thais Rossit)

Planeje-se! Para decidir o tamanho ideal do imóvel, pense em quantas pessoas irão morar lá, o quanto vocês podem gastar, se pretendem ter filhos e, em caso positivo, quantos (Thais Rossit)

Fica a dica: como a contratação de funcionárias domésticas foi substituída por diaristas, apostar em materiais de fácil limpeza é um primeiro passo fundamental. Porcelanatos retificados, por exemplo, são uma ótima solução (Mariana Morato)

Casa nova - Foto Divulgação

Dupla de ouro! Praticidade e funcionalidade se transformaram em regra. Os casais possuem uma dinâmica de vida mais acelerada, o que faz com que o tempo deles em casa seja mais escasso (Mariana Morato)

Na prática… O uso múltiplo dos ambientes caiu no gosto dos casais. Através de soluções arquitetônicas a varanda pode ser um ambiente de descanso, um home office, uma área gourmet ou um espaço para happy hour quando integrada à sala (Mariana Morato)

Alerta vermelho! É comum os noivos se estressarem com detalhes pequenos, como um simples espaço no armário. Cuidado para não brigar por bobeiras (Thais Rossit)

Casa nova - Foto Divulgação

EM ALTA!

Mobília planejada: é muito interessante, principalmente se você precisa de espaço. Com ela é possível escolher exatamente como será seu móvel, desde as medidas até o acabamento. Espelhos também dão muita amplitude aos cômodos (Thais Rossit)

Mix de estilos: o boho-chique, que é a mistura de elementos, virou tendência. Você pode mesclar itens contemporâneos em vidro ou espelho com móveis rústicos em madeira ou até mesmo objetos clássicos e mais ornamentados (Mariana Morato)

Também vale ousar na paleta de cores! Harmonizar tons neutros com toques de cores vibrantes também faz parte do boho-chique. E o mais legal é que essa tendência se estende também para a decoração de casamentos (Mariana Morato)

Casa nova - Foto Divulgação

Anote no caderninho: estão em alta as candy colors (mais conhecidas como tons pastel), cores mais vivas e estampas florais (Thais Rossit)

Para os mais clássicos… É possível apostar em uma pegada clean, com predominância de tons mais claros (Thais Rossit)

Já os mais despojados: podem adotar um estilo vintage, com peças antigas na decoração, ou no reaproveitamento de móveis e materiais. Além de jardins dentro de casa, cada vez mais frequentes (Thais Rossit)

Casa nova - Foto Divulgação

É preciso manter uma estética por todo o imóvel? Não. Muitas pessoas têm gostos diferentes e, para viver em harmonia, é preciso agradar os dois lados. Vale tudo! (Thais Rossit)

Amiga do peito! Convenhamos, tomada nunca é demais. Mas elas devem ser pensadas em relação à altura e quantidade de corrente elétrica. Isso influencia o tamanho do plug e evita danificar os aparelhos (Mariana Morato)

High-tech! O casal pode ir além e apostar na automação residencial, ganhando praticidade nos mínimos detalhes, mas se trata de um investimento bem alto (Thais Rossit)

Casa nova - Foto Divulgação

TIMING

Antecedência: assim que pensarem em se casar, os noivos devem começar a pesquisar preços, locais, definir se será uma casa ou apartamento e o quanto poderão gastar. Isso vale ainda mais para quem pretende reformar o imóvel (Thais Rossit) 

Festa versus casa nova: ainda que seja comum, o ideal é que as duas coisas não coincidam, evitando sobrecargas ao casal. Se quiserem acelerar as obras, os noivos podem aumentar a quantidade de mão de obra e comprar grande parte do material com pronta entrega (Mariana Morato)

Priorizem: um projeto de interiores é executado em etapas, do briefing à finalização. Os primeiros cômodos costumam ser o quarto, o banheiro e a cozinha porque, se a obra não terminar a tempo, o casal pode ficar tranquilo em seus aposentos (Thais Rossit) 

Casa nova - Foto Divulgação

Por outro lado: se os noivos trabalharem em casa, por exemplo, o office será superprivilegiado. O segredo é compreender a dinâmica que atende a rotina do casal e otimizar os espaços (Betty Dabkiewicz) 

Afinal… não existem regras. A ordem varia de acordo com o tempo de reforma do ambiente e as necessidades, expectativas e orçamento do cliente (Mariana Morato)

Personagens importantes: é essencial ter empatia com os profissionais envolvidos no processo, como o arquiteto e o designer de interiores. Afinal, a convivência será grande e eles serão os responsáveis pela obra da sua casa (Thais Rossit)

Gostou dessas dicas para montar a casa nova? Conta para a gente nos comentários!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica

avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.