Casamento homossexual cresce 15,7% segundo IBGE

Por  |  0 Comentários


Desde a legalizado em 2013, o casamento gay vem crescendo de forma significativa. Veja os últimos dados!

O casamento gay cresceu mais em 2015 do que o casamento hétero, é fato. E quem diz não somos nós, mas a pesquisa anual de Estatísticas de Registro Civil do IBGE, divulgada nessa quinta-feira (24). Exatamente 5.641 casais homossexuais disseram sim em todo o Brasil no ano passado. Um aumento de 15,7% em relação ao mesmo período de 2014. Em contrapartida, o casamento entre pessoas de sexo oposto cresceu 2,7%.

Quem lidera o ranking (em números absolutos) é a região sudeste, com 3077 matrimônios gays realizados em 2015. Seguida pelo nordeste com 1047, sul com 857, centro-oeste com 403 e norte com 230. Porém, se levarmos em consideração a porcentagem em relação ao número total de casamentos, a região sul assume o papel de maior diversidade, com 0,61% uniões homossexuais.

Apesar do acelerado crescimento dos casamentos gays, em números totais a diferença ainda é muito grande. Foram 1.137.321 uniões entre pessoas de sexo oposto, contra os pouco mais de 5 mil matrimônios homossexuais.

LEMBRANDO QUE …

O casamento entre pessoas do mesmo sexo é reconhecido legalmente no Brasil há somente três anos. Em 2013 o Conselho Nacional de Justiça habilitou todos os cartórios do país a realizarem uniões homossexuais.

De lá para cá, os números não mentem e a quantidade de matrimônios só aumentou. Isso considerando apenas os de papel passado, já que a estatística leva em consideração apenas as trocas de estado civil registradas legalmente.

Crescimento-casamento-gay-pesquisa-IBGE

PERFIL DOS NOIVOS

O perfil dos noivos também muda. Enquanto para casamentos hétero a média de idade é 27 para elas e 30 para eles, noivos homossexuais (tanto homens, quanto mulheres) tendem a se casar mais tarde, aos 34 anos.

mercado-casamento-gay-cresce-em-2015-foto-cha-das-duas casamento-gay-casamento-homoafetivo-foto-victor-miguel-fotografiacasamento-gay-cerimona-ao-ar-livre-foto


Créditos: 1 e 2 Chá das Duas  |  3 Victor Miguel Fotografia  |  4 Caio Mayer | 5 Vídeo Nexo Jornal

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma paulistana que quer conhecer o mundo e encontrou no jornalismo sua forma de transformar paixão em profissão. Adora histórias e não resiste a uma boa conversa. Prefere miniweddings mais descontraídos, mas promete ajudá-la a deixar seu casamento exatamente como sonhou.