Casa: o caso de quem casa

Por  |  0 Comentários


Invadimos a casa da geração Y para mostrar a mudança de comportamento em relação à geração Baby Boomer. Para isso, convocamos especialistas do mercado para comentar a eterna questão dos casamentos: quem casa quer casa. Tendências da arquitetura e como montar a casa nova em paralelo aos preparativos também entraram na pauta. 

Mônaco, 1956. A atriz Grace Kelly abandonava a promissora carreira artística no cinema para casar com o príncipe Rainier. Algo começava a mudar e a ideia de um casamento feliz entrava em cena. Sutiãs queimados. Protestos contra a ditadura da beleza. Os anos 60 explodiram em mil e um contextos, enquanto o movimento feminista ganhava força. Sinergia. Mais uma vez, a sociedade se deparava com um impulso evolutivo onde os padrões da época começaram a ser subvertidos. Quando alguém imaginou uma plebeia entrar para a monarquia? Em 1981, a princesa Diana quebrou protocolos e provou que o casamento devia girar em torno do amor e não de interesses familiares. Em paralelo, marido e mulher ganhavam voz dentro de casa e aprendiam a se virar sem as regras de seus pais.

Século XXI, outubro de 2015. O mundo mudou! E os noivos que antes mal se conheciam no dia do casamento, hoje muitas vezes já moram juntos antes de oficializarem tudo. Se outrora eram mães e avós decidiam como seria a festa de casamento e a própria casa dos noivos, hoje eles estão à frente de absolutamente tudo o que os dizem respeito. O conto de fadas do casamento perfeito vem depois da luta por uma excelente formação, um teto para morar e outras tantas experiências que envolvem viagens, bons empregos e aprendizados.

O QUE MUDOU?

casa nova - o que mudou no casamento

MUDANÇA DE COMPORTAMENTO

como montar a casa nova - projeto Paloma YamagataOs casais saíram do banco de trás do carro de seus pais e passaram a dirigir não só os seus veículos, mas a controlarem a própria a vida. Educados para desbravar o mundo, os noivos de hoje são antenados e sabem muito bem o querem ou não. Para o cerimonialista Roberto Cohen, atualmente eles são práticos. “Querem uma casa definitiva e não provisória. Gostam de sofisticação, mas sem frescuras, planejam uma casa tecnológica com o conforto de um hotel”. A coach da Sinergia Consultoria, Betty Dabkiewicz concorda. “Os noivos são bem informados. A casa é bonita, mas antes disso precisa estar dentro do budget planejado”, explica. Já o arquiteto Paulo Henrique Paranhos, da TAO Arquitetura, atribuiu tais mudanças estruturais ao fato de nem todos os casais terem mais empregadas domésticas diariamente. “Hoje elas vão duas ou três vezes por semana e o casal adaptou a casa à vida atual. Usando mais eletrodomésticos e espaços abertos para serem compartilhados”, esclarece.

PREPARATIVOS DO CASAMENTO x CASA NOVA 

Conciliar esses dois pontos nunca foi tarefa fácil. Na teoria a gente sabe o quanto é importante fazer um bom planejamento referente ao imóvel antes de dar start nas questões do casamento, mas na prática não é bem assim. Na correria do dia a dia, muitas vezes eles são feitos paralelamente e, para não surtarem, os noivos acabam recorrendo a profissionais especializados a fim de delegar funções e ganhar tempo, praticidade.

Verdade seja dita: o binômio casamento x obra sempre existiu e quem passa bem por ele, está mais apto a se aventurar na vida a dois. Para minimizar os impasses, uma boa organização e diálogo são essenciais para resolver prioridades e equilibrar os interesses pessoais do casal. “Uma solução é contratar um coaching de noivos para auxiliar não só nesses dois projetos como também no relacionamento, já que o período exige ainda mais parceria, calma e cumplicidade”, aconselha Betty.

ANOTA AÍ!

  1. Organizar lista com prioridades de cada área

  2. Preparar cronograma com ações práticas e listas de pessoas ou profissionais envolvidos em cada passo

  3. Fazer um planejamento financeiro e encontrar alternativas dentro desse budget

  4. Executar o projeto por etapas. Como os gastos com o casamento já são enormes, pense no que é realmente necessário

LAR, DOCE LAR!

A grande preocupação é criar ou transformar a casa em ambientes modernos, práticos e funcionais à rotina do casal. Falando em design e arquitetura, hoje temos áreas mais simples – embora exista o segmento do luxo complicado –, onde é possível simplificar os espaços. Para a jornalista Claudia Matarazzo, o que mudou na casa nova dos noivos foram as áreas compartilhadas. “Varandas gourmets, salas com cozinha abertas e lounges nos edifícios facilitam as comodidades do casal, já que podem ter um apartamento menor e mais funcional, com um espaço diferente para o social”, pontua.

De acordo com Betty, geralmente o banheiro do casal e os armários são os primeiros a serem resolvidos. “Mas isso é relativo, se os noivos trabalharem em casa, por exemplo, o office será superprivilegiado. O segredo é compreender a dinâmica que atende a rotina do casal e otimizar os espaços”, garante. Já na percepção de Paulo Henrique, a maior preocupação é receber os amigos, portanto os ambientes de convivência ganham mais atenção. “Como a atividade doméstica é executada por eles, o casal procura se enxergar e interagir enquanto cozinham, lavam roupa… Daí a ideia da cozinha americana, áreas gourmets, banheiros abertos para o quarto”, explica PH.

como montar a casa nova - Projeto Duda Porto

DENTRO DE CASA 

Há de se convir o quanto a tecnologia melhorou a vida dos casais modernos. Como trabalham cada vez mais e ficam menos tempo em casa, ela aumenta a possibilidade de ficarem mais juntos e curtir a casa. Não à toa o maior investimento hoje é com eletrodomésticos, segundo especialistas.

Ninguém questiona: o design clean e simples é a tendência. Um dos motivos envolve a praticidade da manutenção. E se organização não é o forte da casa, que tal contratar uma personal organizer para auxiliá-los? Muita gente nem sabe que essa profissão existe, mas tal dificuldade abriu espaço para o ramo. Bárbara Garçone também trabalha na Sinergia Consultoria e é uma dessas personais. Ajuda os noivos na distribuição dos objetos, roupas pessoas e da casa, ela ainda treina funcionários para que tudo funcione da maneira mais adequada as necessidades do casal.

Leia a matéria sobre lista de presente para saber como acertar na escolhas para sua casa nova.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista mineira, dona de uma coleção de sonhos e apaixonada pelo o que é leve. Nunca subiu ao altar, mas nutre a certeza de chegar lá com seu amor da vida. Adora combinar palavras para contar histórias e assume ter uma queda por casamentos ao ar livre.