Afinal, o que são as dragées?

Por  |  0 Comentários


Uma lembrança para casamento que encanta não só por ser bonita e deliciosa, mas principalmente por conferir good vibes para a vida de casados. Conheça!

Essa vai para a série “lembranças para casamento que não podem faltar”: já ouviram falar em dragées? A palavra pode até ter origem na língua francesa, mas há tempos foi disseminada mundo a fora –  principalmente quando se trata do mercado de casamentos.  Elas nada mais são do que amêndoas confeitadas, encobertas – tradicionalmente – por chocolates de diversos sabores e cores. Paulo Trevisani, proprietário e responsável pelas criações da marca Bárbara Trevisani, contou pra gente uma breve história sobre a origem dessa iguaria.

“Tudo começou na Roma Antiga. O confeiteiro real Julius Dragatus criou as dragées, que naquela época eram amêndoas envolvidas por açúcar ou mel, para os batizados dos filhos dos patrícios romanos. A partir disso, o doce se tornou tradição não só em batismos, mas também em casamentos e festas da elite romana. A corte francesa, principalmente Luís XV, foi um grande apreciador e divulgador deste doce”  Paulo

Em um contexto mais contemporâneo e voltado para o mundo dos casamentos, as dragées trazem consigo uma simbologia muito positiva para os noivos: os convidados devem comer as amêndoas para trazer sorte e felicidade à nova vida do casal.

Lembrança para casamento: dragées com cores vibrantes

Ideais para serem distribuídos como lembrancinhas, normalmente os doces vêm em caixinhas personalizadas ou embalagens individuais – todos de acordo com a identidade visual do casamento. E mais: reza a lenda que cada uma delas deve conter cinco amêndoas (ou números ímpares), que simbolizam, uma a uma, saúde, riqueza, felicidade, fertilidade e vida longa aos noivos. Outra opção extremamente elegante e original para oferecê-las na festa de casamento, segundo Paulo Trevisani, é montar uma mesa de café com vários sabores das amêndoas confeitadas.

Lembrança para casamento: dragées para a mesa de chá/café

1. COMO É FEITO

Pra atingir suas características peculiares, as dragées passam por máquinas e processos especiais (aquecimento e resfriamento), onde tanto a amêndoa, quanto sua cobertura, ganham particularidades para garantir sabor e aparência impecáveis.

2. BOM&BONITO

Apesar dos tradicionais dragées serem ovais e em tons claros, como branco ou bege, nada impede que os noivos invistam na criatividade e tenham em seu casamento amêndoas personalizadas de acordo com seus gostos – seja no sabor ou na aparência. E dica de expert: segundo Paulo, cores vibrantes como vermelho carmim e o azul tiffany estão em alta!

Dragées: uma lembrança para casamento

3. ALGUMAS OPÇÕES DE SABORES

› TRADICIONAIS: chocolate, chocolate com chocolate amargo, amarena e tiramisù

› VERSÃO GOURMET: laranja com Cointreau, chocolate com Cognac, coco e maracujá

Lembrança para casamento: dragées com sabores gourmet

E aí, vai incluir os dragées na lista de lembranças para casamento? Conta pra gente como você pretende surpreender os convidados!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Uma sagitariana que tem a alegria como dom. É carioca, jornalista, tem 20 poucos anos e adora ser chamada de Duda. Como uma amante incurável de sorrisos e amores, espera que seu grande dia seja repleto deles. E que, assim como ela, você se torne uma multiplicadora fiel dessa dupla!