
Identidade visual do cardápio: tudo que você precisa saber
Cada vez mais criativa, a identidade visual do cardápio está de cara nova. Tem para todos os gostos: de madeira, origami, do mais clássico ao moderninho… são inúmeros modelos que prometem lhe conquistar. Além de superoriginal e informativo, é mais um item que pode personalizar seu casamento, ao compor a mesa de convidados. Por isso, convidamos a top designer Patrícia Koeler a fim de saber tudo para que você não erre na hora de escolher o seu.
Um cuidado a mais
Tão importante quanto os próprios pratos, o menu, segundo Patrícia, mostra a preocupação dos noivos em manter todos informados do que os espera. Como sempre há pessoas com alguma restrição alimentar, ele pode ser de valiosa ajuda nessas horas. Ela recomenda um cardápio a cada três ou quatro convidados.
O que escrever?
Geralmente todo o conteúdo do bufê, inclusive as bebidas, devem constar no cardápio, afirma a designer. Ela ressalta que cada menu é montado de acordo com o tipo de recepção e, às vezes, são tantas opções a serem servidas, que é preciso estudar quais informações são mais relevantes. Atenção! Descrição da mesa de doces e do bolo não entram como sobremesas.
Como fazer o meu modelo perfeito?
Patrícia cria a identidade visual em conjunto com os noivos, depois de muitas conversas e troca de figurinhas. Uma vez a arte aprovada, ela desenvolve o restante das peças seguindo a mesma linguagem e fazendo as adaptações necessárias para o tipo de material.
Os mais pedidos
A designer conta que o vertical com uma dobra no meio é o queridinho das noivas. Nesse tipo de cardápio, há bastante espaço para as informações e fica superchique sobre a mesa. Outro bastante solicitado é o individual, que normalmente é posicionado em cima do guardanapo. Pode ser uma opção bem delicada e sofisticada! Um formato inusitado e também charmoso, de acordo com Patrícia, é o redondo, que fica sobre o sousplat ou prato.
Devo seguir tendências?
Seguindo a “moda” ou não, o importante é que você esteja satisfeita! No entanto, Patrícia sugere que o modelo simples é mais assertivo. Para gerar impacto e se diferenciar, o ideal é explorar bem o design. O menu precisa ser funcional e optar por formatos ou cores muito diferentes pode causar o efeito inverso.