Chuva de arroz: já escolheu a sua?

Por  |  4 Comentários



Reza a lenda que um mandarim encomendou uma chuva de arroz para jogar na sua filha após a cerimônia, simbolizando sua riqueza e amor. A moda pegou, virou tradição no mundo inteiro e atravessou milênios. Nascida na China, onde o arroz sempre foi símbolo da prosperidade, a tradição de jogá-los nos noivos significa fartura e felicidade durante toda a vida.

E em um universo cada vez mais dinâmico e criativo, os grãozinhos também ganharam novos formatos e cores. Selecionamos os melhores e interrogamos o mestre Roberto Cohen e a designer, especialista em identidade visual para casamentos, Patrícia Koeler sobre o assunto. Seja lá qual for sua escolha, o importante é festejar! Independente do material usado, o que mais vale são as boas energias que os convidados desejam transmitir à vocês.

Fique de olho na previsão e esteja preparada para se “molhar” quando sua chuva cair!

chuva-011chuva051

patricia-koelerDueto-Fotografia-Alexandra-e-Theo-Ic-rj-34-640x427
♥ Chuva de arroz em formato de coração: Os grãos são ecofriendly, se dissolvem na água e têm aroma de baunilha. Segundo Patrícia, embalagens delicadas, apenas para um punhado de arroz, são suficientes para dar um efeito delicado e diferente.

PETALAS
♥ Pétalas: Flores são bem-vindas em qualquer lugar e ocasião. Nada mais romântico do que sentir a energia e o perfume da natureza, não? Os antigos romanos tinham o costume de atirar flores no trajeto da noiva, acreditando que as pétalas trariam sorte ao casal. Independente do significado, elas deixam o momento mais delicado. Cohen lembrou da invenção americana de pétalas de rosas de cetim, que além de causar o mesmo efeito, não corre o risco de soltar água ou amolecer. Quem optar pelas naturais, deve armazená-las em locais frescos.

chuva-ok1♥ Bolinhas de sabão: Elas são uma pedida crescente nos casamentos. A ideia é personalizar as embalagens com o monograma ou a identidade visual da festa. Quer fazer diferente? Opte por formatos que substituem o tradicional tubinho da infância, como corações ou bolos com noivinhos na tampa. “Vibre e sopre com alegria” é uma frase divertida para compor a tag dos frasquinhos. O único problema é o risco de alguém escorregar com o piso molhado.

BOLA-1024x349♥ Balões de gás: É inquestionável o efeito das bolas! Sejam coloridas, metalizadas, grandes ou pequenas. Combinam com qualquer horário e dão um toque incrível as fotos, sintonizando-se a praticamente todos os estilos de casamentos. Uma dica é pedir ao cerimonial para dizer aos convidados para soltarem os balões a medida que os noivos forem passando. Para casamentos noturnos em ambientes fechados prefira os metalizados. Dê uma atenção especial as fitas que prendem os balões colocando cordões coloridos, fitas de cetim e até fios metálicos.

FOGUIM-1024x343♥ Sparkles: Para quem não sabe, os sparkles são pequenas varetas que quando acesas fazem um chuveirinho de faíscas, parecendo com estrelinhas. Essa tendência veio dos casamentos americanos e é aderida cada vez mais por noivas brasileiras. Mas atenção, é importante fazer um corredor mais largo para os noivos passarem e não correr o risco de danificar o vestido ou o véu.  Muitos sparkles são comparados àquelas velinhas de bolo, porém há diferenças no comprimento, justamente para durar mais e ficar afastado do corpo. Empresas especializadas no ramo certificam que sua produção não contém pólvora, diminuindo o risco de queimar a pele e tecidos. O ideal é usá-los em ambientes abertos!
paperr-1024x352♥ Sky Paper: Embora Cohen não sugira o uso dos sky papers (porque grudam no corpo e a noiva já começa a festa “suja”), a escolha por esse tipo de “chuva” é grande. O efeito dos papeis metalizados nas fotos ficam lindos! Porém, Patrícia Koeler ainda ressalta o cuidado para que os papéis não manchem os vestidos.

foto-Bruno-Stuckert-casamento-Maria-Luisa-e-Walter-IC-SBS-15-02-640x427
♥ Borboletas: Acredite! Existem empresas que fornecem borboletas de verdade para serem soltas na saída da igreja. Em um dos casamentos que já publicamos, elas vieram do Borboletário Encanto, de Salvador, Bahia.

paperr1♥ Pompons: Essa é a opção mais colorida e divertida! Perfeita para casais descontraídos, brincalhões e com o perfil mais despojado. Combinam com casamentos ao ar livre e por serem pequenos e macios não machucam e não estragam o penteado ou o vestido da noiva. Feitos de lã, a alternativa é barata, fofa e cabe em qualquer embalagem.

20120630_Camila_Danilo_80546-Medium-640x427
♥ Arroz tradicional: Como já foi dito, a tradição chinesa traduzida em outras palavras significava que a família podia desperdiçar o principal alimento da culinária no país. Com o passar dos anos, jogar arroz sob os recém-casados se tornou uma demonstração do desejo dos convidados por um matrimônio próspero e feliz. Atualmente,  pintar os grãos com as cores da decoração da festa também é uma alternativa.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.