Como organizar um casamento temático?

Por  |  0 Comentários


Casamento temático é a opção perfeita para quem quer fugir da mesmice na hora de subir ao altar. Confira como fazê-lo na medida certa, planejando um evento que seja a sua cara!

Abra a sua mente! Hora de dizer adeus ao senso-comum e pensar em casamentos totalmente fora da caixinha. Escolher um tema que tenha a ver com vocês e derivar dele cada detalhe do evento. Mas não se enganem: ao embarcar na ideia de uma festa temática, é preciso tomar alguns cuidados para não perder a essência da ocasião. Prontos para saber o que os profissionais do mercado têm a dizer sobre o assunto? 

Casamento temático: mesa dos convidados - Foto V Rebel Cinema One

O START DOS PREPARATIVOS

Regra principal: o tema deve ter relação com a cultura dos noivos e ser inserido no contexto do casamento, de forma que ele não fique em segundo plano (Daniela Siani)

Fora da curva! Casamentos temáticos são uma experiência diferente para os convidados e certamente ficam na memória de todos (Daniela Siani)

Por outro lado… Suas decorações costumam ser mais onerosas, pois é preciso desenvolver elementos específicos, um trabalho mais elaborado de cenografia etc. (Daniela Siani


 Entram na conta:

Grandes plotagens e fechamentos

Elementos 3D

Contratação de personagens

Forração diferenciada de mobiliário 


Pulo do gato: para contornar esse custo de ambientar uma recepção inteira, o casal pode apostar em um cantinho temático e bem decorado, que se torne uma atração na festa (Daniela Siani)

Quais os temas mais comuns? Muitos noivos escolhem comidas, músicas e uma decoração que remeta a algum lugar específico, geralmente do qual são descendentes (Daniela Siani)

Vale tudo: sem limites para a criatividade! Se for trabalhado com bom gosto, não existe tema proibido (Daniela Siani)

Casamento temático: barraquinha de festa junina - Foto V Rebel Cinema One

Você sabia? A cerimônia não precisa, necessariamente, seguir o tema escolhido. Ela pode ser mais formal mesmo que não aconteça em uma igreja (Daniela Siani)

O papel dos convidados: eles precisam aderir à proposta para que ela não perca o sentido. Fizemos um casamento junino a caráter que foi o máximo, já que a maioria das pessoas fez uma superprodução! (Daniela Siani)

De olho no relógio: quando se trata de casamento temático, os fornecedores devem ser contratados com uma antecedência ainda maior porque são muitos elementos a se estudar (Daniela Siani)

Afinal… Muita coisa vai ser confeccionada especialmente para a ocasião e, se uma ideia ficar muito cara ou não for viável, parte-se para outra. É preciso ter o tempo como aliado (Daniela Siani)

Casamento temático: lounge - Foto V Rebel Cinema One

IDENTIDADE VISUAL: MAIS IMPORTANTE DO QUE NUNCA

Começando com o pé direito: para o convidado entrar no clima, precisa saber o que o espera. O save the date é a porta de entrada para esse mundo lúdico e o convite chega depois, para confirmar o mood (Patrícia Koeler) 

Em harmonia! Também é preciso trazer elementos do tema para outros detalhes do casamento, como painéis temáticos, placas sinalizadoras, uniforme do staff etc. (Patrícia Koeler)

Por exemplo: em uma festa de tema Paris, o casal pode fazer referências à ícones da cidade no convite, incluir plaquinhas com canções francesas na decoração e muito mais (Patrícia Koeler)

Fica a dica: os noivos devem escutar o que os profissionais envolvidos têm a dizer porque, como eles têm uma ligação 90% emocional com o evento, um olhar de fora pode fazer toda a diferença no resultado final (Patrícia Koeler)

Truque de mestre! Para alcançar o equilíbrio ideal, pense em tudo o que gostaria e, mentalmente, vá subtraindo algumas coisas para ver se elas farão falta. Mantenha apenas o necessário (Patrícia Koeler)

Timing: se você já tiver uma ideia do que quer, cinco meses de antecedência são suficientes para contratar o fornecedor de papelaria. Caso precise de um suporte extra, aumente o prazo para sete meses (Patrícia Koeler)   

Casamento temático: balões - Foto V Rebel Cinema One

O LOOK DA NOIVA

O equilíbrio perfeito! Está liberado mergulhar de cabeça na ideia, mas não escolha nada muito caracterizado. Afinal, é o seu casamento, e não uma festa à fantasia () 

Como assim? Escolha detalhes sutis que remetam ao tema, como um bordado ou a própria modelagem do vestido ()

Na prática: para uma noiva que se inspirou no filme A Bela e a Fera ao decidir o tema do casamento, fizemos um decote de tule levemente franzido que remetia ao vestido original ()

Cuidado! Já é difícil achar um modelo pronto com todos os detalhes que a noiva quer. Quando ele precisa conversar com o tema da festa, a dificuldade cresce ainda mais ()

Por isso: aposte em um vestido feito sob medida. Assim, você pode criar cada detalhe junto com a estilista. O tempo ideal para iniciar a produção é de sete meses ()

Ela + ele! Não se esqueça que para o look da noiva fazer sentido, o traje do noivo também precisa carregar algum detalhe temático. Entre no clima! ()

Casamento temático: mesa do bolo - Foto V Rebel Cinema One Casamento temático: mesa de doces - Foto V Rebel Cinema One Casamento temático: doces juninos - Foto V Rebel Cinema One

COMO ESCOLHER O MENU?

Uma atração à parte: cada vez mais as pessoas curtem comer e experimentar os pratos. Vale a pena pensar em um cardápio equilibrado, com opções que agradem a todos os gostos (D.A. Gastronomia)

Ou seja: um cardápio temático muito restrito pode ser reprovado pelos convidados e atrapalhar o andamento da festa. Sem contar que muitas pessoas têm restrições alimentares ou alergias (D.A. Gastronomia)

Em alta! Os menus temáticos mais pedidos dos últimos tempos são comida de botequim, festa junina, noite italiana e cardápio oriental (D.A. Gastronomia) 

À moda brasileira: também temos muitos noivos de fora casando no Brasil. É interessante fazer um cardápio com comidas que remetam à nacionalidade deles, equilibrando com a culinária nacional (D.A. Gastronomia)  

Além da comida… A apresentação do bufê deve ser um ponto forte do casamento temático. Louças diferenciadas, por exemplo, ajudam a criar uma imagem do que está por vir (D.A. Gastronomia) 

Sejam claros! Principalmente quando o menu for exótico, é importante que os garçons estejam bem treinados para responder a dúvidas. Sinalizações com tags e plaquinhas também ajudam muito (D.A. Gastronomia) 

Na beca! É legal apostar em uniformes personalizados para o staff. Mas cuidado! Os noivos são responsáveis por esse custo e, muitas vezes, o valor já vem embutido no projeto do decorador (D.A. Gastronomia) 

Casamento temático: consume de baroa com calabresa - Foto Candido Villela Casamento temático: camarão thai - Foto Divulgação

Gostou da ideia? Veja algumas festas de casamento temático que já publicamos por aqui!


Créditos

1 a 10- V Rebel Cinema One  |  11- Candido Villela  |  12- Divulgação D.A. Gastronomia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Nascida em Minas, criada em Recife e apaixonada pelo Rio. Viajar o mundo é seu sonho, o que torna luas de mel e destination weddings um caso de amor à parte. Escolheu o jornalismo pela inquietante vontade de transformar em palavras histórias que mereçam ser contadas.