Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Casamento sustentável: flores plantadas x flores de corte

Por  |  0 Comentários


Ama flores de casamento? Conheça o Planta Viva, um projeto do sítio Meio do Mato para um evento sem desperdícios e totalmente conectado à natureza!

Os leitores assíduos da IC já estão cansados de saber: nada de modinha, os casamentos ao ar livre chegaram para ficar! Mais despojados e integrados à natureza, eles não precisam de muito para uma decoração impecável. Basta valorizar as particularidades do cenário escolhido, adequá-las ao estilo dos noivos e – voilá! – o casamento dos sonhos sai do papel.

Mas você sabia que o desperdício é enorme em festas neste estilo? Quanto mais flores e plantas, maior o volume do descarte. “Quando acaba um casamento, as flores vão para o lixo. Não temos como reaproveitar, porque vão morrer”, explica Lu Costa, produtora do Meio do Mato, espaço para casamentos no Rio de Janeiro.

E foi com isso em mente que a empresa criou, em meados de 2017, o projeto Planta Viva. Como o nome bem explica, a ideia é trabalhar com artigos plantados – vindos diretamente do horto do espaço. Além de muita diversidade de espécies e estilos, a vantagem é saber que, assim como vocês, as flores terão um final feliz e não serão descartadas após o sim.

Flores de casamento: passarela de madeira - Foto Fernanda FerraroFlores de casamento: flores plantadas - Foto Fernanda Ferraro

COMO FUNCIONA?

“O Planta Viva surgiu de uma antiga ideia de reduzir o descarte de materiais após cada evento. Queríamos oferecer uma proposta de casamento mais sustentável e percebemos que muitos noivos compartilham essa preocupação ambiental.

Por isso, estruturamos um projeto em que pudéssemos cuidar das flores aqui no sítio e usá-las em várias ocasiões. Para isso, providenciamos o espaço adequado para as mudinhas e incorporamos profissionais capacitados, como paisagistas e jardineiros”, explica Rosi Medeiros, gerente do Meio do Mato.

Flores de casamento: centro de mesa - Foto Fernanda Ferraro

QUAIS FLORES ESTÃO DISPONÍVEIS?

A paisagista Amanda Rocha e toda a equipe de jardinagem do sítio ficam responsáveis por plantar e cuidar das mudas, que são mescladas para harmonizar com o estilo de decoração escolhido pelos noivos. Afinal, ninguém quer um projeto engessado e similar ao de outro casal, não é mesmo?

E por lá, diversidade é palavra de ordem. O horto reúne mais de 30 espécies diferentes, entre elas samambaias, dracenas, azaleias, bromélias, begônias, suculentas e orquídeas. Opções para todos os gostos!

Flores de casamento: Meio do Mato - Foto Fernanda Ferraro

“A maioria das nossas espécies precisa, basicamente, de sombra, água fresca e cuidados. Algumas não aguentam grande exposição ao sol, com risco de terem suas folhas queimadas. Por isso, evitamos montar com muita antecedência decorações ao ar livre. O ideal é colocar as flores quando o sol começar a baixar”, explica Amanda.

“A grande tendência do momento é tirar a orquídea inteira do vaso e colocá-la pendurada em um jardim suspenso, com toda a raiz à mostra. Hoje a própria raiz da flor já faz parte da decoração”, completa Lu Costa.

Os profissionais do Meio do Mato também enfatizam que as misturas devem ser pensadas de acordo com cada ambiente do casamento. Entram na conta da escolha atributos como coloração, formato e até tamanho das folhagens.

Flores de casamento: mesa de convidados - Foto Fernanda Ferraro

AS FLORES PARA CADA MOMENTO

🌷 Cerimônia

  • Opção 1: escolher cerca de 10 espécies de plantas para a composição. Entre elas dionela, dracena baby, moréia, pleomelle, cróton, camarão, bromélia, pau d’água, samambaias e palmeiras
  • Opção 2: escolher apenas uma floreira contínua para demarcar o caminho até o altar

🌷 Mesa dos doces

  • “Aconselhamos trabalhar com uma mescla de flores plantadas com algumas poucas flores de corte espetadas em espuma floral”
  • Entre as flores, a preferida é a orquídea. Vale mencionar que existem mais de 2.500 espécies de orquídeas apenas no Brasil!
  • Entre as plantas, que tal uma combinação de pleomelle, dracena, pau d’água e bouganville? Para acabamento, folhagens diversas

Flores de casamento: cactus - Foto Fernanda Ferraro

🌷 Mesa dos convidados

  • Dica de ouro! As medas dos convidados pedem plantas de menor porte, até para não atrapalhar as conversas entre eles
  • Podem ser utilizados vasinhos de suculentas, terrários e mudinhas de flores, que vão dar um toque de cor
  • Para mesas grandes, é bom pensar em composições como duplas, trios ou quartetos, com arranjos baixos

🌷 Lounges

  • “Usar vasos com mudas de plantas com florezinhas coloridas, em base média. Para composição, aposte em outros itens de decoração como porta-retratos, velas, castiçais, livros e peças de cerâmica”

Flores de casamento: espaço de festas - Foto Fernanda Ferraro

DICA EXTRA

Para quem quer ir além nesta ideia de um casamento sustentável, o Meio do Mato ainda oferece aos noivos a opção de plantar uma árvore na área campestre do sítio, que é uma reserva particular da Mata Atlântica. Quer marco maior do que esse para um momento tão especial?

Se você gostou desta proposta, continue lendo sobre flores plantadas!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.