Dicas de chef: 19 sugestões de pratos para o seu buffet

Por  |  0 Comentários


Alimentos e emoções estão diretamente ligados. Afinal, quem não tem bons sentimentos e lembranças quando sente o sabor daquele doce preferido da infância? Ou o cheirinho de uma comida caseira que remete aos almoços em família?

Geralmente, chefs e profissionais da gastronomia começaram na profissão por amor, por terem boas recordações na cozinha e esse sentimento se estende para cada receita, para cada criação.

Por isso, que o buffet é a alma do seu evento, por meio dele você consegue demonstrar a preocupação, receptividade e cuidado em receber os convidados. Isso porque a qualidade do serviço, de comidas e bebidas, demonstra a imagem que pretende passar aos convidados.

Mas essa missão é sua, você escolhe, de acordo com seus gostos, quais serão os comes e bebes da sua festa. Dá uma dúvida, não é? E se você tivesse algumas dicas valiosas sobre o que escolher para servir no seu evento?

Como por aqui a gente pensa em tudo, separamos algumas dicas dos principais chefs do Rio de Janeiro. Confira!

Rappanui Gastronomia

Desde  2004, o Rappanui Gastronomia realiza sonhos,  transformando eventos em momentos inesquecíveis. Tudo isso sob o comando do casal de chefs Margareth Rocha e Ricardo Pires: dois apaixonados pela gastronomia.

Eles uniram ingredientes fundamentais como dedicação, técnicas e empreendedorismo, para criar uma receita única no mercado: gastronomia contemporânea brasileira com autenticidade e sabor.

E, claro, o amor pelo que fazem é o tempero especial para garantir qualidade e saber em tudo que fazem. Vem ver os pratos que eles sugeriram!

Bobó de camarão acompanhado de arroz de coco

Esse é o carro-chefe em maioria nos eventos! Ele é feito com um creme aveludado de mandioca e leite de coco e temperos salteados no azeite de dendê e camarões limpos e refogados no azeite e colocados só depois para não perderem a textura. E voilà meu rei! Uma delícia tipicamente brasileira feita com muita
técnica e carinho.

Foto: Ricardo Pires

Foto: Ricardo Pires

Gnocchi com molho de gorgonzola e nozes

Massa nunca falta nos eventos do Rappanui Gastronomia! E como sugestão para esta matéria, o escolhido foi o Gnocchi: uma massa super tradicional e feita artesanalmente, com molho de gorgonzola e nozes. O molho exclusivo de gorgonzola é espesso, suave e agrada diversos paladares e o doce e a crocância das nozes
finalizam o prato, que além de lindo, é delicioso!

Queijo brie folhado com nuts e favos de mel

Outra aventura gastronômica que é sucesso nos eventos ou nas vendas no Rappanui To GO (o delivery da empresa), é o queijo brie folhado com nuts e favos de mel. Além de agradar aos olhos, tem um sabor marcante e requintado.

O queijo brie utilizado nesta receita é de altíssima qualidade e coberto com uma camada delicada e dourada de massa folhada acompanhado com nuts caramelizados e crocantes, como Castanhas do Pará, de Cajú, Nozes e outros. Para finalizar, um pedaço generoso de favo de mel e regado com essa especialidade divina!

Foto: Managollo

Foto: Managollo

Bolinho de feijoada

Como aperitivo de entrada, um dos grandes amores dos clientes Rappanui é um clásico na culinária brasileira: feijoada! Que, nos eventos do buffet, brilha em forma de bolinho.

Recheadíssimo com calabresa, bacons fritos e couve mineira refogada e finíssima, acompanhada de um shot de cachaça Nega Fulô, que combinados é festa no céu! Quero dizer, festa na boca!

Foto: Alexandre Rechtman

Foto: Alexandre Rectman

Brigadeiros salgados

Oi, brigadeiro salgado? Como assim? Por aqui, eles já são bem conhecidos como entrada e sempre fazem parte dos eventos e das vendas no delivery. E como é  impossível comer um só, no Rappanui você encontra o trio de brigadeiros salgados que, juntos, além de lindos, enganam os olhos parecendo doces e surpreendem na boca com sabores incríveis!!

Tem o brigadeiro lunata, que é feito de salmão defumado com gergelim, molho teriyaki caseiro e casquinha de beterraba. O ouriço de gorgonzola, que é feito com queijo gorgonzola enrolado na crocante e fresca castanha de cajú picada, geleia de amora caseira na base neutra e por último, mas não menos importante, o brigadeiro Rappanui.

O brigadeiro Rappanui é igualzinho ao brigadeiro tradicional, porém é feito de patê de foie coberto com granulado de puro cacau, redução de vinho tinto na casquinha de cacau feita em nossa cozinha.

Sapore Blu

A Bluemoon, a maior empresa de celebrações do Brasil e comanda o renomado buffet de eventos sociais e corporativos do país: o Sapore Blu.

Com a assinatura do Chef Ignácio Peixoto, vencedor da categoria Chef Revelação do prêmio Comer & Beber da Veja em 2019, a Sapore propõe uma experiência gastronômica de alto padrão, que envolva o maior número de sentidos possíveis. Para isso acontecer, une duas das principais “ciências” do mundo em que vivemos: gastronomia e design.

Como sugestão de menu, o Chef Iggy selecionou pratos que, além de serem os seus preferidos, têm uma cara super carioca: leves e frescos.

Risoto

Prato típico italiano com um toque comfort de Chef! O risoto é versátil, refinado e delicioso. Feito artesanalmente com alimentos frescos, é o prato perfeito para servir em um dia tão especial.

Foto: Lipe Borges

Foto: Lipe Borges

Salada Caprese

Leve, refrescante e saborosa, a salada Caprese reúne os ingredientes mais notáveis da culinária italiana, e traz toda a leveza e sofisticação que a sua festa merece.

Foto: Lipe Caprese

Foto: Lipe Borges

Brandade de bacalhau

Um prato muito tradicional português, afinal  a gastronomia do rio é influenciada pela cultura portuguesa! Esse não poderia faltar por aqui!

Foto: Lipe Borges

Foto: Lipe Borges

Ceviche

Famoso prato peruano totalmente reinventado pelo Chef Iggy! O diferencial aqui é utilizar peixes brancos frescos dos pequenos produtores da nossa região.

Foto: Lipe Borges

Foto: Lipe Borges

Moquequinha do Iggy

Receita de família, com um toque de amor! A moquequinha é o prato preferido do nosso Chef Ignácio, servida com uma farofinha de dar água na boca e arroz de coco. Seus convidados vão se encantar

Foto: Lipe Borges

Foto: Lipe Borges  

D.A Gastronomia

A D.A. Gastronomia está no mercado desde 2001 e sob o comando de Dóris Abrantes e Monique Abrantes. Hoje, o buffet é um dos mais reconhecidos do Rio de Janeiro e tem a missão de oferecer muita variedade para agradar a todos os gostos dos convidados na festa com itens tradicionais, opções vegetarianas, veganas e sem gluten no cocktail volante finger food.

Isso porque a D.A Gastronomia conta com um time altamente qualificado e antenado: Dóris e Monique rodam o mundo em busca do que há de mais moderno, ousado e diferente nas mais diversas culturas, com a intenção de trazer novidades para os seus eventos aqui no Brasil.

Tendo tantas referências e uma grande variedade de itens para servir como entrada e também durante toda a festa – principalmente no cocktail volante finger food- escolher apenas 4 sugestões de pratos deve ter sido uma tarefa muito difícil.  Veja quais elas escolheram:

Merengue de gorgonzola com geleia de abacaxi – opção sem gluten e vegetariana |

Merengue de gorgonzola com geleia de abacaxi - opção sem gluten e vegetariana

Foto: Candido Vilella

Sable de coco com foie gras e geleia de framboesa |

Sable de coco com foie gras e geleia de framboesa

Foto: Candido Vilella

Renda de carne seca (tapioca – opção sem gluten)

Renda de carne seca (tapioca - opção sem gluten) | Foto Candido Vilella

Foto: Candido Vilella

Mil folhas de pupunha

Foto: Candido Vilella

Mas e os docinhos?

Achou que a gente iria esquecer dessa parte tão gostosa? Claro que não! Afinal, quem não ama chegar em uma festa e ver uma cheia de doces? Eles ultrapassam a capacidade de conquistar apenas pelo paladar: eles fazem parte da decoração, deixando-a muito mais sofisticada.

Com mil e uma possibilidades de ingredientes e combinações, os chefs e confeiteiros da  Patisserie, mandaram algumas sugestões pra gente de dar água na boca!

Macaron

Quem já experimentou um macaron sabe que é divino e quem não experimentou sabe que é lindo e tem cara de muito bom! Os macarons da Patisserie fazem a alegria de muitos casamentos no Rio de Janeiro e em Niterói e é o doce que mais vendido da casa.

Essa delicia é feita com muita técnica e ingredientes de qualidade como, farinha de amêndoas e ovos frescos e os mais variados sabores para recheio, como brigadeiro, quindim, pistache e até champanhe.

São uma verdadeira festa para os olhos e a boca com essa textura suavemente crocante e macia ao mesmo tento. As cores podem ser a mais diversas e podem conversar com a decoração dos eventos fazendo parte da decoração de tão lindas ficam sob a mesa do bolo.

Foto: Roberto Vianna Photography

Foto: Roberto Vianna Photography

Domo pequeno

O Domo pequeno é garantia de uma explosão de sabor na hora da mordida. Feito sob uma base crocante e fresca de farinha de trigo, os recheios e
a cobertura surpreendem com um creme no estilo patissié e pulverizado chocolate na cor do evento!

Foto: VRebel Cinema One

Tarteletes com brigadeiro branco e frutas

As tarteletes com brigadeiro branco e frutas são sucesso nos eventos, pois são práticas e saborosas e lindas, é claro! Feitas com uma casquinha crocante e fresquinha de farinha de trigo com um brigadeiro branco aveludado e frutas frescas com um toque de brilho!

Foto: VRebel Cinema One

Foto: VRebel Cinema One

Carolinas

As Carolinas com craquelin são um charme quando montadas umas sobre as outras! Parecem um monte de delicias! Feitas com uma massa leve de patê à choux, no estilo profiteroles, recheadas com brigadeiros ou cremes frutados e coberta com uma casquinha açucarada que pode levar a cor do evento fazendo parte da mesa de doces ou acompanhando a mesa de cafés!

Foto: Mariana Seelinger Fotografia

Foto: Mariana Seelinger Fotografia

Domo grande

O Domo grande é uma sobremesa divina! Além de ser lindo, é uma explosão de texturas e sabores na boca. Esse entremet é com financier de Castanha de Caju, mousse de chocolate meio amargo com banana e doce de leite. Uma combinação irresistível! Sua cobertura glaçagem espelhada dá um charme à sobremesa.

Foto: Mariana Seelinger Fotografia

Foto: Mariana Seelinger Fotografia

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr