
25 dicas para não errar na mesa de doces
Não adianta: mesmo quando se opta por uma festa sem bolo, a mesa de doces continua sendo a atração principal de qualquer casamento – perdendo apenas para os noivos, é claro! Do macro ao micro, não poupe esforços e conte com fornecedores de ponta para dar a ela toda a atenção merecida. Escalamos profissionais de nossa confiança e descobrimos truques infalíveis para montar um cantinho que destaque o projeto decorativo, delicie os convidados e mostre a personalidade dos (enfim) recém-casados.
MESA DE DOCES
- Ba-ban-do! Gosto de posicionar a mesa de doces em um local de destaque na chegada, para os convidados já ficarem com o queixo caído! (Ser Constância)
- Cada caso é um caso: o tempo gasto para a montagem da mesa de doces depende do tamanho dela, da quantidade de doces e da complexidade da produção (Ricardo Stambowsky)
- Toda a pompa e circunstância! A mesa de doces é o ponto alto da decoração, uma mesa de doces sem muito adorno e com poucas peças acaba com qualquer projeto (Ana Foster Chocolates)
- Escolhas certeiras! Há uma infinidade de acessórios a serem usados de acordo com o estilo da decoração. Se for um casamento no campo, abusem de peças de madeira, flores e suculentas. Já uma festa na praia pede conchas e estrelas do mar (Louzieh Doces Finos)
- Mantendo a tradição: ainda sou fã de uma boa prataria e cristais, brincando com várias alturas e colocando alguns elementos decorativos diferentes para dar uma bossa (Ser Constância)
- Presença confirmada: os arranjos florais estão sempre presentes, pois dão um bom destaque e, geralmente, são imponentes (Louzieh Doces Finos)
- Caprichado na medida: se for um desejo dos noivos, a mesa de doces temática é interessante sim, mas desde que haja um equilíbrio, para não se tornar uma mesa de debutante ou com aspecto infantil. A ideia é que a personalização dos doces harmonize com a decoração (desireCacau)
- Invista com tudo! As tags fazem a comunicação da mesa de doces aos convidados, especialmente hoje em que os doces recebem decorações exuberantes, o que torna a tarefa de descobrir o sabor do doce ainda mais difícil (Desire Cacau)
- Paladar direcionado: não gosto de misturar mais de um tipo de doce na mesma bandeja. Sempre coloco os doces em um grupo e chocolates em outro (Ser Constância)
- Mil e uma utilidades: além de informar, identificar os doces diminui o desperdício, pois o convidado não pegar se não for o sabor pretendido. Também evita o desconforto com aqueles que têm restrição alimentar (desireCacau)
- Todo cuidado é pouco! Os doces são muito sensíveis. Devem ficar, de preferência, em ambiente bem refrigerado e é preciso muito cuidado ao manuseá-los. Inclusive, existem luvas apropriadas para isso! (Ricardo Stambowsky)
- Delicioso e prático: brigadeiro não precisa de refrigeração, basta armazenar ou posicionar em um lugar fresco ()
- Serviço essencial: copeiras de mesa são uma opção para zelar pela organização do ambiente. Elas podem esclarecer dúvidas, remanejar bandejas, retirar formas vazias e repor os doces ao longo da festa (desireCacau)
ETIQUETA – DO OR DON’T?
- Open candy! Os convidados podem comer os doces a hora que bem quiserem. Acho muito deselegante impedir alguém de saboreá-los (Ricardo Stambowsky)
- Embalagens x quantidade: é interessante disponibilizar embalagens para os convidados levarem os doces desde que a quantidade de doces atenda a demanda (desireCacau)
- Afinal… é perigoso colocar embalagens à vista! Pode haver uma limpa e a mesa ficar pelada antes do tempo (Ricardo Stambowsky)
- Enterro dos ossos: oferecendo sweetbags personalizadas, a experiência do casamento é estendida para os dias seguintes e as pessoas sempre lembrarão a festa ao olhar para embalagem ()
- Conforto, sempre! É muito elegante quando garçons circulam com as bandejas de doces. Inclusive é uma comodidade para quem está sentado e não quer se levantar para ir até a mesa (Ricardo Stambowsky)
OS + PEDIDOS!
- Sensações do momento! Churros, leite ninho com nutella e ovomaltine estão em alta (Louzieh Doces Finos)
- Em alta! Bruleé, docinho de paçoca e brie com damasco (Ana Foster Chocolates)
- Quem está fazendo a vez: aposte em itens frutados! Brigadeiros saborizados, como doce de limão e releituras (desireCacau)
CLÁSSICOS
- Não abra mão! Flor de coco, laranjinha recheada, brigadeiro, vulcãozinho de amendoim, damasco com nozes, e Romeu e Julieta (Louzieh Doces Finos)
- Nunca perde a majestade: os tradicionais voltaram aos cardápios com muita força e design totalmente repaginado. Não podem faltar os doces com nozes, damasco e doce de leite (desireCacau)
- Queridinhos! Docinhos de nozes, tarteletes de physallis, barquinha de nutella e brigadeiro belga (Ana Foster Chocolates)
A DUPLA PERFEITA: QUANTIDADE E VARIEDADE
- Escolhendo a dedo: a escolha do cardápio de doces deve sim contemplar todos os convidados, mas partir do paladar dos noivos para trazer a identidade deles (desireCacau)
- Quem manda é você: não há um limite de tipos de doces a serem oferecidos. A variedade é estabelecida de acordo com as condições do casal ()
- Para se deliciar! De 3 a 4 chocolates e de 4 a 6 doces por convidado. Quando não tem bolo, indicamos minicupcakes (Ana Foster Chocolates)
- Fazendo as contas: em termos de brigadeiros, geralmente o ideal é de 6 a 8 unidades por pessoa, dependendo do tamanho da mesa ()
- Quanto mais, melhor! Uma mesa com muita variedade, além de atender aos mais diversos paladares, contribui para a decoração com cores e texturas diferentes (desireCacau)
CRÉDITOS
1, 6 e 10. João Salamonde | 2. Leandro Joras Fotografia | 3 e 7. Divulgação | 4. Demetrius Borges | 5. Tomas Rangel | 8. Aszmann | 9. Alexandre Landau | 11. Momento Fotógrafico