Quebec, um pedacinho da França no Canadá

Por  |  2 Coment√°rios


A civiliza√ß√£o francesa na Am√©rica do Norte come√ßou ¬†quando o franc√™s Samuel de Champlain, em 1608, fundou a Nova Fran√ßa¬†na regi√£o leste do Canad√°. Hoje¬†Quebec,¬†a mais linda cidade francesa do Canad√°,¬†nos lembra as “villes de France” em¬†cada rua, cada casa, cada¬†cantinho da Vieux-Quebec¬†.¬†Eu me senti na Fran√ßa durante todos os dias em que passei nessa regi√£o, ouvindo franc√™s o tempo todo, l√≠ngua oficial do Canad√°,¬†al√©m do ingl√™s. A¬†culin√°ria, a arquitetura, os h√°bitos e costumes tamb√©m t√™m origem na civiliza√ß√£o ¬†francesa.

Vista de Quebec com o Chateau de Frontenac ao fundo Foto Roberto PereiraRua em Vieux Quebec Foto Roberto Pereira

Quebec est√° dividida¬†em “Cidade Velha”, de 1608, e “Cidade Nova”, de 2000. A mais encantadora e interessante √© a Vieux-Quebec,¬†de rica cultura e belas paisagens, tanto assim que √© Patrim√īnio da Humanidade da Unesco. Tem¬†a Haute Ville, cidade alta, e a Basse Ville, cidade baixa, ¬†que s√£o ligadas por um bonde, mas tamb√©m podemos ir de uma para outra pelo¬†funicular ou pelas escadas, √©¬†mais pitoresco!

La Promenade des Gouverneurs Foto Roberto PereiraEscadas na Basse Ville com o Fairmont Chateau Frontenac no alto Foto Roberto Pereira

Vieux-Qu√©bec ¬†√© a √ļnica cidade fortificada na Am√©rica do Norte, as muralhas e a Cidadela foram erguidas para proteger a cidade dos invasores americanos h√° mais de 200 anos. Fizemos¬†um belo passeio por l√°,¬†come√ßando na¬†imponente¬†Porte Saint-Jean¬† e caminhando at√© a Citadelle, que¬† fica no cume do Cap Diamant, onde se¬†se tem uma vista espetacular da cidade de Quebec e do rio S√£o Louren√ßo.¬†Conhecemos¬†a¬†fortaleza, o Mus√©e Royal 22e R√©giment, regimento ativo at√© hoje,¬†e a Residencia do Governador Geral da Cidadela, numa visita guiada. Achei comovente a tradi√ß√£o de todos os dias,¬†na capela, um dos soldados ler os nomes dos mortos em combate, terminando com o lema do regimento e da cidade: “Je me souviens” (Lembro-me)…¬†a Hist√≥ria est√°¬†em toda parte, √©¬†¬†uma viagem no tempo inesquec√≠vel!

Porte Saint-Jean Foto Roberto PereiraCitadelle de Quebec Foto Roberto Pereira

Ficamos deslumbrados com o charme das ruas de Vieux-Quebec em estilo europeu e foi muito prazeroso conhecer essa parte da cidade caminhando pelas suas encantadoras ruas.

Haute Ville Quebec Foto Roberto PereiraBasse Ville  no alto Fairmont Chateau de Frontenac  Foto Roberto Pereira

Uma das mais atraentes ruazinhas de Quebec √© a¬†Rue du Tresor, na Haute Ville,¬†um¬†pequeno quarteir√£o onde os artistas¬†exp√Ķem e vendem quadros, a maioria com tem√°tica da regi√£o de¬†Quebec.

Rue du Tresor Quebec Foto Roberto Pereira

Restaurante, bistr√īs, galerias de arte, lojinhas de souvenirs espalham-se pela Vieux-Quebec e atraem turistas de todo o mundo e de todas as idades.

Um restaurante na Basse Ville Quebec Foto Roberto PereiraUma loja em Vieux Quebec Foto Roberto Pereira

Na Haute Ville¬†fica o conhecido e luxuoso hotel Fairmont Ch√Ęteau Frontenac,¬†com bonita arquitetura e em localiza√ß√£o privilegida, sua foto est√° em quase todos os cart√Ķes postais de Quebec, mesmo que n√£o fique hospedado nele, vale¬†conhecer este castelo de contos de fada.

Fairmont Chateau de Frontenac detalhe da fachada  Foto Roberto PereiraLobby Fairmont Chateau Frontenac Foto Roberto Pereira

N√£o deixe de beber um aperitivo¬†no bar ou jantar no seu restaurante, admirando¬†a paisagem, enquanto saboreia¬†pratos da¬†culin√°ria francesa ou alguns da culin√°ria “qu√©b√©cois”¬†como¬†o delicioso prato t√≠pico: Poutine ou as carnes de frango gaul√™s, de cervo, de veado, de ema, de cordeiro ou o¬†salm√£o fresco.

Bar do Fairmont Chateau Frontenac Foto Roberto Pereira

A Colina Parlamentar tem belos jardins, fontes, monumentos e esculturas, nela fica o majestoso edifício do Parlamento, se quiser conhecê-lo há visitas guiadas gratuitas durante o dia.

Passear de charrete em volta da Colina é um programa bem turístico e super agradável.

Passeio de charrete Colina do Parlamento Foto Roberto Pereira

Na província de Quebec o catolicismo é a religião predominante, por isso há belas igrejas e santuários por toda a região. Na cidade de Quebec uma das mais bonitas é a Igreja Notre-Dame-des-Victoires, em estilo francês, que após cada um dos vários incêndios era reconstruída.

Para quem ficar v√°rios dias na cidade h√° muitas outras atividades como conhecer o¬†Morrin Centre, que foi a primeira pris√£o de Quebec ou¬†o Mus√©e de la Civilisation, o mais popular, sempre com excelentes¬†exposi√ß√Ķes ou¬†o Plaines d’Abraham,¬†que fica no parque do Champs-de-Bataille, √© a maior √°rea verde da cidade, como o¬†Central Park em¬†New York ou o¬†Hyde Park em¬†Londres.

A rom√Ęntica Quebec nos encantou, √© linda¬†e harmoniosa, toda¬†arrumadinha e colorida, al√©m disso √© alegre,¬†com festivais de¬†ver√£o, que re√ļnem muitos jovens.¬†Como Vieux-Quebec √© pequena¬†passeamos ¬†sem cansar, ou seja,¬†¬†√© um lugar n√£o s√≥ para casais em lua de mel, mas tamb√©m para os mais velhos¬†que querem apreciar com calma as coisas¬†belas da vida.

Detalhe em Quebec Foto Roberto Pereira

Conheça Quebec e aproveite ao máximo essa cidade mágica e apaixonante. Se quiser viajar sem preocupação com passeios e hospedagem, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado, para você.



avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.