Depois do casamento: cuidado com os gastos extras!

Por  |  0 Comentários


São tantas decisões, que alguns pontos por trás do sim acabam caindo no esquecimento. Os gastos extras depois do casamento é um deles! Quer saber como se preparar? Confere aí!

Sabemos que planejar um casamento não é tarefa fácil! São muitas escolhas que devem ser feitas e um número maior ainda de fornecedores envolvidos em todos os preparativos para o grande dia. Além disso, o resultado deve ser exatamente como o casal sempre imaginou, e logo a responsabilidade é enorme. Mas a maioria das pessoas se preocupam tanto com os detalhes antes da festa, que se esquecem dos gastos extras que podem surgir após o casamento.

E para ajudar as noivas a se organizarem e evitar dores de cabeça depois de um momento tão mágico que é o casamento, conversamos com Renata Hoff, Silvia Lopes, Cinthya Malta e Fernanda Neves, cerimonialistas e produtoras de diferentes Estados – Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília e Goiânia – que possuem mestrado e doutorado no assunto.

GASTOS EXTRAS MAIS COMUNS:

Para a cerimonialista Cinthya Malta, existem cinco itens principais que, se não houver um bom planejamento, acabam gerando dor de cabeça pós-evento.

  • Lista de convidados: é fundamental estabelecer o número de pessoas da festa, uma vez que é partir dele que todas as outras contratações do evento são feitas. Se a lista estiver de acordo, você evita gastos extras com buffet, bebida álcoolica, e até manobristas, por excesso de convidados.

Depois do casamento: convidados - Foto Robson Nunes

  • Horário: o horário da cerimônia deve ser o primeiro a ser definido. Porque é ele quem dita todos os outros horários – por exemplo, o de início da festa, o do salão de beleza, entre outros. Não atrasar a hora de entrada da cerimônia evita multas da igreja e horas extras na recepção.

Depois do casamento: horas da festa - Foto Robson Nunes

  • Gerador: caso o gerador fique de stand by durante o evento, é importante saber que, se for preciso utilizá-lo, você terá que pagar a quantia depois do casamento.

Depois do casamento: geradores - Foto Plus Geradores

  • Vestido: é muito comum as noivas não saberem como manusear o modelo escolhido – por exemplo, como fechá-lo – e, caso a roupa rasgue, a cliente terá um gasto extra para consertá-lo.
  • Salão de beleza: a maioria das pessoas não se programam financeiramente para esta etapa e não verificam tudo o que profissional oferece antes do grande dia, e acabam por gastar mais do que o planejado.

Depois do casamento: making of - Foto Franco Rossi

Em relação aos itens de decoração da festa, tanto Renata Hoff como Fernanda Neves concordam que estes gastos também são muito comuns. Ou porque os convidados qubram muito copos ao longo da festa, ou porque eles levam guardanapos e porta-guardanapos para guardarem de recordação.

Apesar disso, para Silvia Lopes, gastos pós-casamentos não são comuns na região Sul, uma vez que todo o casamento é pago antes mesmo dele acontecer. O máximo que pode acontecer é um consumo maior do que o esperado de bebidas, por exemplo. “ Cada vez menos temos esses excedentes porque, atualmente, os buffets estão cada vez mais conversadores e, por contrato, atendem somente 5% a mais do que o contratado”, comentou a cerimonialista.

COMO EVITAR OS GASTOS EXTRAS:

Segundo Renata, não existe regra! O valor que cada casal deve separar para esses gastos varia de acordo com a dimensão do evento. Mas, para evita-los é importante negociar preços brevemente com seus fornecedores caso haja, por exemplo, quebra de copos ou a festa ultrapasse as horas contratadas.

“É essencial que o casal saiba fazer uma planilha de custos. E para os produtores que, cada vez mais, além da demanda criativa do projeto de produção, temos que saber programar as finanças. Porque o planejamento financeiro de um casamento é peça-chave para que tudo saia conforme os noivos sempre sonharam. ”
Silvia Lopes

Para Fernanda Neves, é essencial que os noivos estejam atentos ao valor de reposição de material. Porque, caso algum item quebre ou seja levado como recordação, o casal já vai estar preparado com o valor a ser pago.

No final, a palavra que responde todas as perguntas e dúvidas a respeito de gastos extras pós-casamento é planejamento. Planejar-se é fundamental para que tudo saia como combinado e para que os noivos não sejam pegos de surpresa!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Carioca e aquariana. Apaixonada por escrever e contar histórias. Não se encaixa em nenhuma outra profissão. Sonha com um casamento tradicional e cheio de romantismo!