Decoração floral: o must have dos casamentos

Por  |  0 Comentários


Elas são a alma da festa. As flores transmitem, além da beleza, sensação de conforto e bem-estar. Suas cores, formatos e aromas permitem mil e uma possibilidades à decoração floral, essencial em qualquer casamento. Por isso, conversamos com quem entende do assunto para tirar todas as dúvidas sobre cuidados, custos e tendências 

Responsável pela primeira impressão do convidado, as flores são a essência da decoração e têm o poder de transformar ambientes. Arranjos clássicos, revestimento de paredes e aplicações no teto são apenas algumas de suas funcionalidades. “O decorador precisa saber usá-las em lugares capazes de surpreender”, afirma Augusto Kraemer, da . Já Fernanda Rosa, da D’Rosa Flores e Festas, alerta para que as ornamentações estejam em harmonia com o estilo da decoração.

Para mantê-las sempre impecáveis, é preciso ter cuidado. Afinal, conservação é tudo. O excesso de calor ou frio e a falta de hidratação podem prejudicar a beleza e o frescor das flores, de acordo com Fernanda.  Outro detalhe muito importante é o bom senso. “O arranjo não pode atrapalhar a visão do convidado ou incomodá-lo”, enfatiza Angélica Martins, do Atelier das Flores Angélica Martins. A florista e decoradora também ressalta a cautela com perfumes muito acentuados – como lírios, por exemplo – porque algum convidado pode ser alérgico.

decoracao-floral-foto-rodrigo-e-cassiana

ORÇAMENTO X BELEZA

Muitas noivas sonham com flores nobres, mas nem sempre esse desejo acompanha o budget do casamento. Entre orçamento e sonho, Augusto prioriza o segundo e faz de tudo para deixar a cliente com brilho nos olhos e sem dívidas. “Utilizo orquídeas, por exemplo, em detalhes individuais. Também posso fazer buquês de rosas colombianas, enquanto uso flores mais comerciais – astromélias, bocas de leão e lisianthus – em arranjos maiores”, explica o decorador.  Já Angélica sugere priorizar flores da estação, porque são mais acessíveis.

decoracao-floral-foto-fernanda-nickel

Outro artifício para não pesar nas contas é complementar a decoração com folhagens. Se você acha que elas podem empobrecer a decoração, nada disso! Livre-se do preconceito! Para Fernanda, a vegetação aquece e envolve o cenário, além de dar volume aos salões com pé direito mais alto, criando um ambiente harmônico. 

decoracao-floral-folhagens-foto-fabio-martins

DECORAÇÃO AÉREA 

Embora as flores suspensas estejam no mercado há algum tempo, a diversidade de arranjos aéreos é cada vez maior. Inclusive, hoje é comum ver diferentes formatos em uma mesma decoração. Angélica alerta que nem todos os espaços para festa na região sul têm viabilidade para esse tipo de ornamentação e, às vezes, isso se torna um limitador para alugar o local.

O efeito visual é incontestável, mas exige determinado investimento, já que é preciso mais flores e maior mão de obra. Fernanda conta que não é fácil instalá-las, por isso a empresa dela conta com um serviço especializado. “Garante segurança ao cliente e ao profissional”, afirma. Augusto concorda que se trata de um serviço mais caro, porém, com o orçamento e desejo da noiva definidos, é papel do decorador saber como investir esse valor para superar as expectativas e realizar o sonho da cliente.

decoracao-floral-foto-nattan-carvalho

TENDÊNCIA 

Boho-chique é a grande aposta de Angélica para 2017. Caracterizada pelo uso de muitas cores e diferentes elementos, a proposta reúne vários estilos, como o romântico, o country e o vintage. Peças personalizadas – de família, por exemplo – e flores exóticas são o must have da decoração. Suculentas, sementes, flores secas e até hortaliças são bem-vindas.

decoracao-floral-foto-fabio-martins


CRÉDITOS

1, 4 e 6. Fábio Martins  | 2. Rodrigo e Cassiana | 3. Fernanda Nickel | 5. Nattan Carvalho

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Carioca que, depois de começar a escrever sobre amor, conheceu um mineiro especial e agora sonha mais do que nunca com o grande dia. Divertida, decidida – às vezes nem tanto – quer levar a você o melhor do mundo wedding para que um dia, assim como ela, possa subir ao altar do jeitinho que imaginou.