10 mandamentos para a mãe da noiva

Por  |  1 Comentário


Sua filha está prestes a casar? Separamos alguns mandamentos para te ajudar a curtir cada segundo com ela, auxiliando prontamente e contribuindo daquele jeitinho que só você sabe. Confira!

Entre as maiores alegrias da vida de uma mãe, casar uma filha certamente é um presente divino. Afinal, mãe é mãe. Não há nenhuma outra palavra que defina melhor o dom da maternidade. É entrega, é cumplicidade, é sintonia. Difícil desvendar esse mistério. Só quem vive é capaz de descrevê-lo.

Um dos momentos mais importantes desse vínculo “mãe e filha” é a fase dos preparativos para o casamento. Aliás, o antes, durante e depois – absolutamente todos os capítulos nunca seriam tão fascinantes sem um toque materno especial. É por isso que elaboramos os 10 mandamentos para a mãe da noiva, recheados de dicas e conselhos para todas que estão com o coração transbordando de felicidade e expectativas para o grande dia.

Mãe da noiva: mãe ajuda a filha a fechar o vestido - Foto Gustavo Marialva

1. AJUDARÁS A NOIVA NA ESCOLHA DO VESTIDO

Destaque máximo para este episódio! Entre mil modelos, rendas, tecidos e decotes, não é nenhuma surpresa que a noiva fique confusa e indecisa. Para a cerimonialista Cláudia Couttinho, a opinião da mãe é fundamental e muitas vezes decisiva na saga do modelo ideal. “Acho imprescindível que a mãe esteja ao lado da filha na escolha do vestido, dando apoio, respeitando o gosto e sonho dela. É sempre um momento de muita emoção!”, pontua.

Mãe da noiva: vestido da noiva foi confeccionado pela mãe - Foto Luana Caetano

Para a noiva Beatriz Brandão, falar da participação da sua mãe na fase dos preparativos é como falar da áurea do casamento em si. Desde antes do início do namoro, ela foi a maior apoiadora e incentivadora do romance da filha. Não poderia ter sido diferente na escolha do vestido de noiva.

Mãe da noiva: vestido tomara que caia da Internovias  - Foto Fabio Moro

“Era ela que me acompanhava em todas as provas de vestido e, é claro, que escolhi aquele que a mais emocionou, o que fez seu olho brilhar, pois os meus brilhavam com os dela e para os dela” – Beatriz

 2. RESPEITARÁS A OPINIÃO E OS GOSTOS DOS NOIVOS

Um ponto crucial: respeito. Saber a hora de opinar e de calar é um segredo para colocar em prática desde o início. Os noivos são os protagonistas, então, a palavra final é sempre deles. A noiva Joanna Gussen ressaltou a importância da presença incondicional da sua mãe e o quanto a parceria entre elas foi pacífica.

Mãe da noiva: brinde da mãe e filha - Foto  Gabriel Pelaquim (fotógrafo principal), Rafael Ohana e Paulo Víctor Lago

“Felizmente, não tenho nenhum ponto negativo para falar sobre a participação da minha mãe. Nós alinhamos muito bem antes dos preparativos no que ela se envolveria mais e ela respeitou muito o meu espaço e as minhas escolhas!” – Joanna

3. NÃO CONVIDARÁS PARENTES E AMIGOS QUE NÃO ESTÃO NA LISTA

Sinal de alerta ligado! Sabemos muito bem que é um assunto muito delicado e merece atenção. A matemática da lista de convidados já foi eleita um dos momentos mais difíceis. O desafio de selecionar minuciosamente alguns e, consequentemente, excluir outros é de cortar o coração. É por isso que temos um recado para todas as mães: não deem pitaco na listagem dos noivos nem tampouco convidem ninguém antes da autorização deles, combinado?

Mãe da noiva: luzes de gambiarra - Foto Fábio Moro

Beatriz passou por uma situação engraçada. Ao perceber que sua lista de casamento estava com alguns “excedentes”, ela contou com a ajuda da mãe para fazer uma loucura.

“No desespero de irem todos os convidados, pedi para que ela cometesse a maior gafe de todos os casamentos que já ouvi na vida: a descortesia de retirar o convite de algumas pessoas queridas para ela. Passou por cima da vergonha e fez isso ainda que doesse nela, como prova de amor e coragem, muita coragem” – Beatriz

4. CONTRIBUIRÁS COM AJUDA FINANCEIRA

Generosidade dentro do possível não é obrigação, mas vale a pena. É muito legal quando há um acordo voluntário em família a respeito do que cada um pode “patrocinar”. A mãe de Joanna, por exemplo, ajudou a comprar as forminhas dos doces, efetuou as transações bancárias internacionais de produtos que os noivos compraram fora, negociou algumas bebidas do openbar e ainda auxiliou no pagamento de fornecedores de última hora. Ufa!

Mãe da noiva: beijo da mãe  - Foto Rodrigo sack

5. AJUDARÁS A CONFECCIONAR AS LEMBRANCINHAS

Uma das coisas mais detalhistas e trabalhosas do casamento são as lembrancinhas. Para as noivas que optarem pelo DIY, contar com a ajuda das mães é um alívio. Então, vamos trabalhar? Seja na encomenda, com ideias criativas ou na própria produção. Mãos na massa!

Mãe da noiva: lembrancinhas manuais - Foto  Gabriel Pelaquim (fotógrafo principal), Rafael Ohana e Paulo Víctor Lago

6. NÃO DESESPERARÁS A NOIVA COM (MAIS!) PREOCUPAÇÕES

Função contínua e incansável. Cuidado para não se desesperar junto com a sua filha! Emoção misturada com estresse pode gerar confusão. Claudia Couttinho conta que, como assessora de casamentos, já presenciou algumas situações de mal estar entre mãe e filha, mas também já viu muitos choros de felicidades.

Mãe da noiva: noiva entra com a mãe - Foto Gustavo Marialva

OBS.: A noiva Rafaela Groth lembrou sobre a importância de estar atenta aos orçamentos:

“O que talvez possa ter atrapalhado um pouco no início (mas que é fundamental no processo) foi a preocupação excessiva da minha mãe em não estourar o orçamento que tínhamos para o casamento (deixando um pouco a emoção do momento de lado). O que no final das contas acabou passando um pouquinho, mas na opinião dela, o dia foi tão maravilhoso que ela faria tudo de novo” – Rafaela

7. RESOLVERÁS OS IMPREVISTOS 

Prontidão, agilidade e eficiência. Imprevistos no casamento acontecem, por isso é fundamental que as mães tenham jogo de cintura para resolver os planos que não deram certo. E, atenção noivas: deem autonomia para que elas comandem as eventualidades.

Beatriz teve um imprevisto com as lembrancinhas. Ela e o noivo Thiago Meirelles tinham um sonho de registrar história deles para presentear os convidados na festa. O problema é que ela estava contando com uma ajuda financeira que, na última hora, não rolou. E agora?

Mãe da noiva: livros com a história dos noivos - Foto Fabio Moro

“Foi ela também a responsável pela realização do sonho do livro. Diante de uma promessa (de dar o livro) não cumprida por meu pai, foi ela que tomou à frente e andou quilômetros no sol atrás de gráficas, bateu nas portas, contou moedas, chorou, implorou, viveu a angústia junto comigo. Lutou muito. E, por milagre, conseguiu o livro em tempo recorde, fazendo com que o sonho se concretizasse” – Beatriz

8. CURTIRÁS CADA SEGUNDO DA FESTA 

Felicidade a mil! É hora de curtir – dance, pule, sorria muito e aproveite a festa de verdade. Confie nos fornecedores do casamento e não perca tempo com preocupações.

Mãe da noiva: noiva com a mãe na festa - Foto Fabio Moro

9. ABENÇOARÁS A UNIÃO DO CASAL

Benção de mãe é certeira! Incentive, encoraje, dê conselhos, elogie, escute… Seja uma mãe (e sogra) amável e positiva. E, independentemente da sua fé, reúna sempre pensamentos e desejos positivos para a nova vida dos noivos.

Mãe da noiva: mãe observa os noivos - Foto Luana Caetano

10. SERÁS ETERNA COMPANHEIRA E CONFIDENTE DA FILHA

Segundo round. A maratona do casamento passou e agora sua função como mãe  exemplar é estar sempre presente, além de – claro! – respeitar o espaço da nova vida da sua filha. Pode ser que a saudade aperte no início, normal. É uma nova etapa para vocês duas, que promete muitas surpresas. Então, prepare-se para o que está por vir! E não se esqueçam de sempre relembrarem tudo o que vocês construíram juntas. Afinal, recordar é viver!

Mãe da noiva: mãe e filha - Foto Sabrina Vasconcelos

Gostou!? Leia também a matéria sobre dress code para as mães dos noivos no grande dia.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Jornalista por paixão e vocação. Cativante, a carioca é dona de uma vida agitada e não nega ser romântica de alma, incurável. Adora casamentos e, desde que disse SIM para o amor da sua vida numa linda cerimônia ao ar livre, vive ainda mais encantada por esse universo.