Decoração com frutas: tire todas as suas dúvidas em 7 passos

Por  |  0 Comentários


Reunimos os prós e contras desses elementos para um projeto de casamento. O resultado você confere abaixo, nessa lista de 7 coisas que não te contaram sobre uma decoração com frutas!

A ideia de incluir frutas nas decorações de casamento caiu no gosto de muitos profissionais do setor e o número de noivos adeptos à tendência também é cada vez maior. As opções são infindáveis, basta deixar a imaginação fluir de acordo com a personalidade do casal. Mas atenção: escolher um profissional capaz de colocar seus desejos em prática sem errar na mão da produção é essencial, já que lidar com produtos naturais exige alguns cuidados.

Decoração com frutas - Foto: Franco Rossi

1. AS FRUTAS SÓ COMBINAM COM CASAMENTOS TROPICAIS?

Não. Enganam-se os que pensam que as frutas são uma boa pedida apenas em casamentos com uma pegada tropical. É claro que elas também caem bem com esse tipo de décor, mas até mesmo celebrações clássicas podem lançar mão desses elementos e chegar a um resultado surpreendente.

Na visão do decorador Vic Meirelles, que não esconde sua queda pela tendência, utilizar maçãs verdes e uvas itália de igual coloração é uma ótima solução para casamentos clássicos. Elas respeitam a paleta de cores da ocasião, saindo do convencional com muita elegância. Já para festas tropicais, ele sugere um mix entre carambola, cacau e o mini abacaxi.

Decoração com frutas - Arranjo aéreo de uvas - Foto: Namester

2. CUIDADO COM AS COMEMORAÇÕES AO AR LIVRE!

Quando pensamos em decorações com frutas, logo associamos a ideia a cerimônias na praia ou no campo, não é mesmo? É aí que mora o perigo. Embora seja um deleite para os olhos, dispor elementos naturais em cenários como esses não é tão simples na prática como parece na teoria.

“Existe um problema sério com lugares ao ar livre, que é atrair abelhas e mosquitinhos. Alimentos como abacaxi e carambola, por exemplo, soltam cheiro e podem atrair esses insetos”, alerta Vic Meirelles. O dilema é de fácil resolução. O que conta mais: a beleza do décor ou o conforto de seus convidados?

Decoração com frutas - Foto: Namester

3. FRUTAS ARTIFICIAIS: PODE?

É claro que essa resposta sempre irá depender do gosto e preferência dos noivos, mas por que não? Se bem selecionados, esses elementos podem ser uma verdadeira mão na roda.

“Uma fruta natural é sempre uma fruta natural, mas na época do Natal ou na pérgola da festa, por exemplo, as frutas artificiais – também chamadas de permanentes – funcionam muito bem”, opina o decorador.

A ideia também pode solucionar o problema dos insetos atraídos pelas frutas naturais e evitar que, com o passar do tempo, elas adquiram um aspecto ruim – se a intenção for utiliza-las cortadas na mesa do buffet, por exemplo.

Decoração com frutas - Foto: Namester

4. CUSTO BENEFÍCIO ALTÍSSIMO!

Sempre defendemos que o casal deve organizar o casamento com base em seus sonhos, mas ficar de olho no orçamento é importante, principalmente em tempos de instabilidade econômica. Nesse contexto, apostar em um décor que abuse das frutas naturais pode ser uma boa saída.

O custo benefício de grande parte das frutas é muito maior do que o das flores. Isso não significa que você deva aboli-las de seu casamento (no próximo tópico inclusive daremos algumas dicas sobre como combinar os dois elementos com perfeição), mas dosar as quantidades de arranjos florais é uma boa pedida caso queira economizar na decoração.

Decoração com frutas - Arranjos com laranja lima - Foto: Georgeana Godinho

“Maçãs e limões, por exemplo, rendem muito mais do que as flores. Uma caixa de algum deles custa mais ou menos a mesma coisa de 40 botões de rosa e, enquanto você faz muita coisa com os dois, não decora quase nada com as rosas”, explica Vic Meirelles.

5. COMO COMBINAR FLORES E FRUTAS?

Para casamentos à noite: Vic Meirelles dá uma dica para sair do tradicional e conseguir um resultado único! Uvas, rosas vermelhas e berinjelas. Sim, legumes funcionam muito bem em algumas ocasiões! O decorador , por exemplo, apostou em um mix de alcachofras, repolho-roxo e cestos com margaridas e maçãs-verde para o lançamento de seu livro Mesas do Rio no Rio de Janeiro.

Decoração com frutas - Frutas e legumes - Foto: Victor Miguel e Marcelo de Mattos

Para os românticos de plantão: Vic indica arranjos que mesclem laranjas a mini rosas e flores de camélia. O resultado é delicado e ideal para cerimônias com uma pegada mais sonhadora.

Para decorações rústicas: no caso de noivos que optem por um casamento com muitos móveis de madeira e elementos rudimentares, uma ideia é incrementar a mesa de doces com pêssegos e maçãs. Que tal?

Decoração com frutas - Décor rústico - Foto: Franco Rossi

Para o bar de bebidas: essa já virou figurinha carimbada na maioria das celebrações, mas vale reforçar. O bar de drinks sempre fica mais charmoso se decorado com as frutas que forem utilizar nas bebidas, não é verdade?

6. ONDE COLOCAR OS ARRANJOS DE FRUTAS?

Na visão de Vic Meirelles, as frutas funcionam em quase todos os lugares da recepção, mas os principais são as mesas do café e do buffet e fazendo as vezes de centro de mesa. Veja as fotos e inclua as que mais gostou no seu Inspiration Board com a ferramenta ♥AMAR. Não sabe como funciona? A gente te explica!

Decoração com frutas - Centro de mesa - Foto: Franco Rossi

Para a cerimônia, o decorador descarta o uso de frutas. Em sua opinião, isso só funciona em casamentos budistas, por exemplo, quando existe um significado por trás da disposição desses elementos no altar. Segundo a tradição oriental, eles são um sinal de agradecimento.

7. PARA AS NOIVAS INOVADORAS: BUQUÊ DE FRUTAS

Essa moda ainda não pegou no Brasil, mas alguns arranjos que misturam as tradicionais flores a frutas como maçãs, romãs e cerejas são para lá de inspiradores. O que você acha da ideia?

Decoração com frutas - Buquê - Foto: Reprodução

Curtiu nosso pequeno guia para uma decoração com frutas impecável? Veja outras inspirações em nosso site!


Créditos

1- Reprodução | 2- Dani Santana | 3, 4, 15 e 16- Franco Rossi | 5, 6 e 7- Namester | 8, 9 e 10 – Georgeana Godinho | 11, 12, 13 e 14- Victor Miguel e Marcelo de Mattos | 17 e 18- Reprodução

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.