Tendências para casamentos em 2016

Por  |  0 Comentários


Novidades fresquinhas, diretamente dos melhores eventos e indicadas por grandes profissionais do mercado. Veja todas as tendências para casamentos aqui!

São ao menos dois casamentos postados por dia no site e nas revistas – fora os que correm por fora – e muitas (muitas mesmo!) matérias relacionadas ao wedding world, que nos colocam em contato direito com profissionais dos mais diversos segmentos. Assim como vocês – pessoas antenadas que estão com o pé no altar – nós, jornalistas inesquecíveis, já temos olhares aguçados e mentes apuradas para captar, definitivamente!, o que é in e out quando o assunto é casamento – de decoração à lua de mel.  Por isso trazemos hoje uma seleção especial de tendências para casamento, que a nosso ver (redação IC + time de profissionais do mercado) têm tudo para bombar esse ano – se já não estão! Quer ver?

1. A LIBERDADE DE SER DO JEITO QUE QUISER

O primeiro e mais importante detalhe – e talvez a principal tendência: sejam sempre vocês mesmos. Em um momento tão especial, não vale a pena ser o que não se é, né?! Ainda mais porque hoje em dia pode tudo! A libertação do estilo fez coisas que eram caseiras virar sinônimo de elegância. Então basta desenvolver suas personalidades para assumir o que querem e o que realmente faz o coração vibrar. Combinado?

Tendências para casamentos em 2016 - Foto Francisco Santana

2. VESTIDOS + CLEAN

Menos é mais! Os vestidos que dispensam rendas, babados, aplicações e bordados têm ganhado espaço entre as noivas mais modernas. A pegada é mais clean e conquista pela simplicidade – mas sem perder a elegância.

Tendências para casamentos em 2016: vestido de noiva clean - Foto Rodrigo Sack

3. GOLA ALTA PARA VESTIDOS DE FESTA

Para noiva ou convidadas, a gola alta – detalhe presente nos modelos usados por personalidades da realeza como Grace Kelly e Kate Middleton – tem ganhado bastante espaço por aqui. “A gola alta é sempre muito elegante. Muitas vezes, ela é o charme do vestido de noiva. Serve tanto para o dia como para a noite”, comentou a estilista Heloísa Albuquerque. E dizemos mais: foi-se o tempo em que era específico apenas em modelos para o inverno. Hoje em dia as golas aparecem de diversos tipos e formatos, prontas para agradar a todos os estilos de noivas. O desfile exclusivo de Gesoni Pawlick no IC Week Curitiba é prova disso. Veja!

Tendências para casamentos em 2016: vestido de gola alta - Foto Braza Fotografias

4. TERNO DO NOIVO COM COR

A palavra de ordem é modernidade! Por isso, segundo Ricardo Almeida, a aposta para o traje do noivo são as texturas e cores não tão usuais (inclua aqui marrom, berinjela, caqui, tons de azul…). Fica a dica: calças mais curtas e shape slim – uma modelagem mais contemporânea – também permanecem em alta.

Tendências para casamentos em 2016: traje para os noivos - Foto Marcia Fasoli

5. VESTIDOS DE DAMAS ESTAMPADOS

Trend no look das daminhas, os vestidos com estampas florais são avessos aos trajes brancos que transformam as crianças em mininoivas. Segundo Erika Machado, da Espaço Menina, empresa especializada em vestido para damas, a tendência celebra a infância, já que dá uma carinha mais infantil ao vestido, alegre e colorido.

Tendências para casamentos em 2016: vestidos de damas estampados - Foto Juliana Pessoa

6. ARRANJOS DESCONSTRUÍDOS

Segundo o decorador Vic Meirelles, o arranjo desconstruído vem com tudo este ano. Nada de tudo certinho, a ideia é sair do tradicional e ousar na escolha das flores e plantas.  Suculentas, eucalipto e galhos secos, por exemplo, podem ser boas apostas para esse tipo de ornamentação. O uso de flores mais selvagens permite que o florista explore mais o potencial floral do país e, desta forma, a decoração fica mais criativa. Não tenha medo, converse com o seu decorador e arrisque-se!

7. FLORES PLANTADAS

Super em alta, as flores plantadas estão cada vez mais presentes nos casamentos, principalmente, naqueles estilo home garden. “Parece que tiramos do jardim e botamos na festa”, brinca Daniel Cruz. No entanto, o decorador alerta: “o ambiente deve combinar com esse tipo de arranjo”. Com uma pegada rústica, as flores plantadas tornam o espaço mais aconchegante, por isso, são ideais para projetos que reproduzem a sensação de uma festa em casa. Daniel sugere ornamentações com flores cortadas para completar a produção. E, para os suportes, o decorador aposta nos vasos de cerâmica, barro ou com limo. Pode ser orquídea, lírio, bromélia… Elas sempre trazem mais cor, originalidade e um ar despojado à decoração.

Tendências para casamentos em 2016: flores plantadas - Foto Georgeana Godinho

8. JARDIM NO PISO

A decoração aérea bombou ao longo de todo 2015. Esse ano, entretanto, é a vez de olharmos não somente para o céu, como também para o chão! Exemplo? A produção de Rodrigo Ono, da Ryo Eventos, no IC Week Curitiba 2016. O produtor usou e abusou do jardim no piso – que nada mais é do que dispor folhagens verdes no chão e envolve-las por um piso de vidro. Garantia de modernidade e sofisticação aos projetos, né?

Tendências para casamentos em 2016: jardim no piso - Foto Vimo Vídeo e Fotocasamento-de-luxo-dayana-aristides-pista-de-danca

9. BLACK IS THE NEW BLACK

As pesquisas de mercado em eventos mundo afora e a expertise de profissionais apontam: preto na decoração do casamento é supertendência! Elegante e neutra, a cor tem um caráter mais voltado para o moderno – o que não significa dizer que não combine com outros estilos. Empresas como a ME Movelaria, inclusive, já começaram a criar produtos all black (mesas, sofás, aparadores e poltronas…) para complementar todos os tipos de produções.

 Tendências para casamentos em 2016: decoração preta - Foto LR Correa

10. COZINHA SUSTENTÁVEL

Reaproveitamento e zero desperdício! A tendência da sustentabilidade também está na cozinha, e, de acordo com o Chef Hermes Custódio, do Buffet Castelo do Batel, é uma ótima pedida. O peixe Pirarucu, por exemplo, tem criação em grande escala, não agride o meio ambiente e (bingo!) é muito saudável e saboroso. Todo mundo sai ganhando!

Tendências para casamentos em 2016: jardim no piso - Foto Braza Fotografias

11. ILHAS GASTRONÔMICAS

Tendência – literalmente – quentinha para noivos antenados, as ilhas gastronômicas chegaram com tudo e prometem dar um up no buffet da festa. Opções para agradar a todos os gostos não faltam: ilhas fixas, degustações volantes e até food bikes. Já listamos aqui todos os pontos importantíssimos para a novidade ser sucesso. Clica porque vale a pena!

Tendências para casamentos em 2016: ilhas gastronômicas - Foto Giovani Garcia

12. INOVANDO NA ENTRADA: DJ + LIVE

Que tal inovar na marcha nupcial? A novidade é investir, além de um bom coral, em um DJ para arrematar a entrada triunfal da cerimônia.

Tendências para casamentos em 2016: Coral + DJ - Divulgação Del Chiaro Coral e Orquestra

+ 3, 2,1… CONTINUAM BOMBANDO!

1. CONFORTO DOS CONVIDADOS

Acima de tudo e qualquer coisa, permita a seus convidados viver uma experiência inesquecível e pra lá de confortável – em todos os sentidos. Aí vale investir de decoração intimista (passando pela distribuição de havaianas, repelentes, pashminas, lencinhos de alegria…) à lanchinhos da madrugada, seja comfort food ou fast food. Bem estar nunca cai de moda!

DICA DE EXPERT: “Todos os noivos que respeitam os clássicos são felizes para sempre”. Roberto Cohen, cerimonialista dos famosos, acredita que a tendência está no clássico e que o luxo é acolher bem o convidado, sem tirá-lo de sua zona de conforto. “Não quer errar? Pense como convidado”, aconselhou Cohen em sua palestra no IC Week Curitiba.

2. MINIWEDDINGS

Se o orçamento apertou mas a vontade de dizer sim! com tudo que tem direito permanece firme e forte, uma solução dos profissionais para quem vai casar em tempos de crise é optar por um miniwedding. Além de menos dispendiosos, eles também podem ser sinônimo de decoração intimista, criativa e com muitos toques e detalhes pessoais. O que acha dessa opção?

Tendências para casamentos em 2016: miniwedding - Foto DBecher Photographers

3. VESTIDO DE NOIVA: FORRO NUDE

Nada de basicão! Tempos atrás os estilistas cantaram a bola e não deu outra: o forro nude conquistou as noivas de todas as partes do mundo. Segundo , ele não precisa entrar de um jeito muito forte, apenas para dar uma textura no vestido. OK?

Tendências para casamentos em 2016: vestido de noiva com forro nude - Foto Vanessa Kohler

4. MAKE NATURAL

Na mesma linha dos vestidos, menos é mais! As produções leves e simples  têm conquistado seu lugar no grande dia de muitas noivas. Pele bem feita + olhos marcados são uma superaposta!

Tendências para casamentos em 2016: maquiagem leve para noiva - Foto Fabricia Soares

5. FAIRY LIGHTS

Que tal uma cortininha de luzes? Garantia de ambiente aconchegante e moderninho, pode aparecer em diversos pontos da decoração: pista de dança, mesa do bolo, bar… O que vale é investir na criatividade!

6. BOLOS E MAIS BOLOS!

Além do tradicional bolo de casamento, muitos noivos têm optado incluir na mesa versões menores e mais compactas. É uma ótima opção para diversificar sabor, estilo, formato e textura – além, é claro, de ser um upgrade no décor.

Tendências para casamentos em 2016: minibolos - Braza Fotografias e Filme

7. DECORAÇÃO COM FRUTAS

A ideia de incluir frutas nas decorações de casamento caiu no gosto de muitos decoradores e o número de noivos seguindo tendência também vem aumentando. Enganam-se os que pensam que as frutas são uma boa pedida apenas em casamentos com uma pegada tropical. Até mesmo celebrações clássicas podem lançar mão dessa tendência através de maçãs verdes e uvas. Já para as festas tropicais, a pedida perfeita é o mix entre carambola, cacau e abacaxi. Os arranjos de frutas se adequam a qualquer canto da recepção, no entanto, combinam mais com as mesas de café, buffet e centro de mesa.

8. LETREIROS

Simples e encantadores! Os letreiros encantam por si só e aparecem de diversas formas, tamanhos e tipos (e em todos os estilos de casamento) e dão um verdadeiro toque final nas decorações. Vale investir, hein?!

Tendências para casamentos em 2016: letreiro dos convidados - Foto Muniz e Maia

O que achou das tendências para casamentos em 2016? Conta pra gente nos comentários!


CRÉDITOS

1.  Georgeana Godinho | 2. Francisco Santana | 3. Rodrigo Sack | 4. Braza Fotografias | 5. Marcia Fasoli | 6. Juliana Pessoa | 7. Marcelo de Mattos | 8 e 9. Sergio Jorge | 10. Georgeana Godinho | 11. Vimo Vídeo e Foto | 12. LR Correa | 13. Braza Fotografias | 14. Giovani Garcia | 15. Divulgação Del Chiaro Coral e Orquestra | 16, 17 e 18. Danilo Máximo | 19. DBecher Photographers | 20. Vanessa Kohler | 21. Fabricia Soares | 22 e 23. Lincoln Iff | 24. Braza Fotografias | 25. Namester Produções | 26. Franco Rossi | 27. ART iMAGEM PRODUÇÕES Fabrício SvIroski, Jonas Adriano e Leonardo Lenskij | 28. Muniz e Maia | 29. Callaway Gable

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr