Atente-se as novas regras de comportamento para casamentos pós-pandemia

Por  |  0 Comentários


Em tempos de pandemia, noivos e convidados precisam estar atentos a uma série de novas regras de comportamento para o bem-estar comum dos casamentos na nova normalidade.

Texto Renata Rodrigues

A pandemia de coronavírus mexeu com a agenda de muitos casais que pretendiam subir ao altar em 2020. A medida em que as autoridades foram permitindo a flexibilização do isolamento, o mercado de eventos voltou a se movimentar em passos de tartaruga. Se antes a expectativa era em concretizar o sonho com uma grande festa para 200 convidados, a realidade exige celebrações menores e traz uma série de recomendações sanitárias para a segurança e bem-estar de todos.

Além da tradicional preocupação com traje adequado, em não se atrasa ou não exagerar na bebida, agora os convidados precisam ter consciência das novas regras de comportamento que se tornaram pré-requisito para que qualquer casamento aconteça em tempos de nova normalidade.

Enquanto uma parcela significativa da população não for vacinada, os eventos continuarão seguindo as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde). Sendo assim, máscaras, álcool gel e distanciamento, recomendações que já fazem parte das nossas vidas, continuarão sendo prestigiadas nos eventos.

Mas além destas, qual é o comportamento indicado e quais as determinações um bom convidado deve seguir durante o casamento? É isso que te contamos a seguir!

Atente-se as novas regras de comportamento para casamentos pós-pandemia

Foto: Tulio Couto

Procure saber as recomendações do evento

Embora as orientações sanitárias sejam as mesmas universalmente, é importante procurar saber com os noivos ou com a equipe de cerimonial quais as especificidades do casamento. Cada evento terá uma disposição diferente, tanto pelo formato como pelo local.

Para facilitar, o casal pode criar um informativo no site ou enviar por mensagem aos convidados as informações básicas para o bem-estar de todos os envolvidos bem como os avisos e contatos para aqueles que possam estar com algum sintoma na semana anterior ao grande dia.

Use Máscara o tempo todo!

O assessório mais importante do dia a dia também será um convidado importantíssimo nos casamentos pós-pandemia. Um estudo da revista científica Royal Society Open Science afirma que as máscaras têm eficácia de 99% como barreira contra o vírus. Ou seja, além de se proteger de contrair a doença, você ainda protege outras pessoas.

No entanto, para que as máscaras cumpram seu papel é importante que: elas sejam de um material uniforme que não deixe que as gotículas de saliva se espalharem; e que estejam cobrindo nariz e boca. Salvo nos momentos de refeição e bebida, use sua máscara o tempo todo! Leve mais de uma por garantia e troque a cada 3 horas ou quando estiver úmida. E nada de máscara de tricot, viu?

Atente-se as novas regras de comportamento para casamentos pós-pandemia

Foto: Aio Foto e Filme

Não compartilhe objetos pessoais

Reuniões sociais são momentos de descontração e confraternização. Antigamente era comum compartilhar com amigos e familiares uma bebida ou alimento. Mas agora é necessário muito bom-senso e da consciência do risco que essas atitudes podem ter.

Então, não compartilhe sua bebida, seus talheres, alimentos, máscaras, cigarro ou outros objetos pessoais. A mesma regra vale para membros do mesmo núcleo familiar. Prevenção em primeiro lugar!

Lave as mãos frequentemente!

Em qualquer ambiente, é inevitável tocar em objetos e superfícies. As mãos são nossa principal ferramenta de contato e ação. E é claro que num evento em algum momento será necessário colocar as mãos na cadeira para puxá-la para sentar, segurar um copo com bebida ou num talher, dar uma checada no celular, no rosto… Enfim, são inúmeras as possibilidades de contato.

Por isso, logo que chegar ao local da recepção, já procure saber onde é o lavabo e visite-o com frequência para lavar as mãos. A higienização correta tem duração mínima de 20 segundos e inclui a limpeza entre os dedos, unhas e palma das mãos. Com água e sabão você garante sua proteção por mais tempo!


Leve seu próprio álcool gel

Quando não for possível se dirigir ao lavabo, faça a higienização das mãos com álcool gel 70%. É possível que os noivos ofereçam dispensers por todo o espaço do evento, mas para maior comodidade leve consigo o seu próprio.

O produto é comprovadamente eficaz no combate a germes e bactérias e é um aliado poderoso na prevenção e cuidados higiênicos da covid-19.

Atente-se as novas regras de comportamento para casamentos pós-pandemia

Foto: Alexandre Rechtman

Respeite o espaço dos outros convidados

O casamento é uma data especial para todos os envolvidos. Porém, dada a delicadeza dos tempos em que vivemos é preciso ter a empatia. Não forçar contato físico é respeitar o espaço do outro.

Como os noivos são protagonistas, é evidente que os convidados queiram demonstrar todo carinho por abraços e toques. Mas ao todo, são muitas pessoas e o risco é de transmissão é alto. Por isso, encontre outras maneiras de demonstrar seu carinho pelos noivos e demais presentes. Algumas sugestões são: escreva uma carta a mão ao casal, faça sua homenagem nas redes sociais, demonstre com gestos mantendo a distância ou até mesmo, faça um discurso a eles. É certo que os noivos vão entender e se emocionar com sua atitude.

Mantenha o distanciamento

Usar máscara e higienizar as mãos com frequência são medidas preventivas. Unidas ao distanciamento mínimo de um metro e meio, elas se potencializam. Considerando que em algum momento muitos estarão sem a proteção para se alimentar, é importante que os convidados mantenham-se em distância física para a segurança de todos.

Em caso de sintomas comunique

E por último, em caso de quaisquer sintomas que possam ser da covid-19, como febre, tosse seca, perda de paladar ou olfato e afins, entre em contato com os noivos. O mais indicado é suspender a presença no dia do evento para não colocar outras vidas em risco. Como anfitriões, eles entenderão que sua ausência é por um bem maior.

Em caso de sintomas após o evento, a orientação também é comunicá-los. Dessa forma, os outros convidados podem ser informados para se atentarem a necessidade monitorar seus sintomas.

Todas as recomendações acima se tratam de recomendações divulgadas pela OMS desde o início da pandemia. Seguindo as orientações e respeitando o espaço de cada indivíduo, todos aproveitarão um evento em maior segurança e conforto.

Atente-se as novas regras de comportamento para casamentos pós-pandemia

Foto: Adalberto Rodrigues

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr