Os segredos de Patricia Vaks para montar a mesa de doces

Por  |  0 Comentários


Compor uma mesa de doces finos de forma impecável é um dos maiores atributos de qualquer decorador de casamentos. Quer entrar no mercado? Veja algumas dicas!

Engana-se quem pensa que a mesa de doces se resume a essas delícias tão esperadas pelos convidados de todo casamento. Segundo grande parte dos decoradores, ela é a inspiração inicial do projeto de qualquer festa. Não acredita? Então faça um exercício e relembre os últimos eventos aos quais você foi. Provavelmente a mesa de doces tinha um lugar de (muito!) destaque.

Para Patricia Vaks, uma das maiores decoradoras do Rio de Janeiro, sempre que possível ela deve estar na entrada do espaço, independentemente de ser fechado ou ao ar livre. A ideia, de acordo com a profissional, é causar o primeiro “uau” dos amigos e familiares dos noivos.

Com total domínio do assunto, Patricia conduziu um curso que aliou teoria e prática nesta quarta-feira, 18, no Sheraton Grand Rio Hotel & Resort. Iniciativa da Academia Inesquecível, estavam presentes profissionais das mais diversas áreas e alguns dos parceiros de Patricia – que enriqueceram o debate falando sobre temas como iluminação, identidade visual, cenografia e design floral.

Mesa doces finos: Patricia Vaks - Foto AszmannMesa doces finos: palestra - Foto Aszmann

DIFERENCIAL BRASILEIRO

Nada de menosprezar o Brasil! Segundo compartilhou Patricia, nosso país é referência na decoração de mesas de doces finos. Tanto que, ao ser convidada para uma palestra sobre o tema em Portugal, a plateia de surpreendeu com as infinitas possibilidades dos cases levados por ela.

“Você pode investir na mesa de doces mesmo com um budget apertado e trazer um diferencial para o seu projeto”, explica a decoradora

Mesa doces finos: bandeja de cobre - Foto AszmannMesa doces finos: bandeja de cobre - Foto AszmannMesa doces finos: brownies para casamento - Foto AszmannMesa doces finos: bem-casados - Foto Aszmann

MERCADO DIGITAL

Diferentemente de quando Patricia entrou no mercado, há alguns anos atrás, hoje em dia o Instagram é seu principal meio de divulgação. “Quando criei o meu perfil, muitos cerimonialistas vieram me falar que não tinham ideia do trabalho que eu fazia. Ele agora é o meu portfólio. E acaba sendo uma troca: as pessoas me pedem postagens específicas, por exemplo”, conta.

Por outro lado, a internet serve para ela como fonte (quase infinita, vale pontuar!) de ideias. “Tudo é inspiração. Depois que você começa a educar o seu olhar, é fácil tirar referências de qualquer lugar”, revela.

Na visão de Patricia, os decoradores devem estar sempre antenados em seu mercado e, já que estamos falando de redes sociais, seguir perfis de profissionais dos mais diversos setores. “Além dos profissionais de casamento, acompanho muitos arquitetos. Decoração de eventos sempre acaba seguindo o que está em alta no design”, exemplifica.

Dica extra! “Segurem a ansiedade. Não postem fotos da decoração durante a montagem. Isso tira o impacto e a surpresa do convidado”

MÃOS À OBRA

Como aprendendo na prática se aprende melhor, Patricia propôs uma oficina com quatro mesas de estilos diferentes, nas quais os próprios participantes eram convidados a mesclar objetos decorativos com os arranjos florais produzidos por Orlando Ambrósio.

O momento aconteceu após um bate-papo cheio de informação para os alunos com Eilá Nigri Design, Eliana Lipiani, Fabiana D’Angelo, Airton Andrade (Airton Lumni, Sergio Trindade (HortoArt), Orlando Ambrósio e Murilo Carvalho (Two Lights).

Mesa doces finos: Brigadeiros Fabiana D'Angelo - Foto AszmannMesa doces finos: Two Lights - Foto AszmannMesa doces finos: empresas de casamento - Foto Aszmann

Veja quem foram os parceiros envolvidos na dinâmica:

  • Festah
  • HortoArt
  • Arte em Forminhas
  • Antonio Maciel Cakes
  • Oba! Chocolate
  • Olenka Brownies
  • Orlando Ambrósio
  • Eliana Lipiani (Aluguel de Velas e Do Garimpo)
  • Christianne Guinle
  • Lonarte
  • Belle Table
  • Elvira Bona
  • Two Lights
  • Airton Lumi
  • Essencial Ateliê

Mesa doces finos: workshop - Foto AszmannMesa doces finos: bolo de casamento - Foto AszmannMesa doces finos: móvel de madeira - Foto AszmannMesa doces finos: decoração clássica - Foto Aszmann

ROLOU SORTEIO!

A Festah, empresa de locação de móveis que iniciou sua atuação em São Paulo e hoje atende decoradores de quase todo o país, aproveitou a oportunidade para presentear um dos participantes.

Atrávés de um sorteio on-line (o que seria de nós sem os apps?!), uma aluna do curso voltou para casa com a possibilidade de alugar, de forma gratuita, qualquer mesa de doces de madeira do portfólio da empresa.

Mesa doces finos: Academia Inesquecível - Foto Aszmann

Gostou de saber mais sobre a mesa de doces finos do casamento? Aproveite para conferir como foi o primeiro curso de decoração de Patricia Vaks!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.