Yvoire, a cidade florida

Por  |  6 Comentários


A florida cidade medieval Yvoire, às margens do Lago Leman, é uma das mais belas aldeias da França, segundo a associação Les plus beaux villages de France. É tão pequena que você a conhece em duas ou três horas, caminhando por suas ruazinhas.

Rua de Yvoire Foto Roberto PereiraYvoire Foto Roberto Pereira

Fica a 22 km de Génève, sendo assim você poderá ir de carro, em menos de meia hora, ou de barco, mas a curtição é ficar na cidade e aproveitar a paz deste lugar encantador. Nós ficamos duas noites e não nos arrependemos, foi muito bom poder passear de manhã cedo e caminhar à noite, ao redor do Lac Léman, vendo as luzes das cidadezinhas suíças do outro lado do lago, sem tanto movimento pelas ruas, já que a maioria dos turistas passa apenas algumas horas e vai embora.

Yvoire vista noturna da marina Foto Roberto Pereira

Escolhi um charmoso hotel à beira do lago com um restaurante maravilhoso, o Hôtel Restaurant Du Port. Nosso apartamento era com vista, tomávamos o café da manhã na varanda, apreciando o vai e vem dos barcos no lago. À noite, jantávamos contemplando o pôr do sol, degustando frutos do mar e bebendo vinho.

Yvoire Hotel Restaurant du Port Foto Roberto PereiraYvoire breakfast Hotel du Port Foto Roberto PereiraYvoire Hotel du Port Foto Roberto Pereira

Percorrer as ruas estreitas da medieval Yvoire, admirando as fachadas de pedras, com suas sacadas coloridas, entrando nas lojinhas de artesanato, visitando galerias de arte, foi um prazer indescritível. Deixamo-nos  levar pelo tempo e aproveitamos todos os minutos desses dias.

Yvoire galeria de arte Foto Roberto PereiraYvoire Foto Roberto Pereira

Visita imperdível foi ao  Jardim dos cinco sentidos ou Labirinto dos cinco sentidos, estávamos curiosos demais para conhecê-lo, pois é um lugar em que os cinco sentidos são despertados ao se caminhar pelos jardins: visão, toque, gosto, aroma, e o murmúrio de uma fonte que aguça a audição.

Entramos assim que abriu, antes que chegassem os guias que vêm de Génève com seus grupos turísticos, sendo assim aproveitamos com tranquilidade esse lugar que, apesar de não ser muito grande, consegue estimular todos os nossos sentidos. Foi uma experiência diferente e bastante agradável.

Jardim dos Cinco Sentidos Foto Roberto Pereira

O Castelo de Yvoire, do século XI, por sua localização privilegiada, teve um papel militar importante. Hoje é uma propriedade particular, portanto não é aberto ao público, mas é um marco na cidade, bastante apreciado por sua beleza.

Vista do castelo de Yvoire Foto Roberto PereiraYvoire vista do castelo Foto Roberto Pereira

Àqueles que ficarem em Yvoire alguns dias, sugiro passear de barco pelo Lac Léman ou sair de carro pelas estradas vicinais, como nós fizemos, conhecendo outras pequenas cidades ao redor do lago. Foram belos e inesquecíveis passeios.

Yvoire é romântica e charmosa, lugar perfeito para uma lua de mel, portanto se você vai casar ou comemorar alguma data especial, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e vá conhecer esta linda cidade.

Por do sol no Lac Leman Foto Roberto Pereira



avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.