
Paleta de cores: a aquarela da sua decoração
Como em uma orquestra, as cores devem fazer a melodia da decoração fluir. Seja pintando a partitura com tons vibrantes de Van Gogh ou com as cores frias de Monet. A magia contida em cada uma delas é incontestável! Isso porque, além de fascinar com suas infinitas pigmentações, elas expressam energia e contam em silêncio ou com euforia a frequência que vibra dentro de nós. Combinar, misturar, provocar cores em busca do efeito estético. Essa é a função da paleta de cor, alternativa usada pelos profissionais para definir todo o contexto da decoração.
Do convite às forminhas de doces, das flores às cores das toalhas e guardanapos. São tantos elementos que para adequá-los perfeitamente, só mesmo o talento de um maestro para orquestrar tudo isso. Afinal, a identidade visual deve estar em sintonia e qualquer contraste tem obrigação de harmonizar com as cores bases.
Para o decorador José Antônio de Castro Bernardes, além da preferência da noiva é preciso considerar também o lugar, o horário e o estilo da comemoração. Afinal, a arquitetura, a iluminação e a forma como os elementos serão aplicados interferem fortemente na escolha da paleta. “Isso é relativo, podemos alcançar resultados fantásticos com paletas monocromáticas ou colorblock. Depende muito da personalidade e estilo dos noivos”, garante.
E aí? Já sabe quais cores vai escolher para sua paleta? Separamos algumas ideias.
Sem perder a classe, Antônio W. Neves da Rocha abusou das cores quentes mesclando-as com o verde para equilibrar a decoração. Tons de laranja e fúcsia adornaram o espaço estampadas em panos, flores, almofadas e muitos detalhes. Os móveis da Lona Cristal Eventos eram nudes para harmonizar o ambiente, e além dos verdes das folhagens e arcos, as taças ganharam o tom para contrapor com a cor das toalhas.
A irreverência proposta pela decoração de Renato Bing misturou tons coral, bordô e verde com o mobiliário da Lona Branca. Do teto pendiam charmosas cúpulas em diferentes formatos geométricos e cores, enquanto as paredes ganharam biombos com estampas iguais as almofadas. Muitos candelabros e pequenos castiçais com velas da Glimm deram ainda mais aconchego ao ambiente.
A proposta rústico-chic de Rafaela Orlandini misturou cadeiras de acrílico em mesas de vidro com poltronas acolchoadas de madeira. As vibrantes flores amarelas equilibradas com hortências azuis deram um tom mais alegre e descontraído à decoração. Castiçais e candelabros com cristais pendurados oram responsáveis por toda a sofisticação da festa.
A criatividade peculiar de Dirce Decorações ganhou forma através de uma proposta retrô campestre. O mobiliário misturou diferentes tipos de madeira e algumas cadeiras azuis deram ainda mais charme à decoração. Os arranjos de mesa mesclaram flores sintonizadas a paleta e peças de louça cor de rosa e azul complementaram os acabamentos.
Hortências, muitas hortências! Assim foi a decoração de Tanus Saab, que fez de uma chácara um jardim de primavera. Tulipas e rosas floresceram em todas as mesas, e os imponentes arranjos foram intercalados entres elas. Almofadas, taças e passadeiras azuis trouxeram a tranquilidade da cor para a festa.
Nessa combinação, o salão decorado por George Zardo recebeu arcos de terracota, composição que remetia às vilas italianas. Um jardim suspenso com folhagens e rosas brancas plainava sob a área dos doces, enquanto móveis verdes no estilo colonial davam um toque clássico ao ambiente.
José Antônio de Castro Bernardes projetou uma decoração no Pier Mauá com milhares de arranjos de Carlos Flores. Um trumeau com os bem-casados entre par de espelhos refletiam diferentes detalhes. Estantes de madeira ganharam leveza com as folhagens e flores brancas e o mobiliário misturou poltronas com cadeiras verdes e douradas. Essa paleta é uma ótima opção para quem quer trabalhar com cores tradicionais!
Mesclando branco, dourado, verde e bronze, o decorador João Callascriou um jardim vertical para destacar a mesa de doces. O ambiente composto por móveis clássicos e espelhados da ME Movelaria, recebeu painéis de tecido em tons de café com leite, para realçar as flores brancas e o verde das folhagens.