
10 curiosidades sobre luzes alternativas na decoração do casamento
Quer aprender a usar a iluminação a seu favor? Vem com a gente e turbine a decoração do casamento de forma leve, alternativa e singela!
Elas ganharam visibilidade e invadiram a decoração de diversos estilos de casamentos. Simples, econômicas e reluzentes, elas fazem o coração bater mais forte, trazendo um ar mais intimista e aconchegante a qualquer lugar. Estamos falando das luzes de gambiarra, fairy lights, cortina de luzes e todas as alternativas modernas de iluminar os espaços. Como Carlos Eduardo Som, Luz & Imagens costuma dizer, a iluminação é a maquiagem da festa. Melhor definição, impossível. Sendo assim, damos boas vindas à criatividade e à inovação.
1. GAMBIARRAS – EFEITO DOURADO E RELUZENTE
Parecem até estrelas flutuantes. Já dissemos, mas vale a pena repetir: elas deixam o clima muito mais acolhedor. Dá um ar de simplicidade, mas sem perder o charme. As luzes de gambiarra, do tipo incandescente – também conhecidas como fio ou varal de luzes e day lights – são muito comuns na decoração do casamento. Sejam rústicos, campestres, vintage, ao ar livre ou na praia, vale a pena investir.
2. DE ONDE VEIO O TERMO?
Segundo Murilo Carvalho, diretor de iluminação da Two Lights, as luzes de gambiarra começaram a virar moda em Nova York, nos pequenos lounges em cima dos prédios para os momentos de happy hour. Daí, veio a ideia de usá-las também em eventos. “É um conceito de luz diferente, porque elas dão um clima mais despojado, mais de verão – de fim de tarde para noite. É esse o conceito eu a gente aplica”, explica.
3. FAIRY LIGHTS
Popularmente conhecidas com microlâmpadas de LED, elas lembram as luzes de pisca-pisca. O objetivo dessas luzinhas é mais decorativo do que de iluminação em si. Fica lindo e encantador quando ornamentadas em pontos específicos da decoração de casamento.
COMO DECORAR?
Composições atrás do altar, de mesa de doces, de cortinas, fazer túneis, envolver algum móvel… “Precisa estar em harmonia com a decoração para não virar uma festa natalina. Outra sugestão é que os fios sejam transparentes”, propõe Murilo de Carvalho.
Veja a decoração de Renata Chapchap. Encante-se!
4. MAIS CENÁRIOS DE APLICAÇÃO
- Em meio à natureza
- Locais arquitetônicos
- No teto
- Na parede
- Por trás das mesas de doces
ATENÇÃO! É dever do iluminador controlar bem o dimmer para não virar uma festa junina!
5. ECONOMIA
Mito ou verdade? Verdade! As luzes de gambiarra certamente são mais econômicas, pois é possível pontuá-las estrategicamente nos ambientes, gerando uma luminosidade maior. Segundo a decoradora Lanna Corrêa, se formos cobrir uma área com lustres, por exemplo, fica bem mais caro (tanto pelo aluguel quanto pelo gasto de energia).
Tudo depende também do estilo da festa: se for uma festa clássica, cabe substituir por lustres. “O aluguel de lustres certamente é mais caro e sofisticado. Já a iluminação cênica e decorativa também tem um gasto maior comparado às luzinhas”, explica Murilo de Carvalho, da Two Lights.