Lista de Casamento Solidária: você pode ajudar Médicos Sem Fronteiras

Por  |  0 Comentários


Texto Luiza Morena

É comum, nos dias de hoje, vermos listas de casamento que arrecadam cotas, geralmente voltadas para uma viagem, a lua de mel do casal. Mas você sabia que existe também uma Lista de Casamento Solidária? O quê? Você nunca ouviu falar sobre? A organização Médicos Sem Fronteiras aderiu à iniciativa e a gente conta tudo na matéria a seguir!

Presentear para mudar vidas

Em meio a tantos detalhes na organização do grande dia chegou a hora de dar mais um check no seu “to do” de noiva: a definição da lista de casamento! Sim, aquela que antigamente se resumia aos presentes para a casa nova e que hoje em dia é composta em grande parte das famosas cotas para lua de mel.  Muito mais do que um presente com o valor financeiro, sabemos que nesse momento entra em cena também o valor afetivo. Afinal, serão escolhas feitas pelos familiares e os amigos mais queridos para presentear ao casal.

Mas e se no lugar de escolher algo para si fosse possível ajudar aos demais? Essa ideia já passou pela sua cabeça? Se ainda não, saiba que é possível criar uma lista de casamento solidária, cujo objetivo é justamente arrecadar cotas destinadas a uma grande causa. Um exemplo é a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), que possui, hoje, projetos de ajuda humanitária espalhados por cerca de 70 países.

Lista de Casamento Solidária - Convite Carolina e Dener - Crédito: Rodrigo Meneghello, equipe Marco Costa

Nós queremos muito! Como fazemos?

Vocês já moravam juntos e organizaram a lua de mel com antecedência ou simplesmente foram fisgados com essa nova possibilidade e querem aderir ao projeto? É muito simples, já que tudo acontece de maneira online e MSF oferece todo o material de divulgação, fora a ajuda que vocês precisarem!

Funciona assim: o primeiro passo é entrar no site de MSF e acessar a página de iniciativas solidárias (msf.org.br/iniciativas-solidarias) e entender como construir sua “lista” . Lá, você encontrará também o link para plataformas de arrecadação online parceiras de MSF: a Presente Consciente e a Kickante. Na primeira delas, logo após ser criada a página do casal – que pode ser personalizada com fotos, vídeos e o motivo pelo qual escolheram a arrecadação – ela já fica disponível para ser compartilhada com os convidados. Tudo de maneira bem simples e funcional. Mesmo assim, logo após o primeiro cadastro, uma equipe do site realiza um contato para disponibilizar as orientações necessárias, assim como para tirar qualquer eventual dúvida. Na Kickante o sistema é bastante similar, permitindo aos noivos que contem a sua história, suas motivações para criar a campanha e que criem até mesmo uma meta de doação. Em ambos os casos, a organização recebe o valor doado depois de descontada a taxa administrativa dos sites.

A partir desse momento, ambas as plataformas enviam relatórios para Médicos Sem Fronteiras informando sobre as campanhas criadas para que a instituição possa realizar um contato de agradecimento com o casal. A fim de auxiliar na divulgação, a equipe de Iniciativas Solidárias da organização disponibiliza kits de mobilização digital de MSF e materiais institucionais, como selos, e-cards, cartazes, artes para as redes sociais, artes para camisas, entre outros, além de um guia de utilização dos mesmos.

Aos amigos e familiares que embarcarem na ideia e fizerem as suas doações, Médicos Sem Fronteiras enviará e-mails de confirmação do recebimento das doações e de agradecimento. Já aos organizadores são enviadas informações periódicas sobre o valor total obtido. Mas a equipe de MSF deixa claro que não existe nenhum parâmetro de arrecadação para seguir, viu? O que importa mesmo é não deixar de ajudar!

Com a palavra: quem ajudou a causa!

Lista de Casamento Solidária - Casamento Ana Luisa e Felipe - Crédito: Paulo Moraes

A Ana Luisa Osorio e o Felipe Castanon se casaram em 2016 e arrecadaram R$ 6.270,25 para MSF!

“Eu, Felipe, já contribuía com Médicos Sem Fronteiras há alguns anos e um dia, na mesma época em que eu e a Ana decidimos nos casar, recebi um email deles sugerindo a organização de um evento solidário. Parecia que era para ser assim, tudo parte de um plano, sabe? Nós já morávamos juntos há 3 anos e desde o início tivemos muita ajuda dos amigos e da família para montar nossa casa, por isso ficamos em dúvida sobre a lista de presentes. Não queríamos pedir algo para nós então veio a oportunidade de criar a lista solidária. Aproveitamos que o casamento é um evento no qual todos gostam e sentem-se felizes em presentear aos noivos e direcionamentos esses recursos para aqueles que precisam mais. Todos os nossos convidados adoraram a ideia e acharam bonita a iniciativa. Alguns fizeram questão de nos dar um presente tradicional, mas, nesses casos, pedíamos: “só depois de fazer a sua doação”. Muita gente se mobilizou com a ideia e acho que alguns amigos devem planejar outros eventos solidários no futuro”. Felipe Castanon

Lista de Casamento Solidária - Carolina e Dener - Crédito: Rodrigo Meneghello, equipe Marco Costa

Os noivos Carolina Fernandes e Dener Jorge Pires se casaram em 2015 e arrecadaram R$ 24.136,55 para MSF!

“Quando decidimos nos casar, Dener já tinha um apartamento montado e mesmo apenas com o básico já era possível morarmos juntos então pensamos: “já que vamos fazer um casamento tão grande, para 600 convidados, porque não converter os presentes em doações a quem precisa?” Nós ajudávamos a uma instituição, mas como ela é pequena e menos conhecida decidimos procurar alguma em que as pessoas tivessem confiança e já conhecessem o trabalho. Assim, teriam como doar e se sentir fazendo parte de algo grandioso. Foi quando chegamos a Médicos Sem Fronteiras.

Desde que começamos a colocar em prática a ideia tudo ocorreu de maneira muito simples. Liguei para Médicos Sem Fronteiras, fiz um cadastro, troquei alguns e-mails com os responsáveis e me enviaram um código da festa e uma sugestão de como colocar o passo a passo simples no convite. Além de MSF colocamos mais duas instituições menos conhecidas, mas ela foi a que mais arrecadou. Não estipulamos valores, porque queríamos que nossos convidados se sentissem à vontade para doar o quanto quisessem e se quisessem.” Carolina Fernandes

Mais sobre Médicos Sem Fronteiras

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional que leva cuidados de saúde a pessoas que precisam de ajuda médico-humanitária em meio a conflitos armados, epidemias, desastres naturais, desnutrição e exclusão do acesso a cuidados de saúde. Também é missão de MSF chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos pacientes atendidos em seus projetos.

Em situações de conflito armado, as equipes de MSF levam assistência médica de forma neutra e imparcial às pessoas mais vulneráveis, independentemente do lado do combate em que elas possam estar. Nas emergências causadas por desastres naturais, quando as estruturas de saúde são atingidas ou ficam sobrecarregadas, profissionais são rapidamente acionados e enviados ao local da catástrofe.

Médicos Sem Fronteiras conta hoje com mais de 36 mil profissionais de todo o mundo que atuam nas áreas médica, logística, administrativa, financeira, de comunicação, entre outras. Suas ações são sempre regidas pela ética médica e pelos princípios de independência, neutralidade e imparcialidade.

Gostou dessa matéria? Confira mais conteúdos sobre lista de casamento!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr