
Quais flores e folhagens são a cara do seu casamento?
Escolher as flores para casamento não é tarefa fácil, por isso listamos quais combinam melhor com cada estilo de decoração!
Quem está a alguns passos do altar sabe do que estamos falando. Não importa o seu estilo, a decoração sempre vira assunto recorrente durante os preparativos. A gente discute sobre cores, pensa detalhadamente no material dos móveis, mas muitas vezes se esquece de dois itens importantíssimos: as flores e folhagens do seu projeto.
Conversamos com Vinícius Condeixa Decorações e ele explicou quais estilos e cores combinam melhor com cada proposta de festa – além, é claro, de truques simples para economizar neste quesito, sem perder a elegância. Confira!
CASAMENTOS RÚSTICOS
“Para decorações mais rústicas, eu gosto muito de um estilo desconstruído, utilizando flores um pouco mais raras e deixando os arranjos fora de qualquer padrão”, opina o profissional.
Algumas de suas espécies preferidas são próteas, dahlias, amaranthus, rabo de raposa, flor de lótus, rosas, garden roses, cravinas, oncidium cherry babies, cymbidium, tulipas e callas.
“Mas também não podemos esquecer de brincar com muitas folhagens e sementes, como avenca, avencão, orelha de macaco e pittosporum”, completa. Para ele, as mesmas dicas podem ser adaptadas a decorações modernas, mas com uma pegada industrial.
CASAMENTOS ROMÂNTICOS
Na visão de Vinicius, projetos decorativos cheios de romance sempre pedem flores em tons claros, como chá, bege, branco e cor-de-rosa, seja ele seco ou bem clarinho. O estilo conversa bastante com o clássico, mas neste último é mais comum agregar mais cores (em especial o verde!) e apostar em arranjos mais volumosos e suntuosos.
CASAMENTOS AO AR LIVRE: QUE CUIDADOS TOMAR?
Ao contrário do que muita gente pensa, não existem espécies proibidas em casamentos ao ar livre. Com cuidado e muita expertise, todas podem fazer parte do projeto de decoração. “Elas devem ser hidratadas e algumas flores, como a hortênsia, são mais sensíveis e devem ser colocadas no arranjo mais em cima da hora”, explica Vinicius.
DICAS EXTRAS
- Não importa o estilo! “Eu sou apaixonado pelas rosas e rosas spray e não importa o estilo da festa, sempre irei incluir um toque de rosas”
- Média de flores por casamento: esse número não existe, pois tudo depende da proposta do evento. “Arranjos clássicos e volumosos consomem mais flores, enquanto os estilos desconstruídos consomem menos, mas fazem uso de espécies mais raras e caras”, afirma
- Falando em economizar… A dica é apostar em folhagens diversas. Elas são mais baratas e permitem que o decorador possa brincar, ainda que em menor escala, com flores nobres em alguns arranjos. Assim, você ajusta o seu budget sem perder a elegância!
E você, já sabe quais serão as suas flores para casamento? Conte para a gente nos comentários!