Dom para realizar sonhos

Por  |  0 Comentários



Texto Erika Farias Foto Roberto Pereira

Não foram necessárias muitas aulas de arquitetura para que Leonardo Araújo percebesse que aquele não era seu caminho. Com a matrícula trancada e as malas prontas, embarcou para Paris, onde fez um curso de decoração e viu sua vida mudar. De volta ao Rio, já estudando Design de interiores, teve Ricardo Stambowsky como professor em sua primeira aula sobre festas. Encantado com tudo o que descobriu, viu nascer naquele momento sua verdadeira vocação, e anos depois, montou a empresa que levou seu nome: a Leonardo Araújo Decorações.

“Lembro que lá pelos meus 16 anos eu já gostava de decorar os jantares em casa, e nas férias sempre inventava algo no jardim”. Assim começa Leonardo, que apesar de não ter tido influência familiar na escolha pela profissão, é grato aos pais todo o apoio que recebeu durante a faculdade. E foi lá mesmo, em plena sala de aula, que surgiram suas primeiras clientes. “Algumas mulheres, já bem sucedidas, faziam o mesmo curso como uma segunda opção de carreira. De colegas, viraram minhas clientes. Acho que eu fui péssima influência, pois elas não precisaram aprender nada”, conta aos risos.

Passados os anos, Leonardo viu não apenas o número de festas aumentar, mas conheceu o que havia de melhor para um profissional: o reconhecimento. Hoje, assume que não há nada melhor do que receber uma ligação – às vezes de noivas em plena lua de mel! – e ouvir agradecimentos emocionados pela realização do sonho de uma vida.

Mas até que chegue esse retorno, há muito trabalho pela frente. “Primeiro eu tento conhecer ao máximo cada cliente e perceber seus gostos. A partir disso, sempre busco fazer uma decoração de acordo com a personalidade de cada um”, explica o decorador, que é enfático ao dizer que se envolve completamente em cada uma de suas festas. “Em todas as fases do projeto, faço como estivesse fazendo pra mim. Sempre!”.

Com um mercado tão dinâmico, o decorador se recicla em viagens constantes e se mantém conectado a todos os lançamentos do setor. Além disso, acha importante saber o que está fazendo sucesso, mas não acredita que nada saia de moda “A decoração tem que refletir a personalidade de cada um. Claro que existem tendências, mas temos que fazer a releitura de tudo sempre”, explica, completando que não existe pedido “brega” em décor de casamento. “Sempre existe um jeito bonito de usarmos qualquer coisa”, esclarece.

E para quem está a alguns passos do altar, o profissional dá uma dica: o ideal é escolher seu decorador, alguém em quem você confie ou se afine com o gosto, com pelo menos seis meses de antecedência. E mais. “Faça tudo que seja do seu gosto e tenha um decorador em quem confie para traduzir a sua vontade no mais bonito que for possível, pois esse dia é único”.

Com tanto sucesso, só nos resta perguntar sobre seus planos para este ano. É quando o decorador responde, da mesma maneira contagiante com que leva sua vida: “Ser decorador significa receber um dom de Deus para fazer o belo e as pessoas mais felizes, então o que me espera em 2014 são as festas! Vamos comemorar a vida!”.

“Como participo intimamente de uma data tão especial na vida das noivas, acabo virando amigo de várias delas. E depois vêm os aniversários, os filhos, a casa de praia…”

Léo Araújo

Leo-Araujo-perfil-online-icrj-35-2

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr