Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Valle d’Aosta, Terra Encantada nos Alpes Italianos

Por  |  2 Comentários


Fazer uma viagem atravessando o túnel do Mont Blanc que liga Chamonix, na França a Courmayeur, na Itália, era um antigo sonho nosso que ao realizarmos, superou nossas expectativas…  a paisagem é belíssima!

Mont Blanc Foto Roberto Pereira

Saímos de Yvoire, na França, à beira do lago Génève, em direção à Cogne, uma pequenina cidade no Valle d’Aosta, na Itália. Rodamos 162 km, com muitas paradas para fotos, 14 km dentro do túnel.

Pr do pedagio do tunel Mont  Blanc Foto Roberto Pereira

O Valle d’Aosta é uma região nos Alpes Ocidentais, entre o Mont Blanc, o Matterhorn, o Monte Rosa e o Gran Paradiso, no noroeste da Itália, com suas montanhas sempre cobertas de neve, monumentos romanos e castelos medievais, herança de antigos habitantes como os godos, bizantinos, francos e romanos.

Pelas estradas do Valle d Aosta Foto Roberto Pereira

É um local muito apreciado pelos turistas, muitos deles voam para Turim, importante cidade italiana que fica a 60 Km do vale, depois alugam carro para chegar ao Valle d’Aosta. No inverno o lugar é um paraíso para os que gostam de esquiar, pois é centro internacional de esqui “cross country” com 70 km de trilhas, há também 9 km de pistas de descida e mais de 140 “icefalls” (quedas de gelo), a escalada nos “icefalls” é bastante perigosa porque há risco de desabamento.

No verão os esportes preferidos são as caminhadas, mountain bike e banhos de cachoeira.

Ciclista no Giardino Alpino Paradisia Foto Roberto PereiraCachoeira no Giardino Alpino Paradisia Foto Roberto Pereira

Há muitas cidades charmosas com excelentes resorts para se ficar. Escolhi Cogne, localizada no vale do córrego Torrent Grande Eyvia, por ser uma cidadezinha encantadora e um local com muitas atrações naturais, como lagos e cascatas, além do Giardino Alpino Paradisia, um jardim botânico alpino, a 1700 m, com mais de 1.000 plantas e flores não só dos Alpes e Apeninos, mas também com flora de outras montanhas da Europa, Ásia e América.

Cogne no Valle d Aosta Foto Roberto PereiraCogne Foto Roberto PereiraIgreja de Sant Orso Foto Roberto Pereira

Ficamos no charmoso e romântico Hotel Miramonti, “La cura del dettaglio è minuziosa e appassionata…”, (A atenção aos detalhes é meticulosa e apaixonada), é exatamente assim que todos os funcionários agem nesse hotel com serviço primoroso e vista maravilhosa, onde passamos dias perfeitos, passeando, relaxando e aproveitando o excelente spa do Miramonti.

Vista do nosso quarto no Hotel Miramonti Foto Roberto PereiraHotel Miramonti em Cogne Foto Roberto PereiraDetalhe de uma sala do Hotel Miramonti Foto Roberto Pereira

Fomos a cidade de Aosta, antiga Augusta Praetoria, é a mais importante cidade do vale, nela ainda vemos muitos monumentos como o arco de Augusto e a ponte romana que remontam à história do lugar. Passamos o dia explorando essa cidade encantadora em que muitos turistas preferem se hospedar porque, sendo maior,  tem mais comércio, restaurantes e hotéis.

Aosta Foto Roberto Pereira

Um passeio que fizemos e recomendo muito foi ao Castelo Reali De Sarre que nos surpreendeu quando conhecemos seu interior. Era a residência do rei Victor Emanuel II nos meses de temporada de caça no Valle d’Aosta. Uma guia acompanha a visita enquanto vai contando a história do castelo, que tem aposentos íntimos e salões luxuosos, sem falar na sala dos troféus que é, no mínimo, esdrúxula, com milhares de cabeças de  íbex e camurças ornamentando tetos e paredes… fiquei chocada com a decoração deste cômodo!

Castelo De Sarre Foto Roberto Pereira

Passamos dias felizes e prazerosos, apreciando a beleza e tranquilidade deste lugar de sonho, que mais parece cenário de filme romântico. Se você está pensando em uma viagem para ser curtida a dois, vá para o Valle d’Aosta, lugar perfeito para os enamorados e se precisar de assessoria para programar seu roteiro conte com as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.