
Cake art: bolo de casamento pintado à mão
Ele vai bem da festa mais clássica até a mais rústica e o segredo está na técnica de pintura, que pode se adaptar a qualquer estilo. Descubra qual combina com você!
Nem parece, mas eles são de verdade e melhor: totalmente comestíveis. O bolo pintado á mão ou hand painted cakes – como é conhecido no exterior –alia técnicas de artes plásticas e confeitaria. Tendência nos Estados Unidos e que cada vez mais vem ganhando espaço no Brasil. Para ajudar a desbravar esse universo de cores, pincéis e sabores convidamos a cake designer Luciana Wellisch, da marca carioca Confiserie de Lu.
Com formação em design e artes plásticas, Luciana sempre foi apaixonada por confeitaria e já teve até sua própria marca de joias. Foi justamente daí que ela herdou o traço preciso e uma pitada de perfeccionismo. “Na joalheria um milímetro errado pode danificar a peça da mesma forma na confeitaria, uma linha mal posicionada ou traço mal feito pode transformar um sonho em pesadelo” conta.
No ateliê a aquarela é a mais pedida (ela também tem feito sucesso nos convites – já mostramos aqui no site). Delicada, fluida e leve ela tem tudo a ver com casamentos. Mas não para por aí, Lu – que começou a pintar com apenas 9 anos de idade – ainda trabalha com outras técnicas como as pinturas realistas e suas famosas flores de açúcar.
“Mesclar a pintura realista com a aquarela torna a arte única e especial.” Luciana Wellisch
PREPARANDO A TELA: QUALQUER BOLO PODE SER PINTADO À MÃO?
Não! Os naked cakes e bolos com cobertura de glacê não podem receber a pintura, por uma questão óbvia, não possuem uma superfície plana. Como brinca Luciana, ela precisa de uma “tela” (leia-se cobertura de foudant) para trabalhar.
E não pense que essa preparação é um detalhe, muito pelo contrário, influencia totalmente o resultado. “A pintura não esconde os defeitos do bolo, na verdade ela pode até evidenciar”, revelou a artista. Por isso, quanto mais lisinha a cobertura de pasta americana melhor.
HORA DE ESCOLHER A IMAGEM OU ESTAMPA
Nesse quesito o céu é o limite, então pode colocar a imaginação para trabalhar. Flores, identidade visual da festa e até mesmo a paisagem do local da cerimônia ou de onde foi o pedido de casamento podem ser o tema do bolo. O mais importante, segundo a designer, é que a gravura escolhida tenha um significado para o casal e esteja de acordo com o estilo do casamento. Entre os mais pedidos estão os pássaros, estampas florais, laços e arabescos.
Na Confiserie de Lu o processo de escolha da arte junto com os noivos acontece ao mesmo tempo em que a degustação. Entre uma fatia e outra de bolo e um bate papo descontraído, Luciana estuda o estilo do casal e já desenha alguns esboços. “Algumas vezes os noivos me passam apenas a paleta de cores e tema da festa e eu fico livre para criar. Outros já têm uma ideia pronta. Em ambos os casos trabalho para alcançar um desenho único, afinal é uma data especial e cada bolo tem sua história” conta.
Quer continuar se inspirando? Na nossa galeria de imagens tem diversas opções de bolo de casamento.
Ainda ficou alguma dúvida, conta para a gente aqui nos cometários!