Casamento duplo: dividindo os melhores momentos

Por  |  0 Comentários


Texto Paula Cabral de Menezes

Imagine dividir o momento que vai transformar o resto da sua vida com a sua irmã, prima ou melhor amiga? Muitas noivas estão optando por fazer casamentos duplos, reunindo dois casais na mesma cerimônia. Será que isso dá certo?

Mais do que certo, segundo Lanussy Rassi Mangili, que no final do ano passado se casou, em Goiânia, com Juracy Barbosa dos Santos, dividindo o espaço e as atenções com sua irmã Myllene Rassi Mangili e o noivo Dyego Mendanha Maia. “Poder dividir as emoções, os estresses e vivenciar esse momento único, compartilhando todos os momentos com outra noiva, tão próxima, é realmente muito bom e às vezes dá até um alívio”, diz Lanussy.

A cerimonialista Fernanda Neves, responsável pela organização, diz que “sempre houve casamentos duplos, não é moda, é convenção. As pessoas tinham medo de reunir duas noivas na mesma cerimônia, mas agora estão mais tranquilas quando percebem que pode dar muito certo!”.

Casamento duplo: decoração moderna - Foto Fina Arte Fotografia

Fernanda, que já realizou três casamentos duplos, reunindo irmãs, agora está preparando a cerimônia que vai reunir uma noiva que mora em São Paulo e outra em Minas Gerais. “Para facilitar a presença dos pais, já que eles também moram em outra cidade, as irmãs resolveram se casar no mesmo dia, aqui em Goiânia”. Voltando à Lanussy, ela conta que, após o pedido de casamento, o primeiro passo foi decidir a data e o local.

“A princípio, seria em junho, mês em que comemorávamos nosso aniversário de namoro. A Myllene também estava começando a preparar o seu casamento, que seria antes, em abril. Durante um jantar, em que estávamos nós quatro, conversando sobre as cerimônias, Juracy teve a ideia de fazermos os dois casamentos na mesma data. Foi uma surpresa! Amamos a ideia! Contamos a decisão aos nossos pais e todos ficaram emocionados e também adoraram”.

TUDO É UMA QUESTÃO DE GOSTO

Fernanda destaca que o tempo para a organização de um casamento duplo é o mesmo do que um “normal” – “é tranquilo”, valendo o prazo de cerca de um ano e meio de antecedência para começarem os preparativos. Ela também ressalta que é importante que as noivas tenham gostos parecidos.

“No caso da Lanussy e da Myllene, até os vestidos eram parecidos. Na entrevista eu já aviso que é preciso ter gostos parecidos ou então não vai dar certo!. Eu nunca vi uma discussão entre as duas. Foi perfeito. Não consigo imaginar uma sem a outra – e sem a mãe, a D. Ester. Tudo fluiu muito bem entre nós quatro e virou amizade”.

Casamento duplo: vestido de noiva - Foto Fina Arte Fotografia

Mas nem sempre tudo precisa ser parecido. As noivas Gabriella e Patricia Louise de Moura Moraes, que casaram em agosto do ano passado com Christopher Silveira Prestes e André Celeti, em Curitiba, disseram o sim com vestidos bem diferentes. Gabi vestiu um modelo com corte sereia, rendada, de mangas longas e costas em tule, enquanto Pati vestiu uma peça com decote ombro a ombro, colo de fora, corpete de seda todo drapeado e saia de renda. “Todos nós amamos a festa. Foi muito especial ter praticamente todas as pessoas mais especiais para nós reunidas”, diz Gabi.


Ah, uma observação: os casamentos foram duplos, mas as luas de mel foram separadas, “cada um no seu quadrado”


Casamento duplo: pai da noiva - Foto Cicero Cavalli

DICAS DA CERIMONIALISTA

  • Lista de presentes: esse é um item que pode dar confusão. Vale a pena fazer listas separadas em lojas diferentes.
  • Duração da cerimônia: as noivas devem estar atentas para não ultrapassar o tempo, principalmente quando o casamento é na Igreja, onde as regras devem ser cumpridas, como número de entradas e de músicas.
  • Registro da festa: Vale a pena também contratar dois fotógrafos, para que as duas noivas tenham os todos os seus momentos registrados.

VANTAGENS E DESVANTAGENS

Fernanda  “Uma das vantagens de organizar um casamento duplo é a otimização dos custos. Já, entre as desvantagens, cito a confusão que pode haver na lista de presentes e a duração da cerimônia, que pode ser longa.”

Lanusssy –  “As vantagens são muitas. Como organizar uma festa de casamento exige muito tempo. Quando uma não podia ir em uma reunião, a outra ia e conseguia resolver tudo. Desvantagens? Não consigo lembrar de nenhum ponto negativo. Pois realmente não teve! Foi tudo perfeito, muito mais do que sonhamos!”

Casamento duplo: irmãs- Foto Cicero Cavalli

E aí, gostou da ideia de fazer um casamento duplo? Conta a sua história para a gente!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


ic indica