Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Passo a passo: como escolher a decoração dos sonhos?

Por  |  0 Comentários


Não sabe por onde começar a definir a decoração do casamento? A gente te ajuda!

Os anos passam e a cena se repete: após algum tempo lado a lado, o casal decide embarcar nesta louca aventura de dividir a rotina. E quando organizam uma festa para comemorar, em 99,9% das vezes sentem dúvidas a respeito da decoração do casamento. Por isso, elencamos alguns passos para deixar o medo de lado e encarar com leveza este processo, no melhor estilo bê-a-bá.

Divirta-se!

Decoração do casamento: como escolher? - Crédito Reprodução

1. DEFINA O ESTILO DO CASAL

Essa é uma tarefa prioritária porque desencadeia todas as outras e o melhor de tudo – não tem timing para acontecer. Baseia-se em uma conversa franca entre os noivos (além de algumas pesquisas na internet) e pode ter início logo após o pedido de casamento, ainda sem dia ou local definidos.

Vale nota: mesmo que o espaço do sim não esteja certo, saber seu estilo é essencial para dar start à escolha da decoração. Vai ser na praia, campo ou salão? Caso a cerimônia vá acontecer em uma igreja, lembre-se também de que é preciso pensar em dois projetos decorativos diferentes

Separamos algumas classificações de estilos para guiar a escolha, mas vale lembrar que existem um sem-fim de interseções – e possibilidades! – entre elas:

  • Decoração clássica: baseada em tons de verde e branco, pode receber toques de outras cores, em geral o rosa e o dourado. Pratarias, porcelanas e cristais são bem-vindos, sempre de maneira discreta e elegante
  • Decoração moderna: além de se jogarem nas tendências do ano, esse estilo costuma trazer muitas peças espelhadas, arranjos de flores criativos e tecnologias high-tech, como pistas de dança de LED ou técnicas de projeção mapeada
  • Decoração rústica: usada majoritariamente em casamentos ao ar livre, ela também pode ser adaptada para espaços fechados. Móveis em madeira são peças sine qua non, assim como muitas flores e folhagens. A receita é abraçar um estilo mais despojado!

2. ENCONTRE UM BOM DECORADOR

Esta dica parece óbvia, mas garantimos: não é. Afinal, o profissional perfeito para vocês não necessariamente é o mais caro do mercado ou aquele que conhecidos já contrataram e a quem não pouparam elogios. É claro que indicações de confiança sempre vêm a calhar, mas a escolha também envolve um quê empatia e afinidade com o estilo de decoração desejado para o casamento.

Decoração do casamento: mesa de doces - Foto Aszmann

Por isso, pesquise a fundo! Permita-se alguns dias de stalker e siga perfis no Instagram, salve inspirações (a nossa ferramenta ♥ AMAR ajuda muito nisso!) e pese os prós e contras dos decoradores que estiverem no topo da sua lista de queridinhos.

Se você já tiver contratado um assessor ou assessora, é hora de perguntar sobre a reputação desses profissionais e sondar se seu preço médio está alinhado com o orçamento estipulado. Também vale procurar o nome das empresas-alvo em sites como o Reclame aqui, para evitar esqueletos no armário após já a escolha final.

Decoração do casamento: como escolher fornecedores - Foto Fer Cesar

3. COLOQUE TUDO NO CONTRATO

Encontrou o profissional perfeito? Especifique tudo o que conversaram no contrato – que deve ter duas cópias assinadas, uma para os noivos e outra para o decorador. E não se sinta mal por essa exigência, pois se trata de uma garantia para ambos os lados.

Além de preço, forma de pagamento, dados pessoais dos contratantes e da contratada, é legal incluir neste documento questões logísticas (horário de início da montagem, quantos funcionários estarão envolvidos, alimentação do staff etc.) e itens que não estão inclusos no serviço do decorador.

Frisamos esta parte porque é comum o casal se encantar com o projeto e não se atentar para o fato de que alguns itens, como móveis e iluminação, costumam ser contratados por fora. Bons profissionais deixarão isso claro na etapa de negociação, mas não custa pedir tudo por escrito.

4. COMECE CONTINUE A SONHAR E ORGANIZE REFERÊNCIAS

Depois das questões burocráticas, enfim chega o momento de mergulhar nas inspirações. Faça uma reunião de briefing com seu decorador e não tenha medo de contar tudo o que imaginou para o seu grande dia. Vale levar recortes de revistas, pastinhas de Pinterest e o que mais você tiver reunido.

Certamente ele já terá uma ideia do seu projeto, pois este é um serviço sem orçamento fechado – ou seja, o decorador precisa entender seus planos antes de mensurar os custos.

Decoração do casamento: planta baixa - Foto Aszmann

Ainda assim, esta é a etapa na qual vocês irão se aprofundar nos detalhes e construir uma planta baixa, ferramenta que ajuda qualquer cliente a visualizar como, de fato, será o projeto decorativo.

Dica extra: é aqui que o decorador também poderá te dar dicas para “cair na real” e não extrapolar o budget – mas, claro, sem perder a elegância do projeto

5. AFINE OS DETALHES

Antes, durante e depois da visita técnica (momento importantíssimo para o decorador avaliar se tudo foi planejado conforme a realidade do local), sintam-se livres para pedir pequenas mudanças. Afinal, novas ideias podem surgir à medida que vocês veem o projeto tomando forma.

Detalhes como cores, materiais e espécies de flores ainda podem sofrer alterações, mas cuidado para não fazer uma mudança total no curso do projeto. Isso pode levar a frustrações e aumentos significativos no budget definido.

Decoração do casamento: arco de flores - Foto Eduardo Ribas

Também vale pensar se todos os possíveis imprevistos já contam com um plano B. O exemplo mais claro é a pré-locação de um toldo ou a disponibilidade de um local fechado, no caso de chuva durante um casamento ao ar livre. Em suma, blindem-se de dores de cabeça no dia mais importante de suas vidas.

E aí, gostaram das dicas para a escolha da decoração do casamento? Inspire-se em nosso site com muitas festas reais!


Créditos

1, 9 a 11- Fernanda Suhett | 2- Reprodução | 3- Fabio Moro Fotografia | 4- Studio 22 | 5- Anna Quast e Ricky Arruda Fotografia | 6- VRebel Cinema One | 7- Adalberto Rodrigues | 8- Daud Pacha | 12 e 14- Aszmann | 13- Eduardo Ribas – Ribas Foto e Vídeo

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.