Uma viagem pelos Pirineus

Por  |  9 Comentários


Uma das mais belas estradas da Europa é a que atravessa a cordilheira dos Pirineus, que faz fronteira natural entre França e Espanha com Andorra incrustada entre os dois países.

Pirineus  Foto Roberto Pereira

Saímos de Carcassonne, na França em direção ao pequeno  Principado de Andorra. A paisagem é realmente impactante, com montanhas pontiagudas, as mais altas sempre cobertas de neve.

Cristo na estrada Foto Roberto Pereira

Depois de 2h30, chegamos à capital Andorra la Vella, procurada no inverno por turistas que vão em busca de esportes na neve, já que suas estações de esqui são famosas pela alta qualidade e preço baixo. Não era inverno, por isso imaginei que estaria vazia, afinal sua população é de menos de 30.000 habitantes, qual não foi minha surpresa ao me deparar com uma cidade cheia de vida, com muitos lugares para visitar e compras a fazer, porque em Andorra la Vella não é cobrado o IVA, imposto que tem nos países da União Européia.

Andorra la Vella Foto Roberto Pereira

Um local imperdível é a Caldea, um spa resort, numa moderna construção de 18 andares, onde você tem à disposição uma enorme área de “Lazer Spa” e a água é a personagem principal, numa atmosfera mágica de banhos, fitness e áreas de descanso. Todos os dias às 21h40 há o show com música e luz, o Mondaigua. Não deixe de conhecer esse lugar.

Caldea em Andorra Foto Roberto Pereira

Há ótimos hotéis em Andorra, ficamos no Plaza Andorra, no centro da cidade, excelente 5 estrelas com spa, centro de beleza e um serviço perfeito, por um preço inacreditável!… e ainda nos deram upgrade para uma suite, na cobertura, com espumante nos aguardando. Adorei!

Hotel Plaza Andorra Foto Roberto Pereira

Suite no Plaza Andorra Foto Roberto Pereira

Suite Plaza Andorra Foto Roberto Pereira

Os passeios ao redor da cidade são lindos. Fomos ao parque de aventuras Naturlandia, a meia hora de Andorra la Vella, com muitas atrações para todas as idades, uma delas é o Tobotronc, o escorrega alpino mais longo do mundo, há também guias que fazem trilhas e caminhadas com os visitantes, enfim atividades não faltarão!

Lago nos Pirineus Foto Roberto Pereira

Depois de alguns dias partimos para Vielha, Espanha, na verdade foi uma parada estratégica, pois não gostamos de rodar muitas horas pelas estradas, mas a cidade é tão encantadora e o hotel tão agradável, que curtimos muito esse lugar.

Ficamos num dos hotéis dos Paradores de Turismo de España que  são hospedagens de excelência e se encontram em centros históricos ou em locais de natureza reconhecida, como parques ou reservas naturais. O escolhido por nós foi o Parador de Vielha, localizado numa colina sobre o  Val d’Arán, com vistas espetaculares e o preferido para quem vai esquiar, o que não era o nosso caso, afinal estávamos na primavera.

Vielha vista do Parador Foto Roberto Pereira

Depois de um giro pela charmosa cidadezinha, voltamos ao hotel e fizemos tudo o que o hotel oferecia, relaxamos no spa, fomos na piscina aquecida, na banheira de hidromassagem, na sauna, pegamos sol nas espreguiçadeiras do terraço e, à noite, jantamos no restaurante panorâmico, apreciando a paisagem, enfim aproveitamos demais esse lugar!

Parador de Vielha Foto Roberto Pereira

Pirineus na primavera  Foto Roberto Pereira

Partimos de Vielha em direção à Lourdes, linda cidadezinha, onde tem um dos santuários cristãos mais visitados no mundo, dedicado a N. Sra de Lourdes. A pequena cidade vive em torno dos fiéis que vão até lá para agradecer ou pedir graças. Foi emocionante  ver a fé dos que participavam da procissão ou dos que faziam seus pedidos na gruta.

Basilica de Nossa Senhora de Lourdes Foto Roberto Pereira

Gruta de Lourdes Foto Roberto Pereira

Santuario de Lourdes Foto Roberto Pereira

Continuamos a viagem, sempre admirando a bela paisagem, até que chegamos a Biarritz, na costa atlântica francesa.

Biarritz Foto Roberto Pereira

Biarritz é uma cidade elegante que se popularizou por volta de 1800, depois que Napoleão Bonaparte  descobriu esse lugar e a realeza européia  passou a veranear por lá. Atualmente há  várias escolas de surf  e uma importante competição internacional anual desse esporte. Como toda cidade praiana, tem vida noturna intensa e agitada, com muitos bares e discotecas. Tem também um cassino à beira mar, mas o “point” é a Grande Plage que é bonita, tem areia fina e mar de azul intenso.

Grande Plage Foto de Roberto Pereira

Há muitos passeios interessantes como subir os 248 degraus do Farol de Biarritz e ver a paisagem excepcional do litoral basco e landês, que infelizmente não admirei porque não quis subir as escadas… Há muitos museus na cidade, como o Museu do Mar que fica num belo edifício art deco, o Museu Histórico situado numa antiga igreja, o Museu do Chocolate com exposição de esculturas de chocolate.

Um belo lugar para ver o pôr do sol é do Rochedo da Virgem, ligado à terra por uma ponte metálica construída por Gustave Eiffel.

Rochedo da Virgem Foto Roberto Pereira

Nosso tour pelos Pirineus terminou em Biarritz, mas fomos um pouquinho mais além, em Hondarribia. É uma linda e charmosa cidade no país Basco, Espanha. 

A cidade velha, chamada de Casco Antigo, fica no alto, cercada de muralhas, é bonita e muito bem preservada, com ruas de paralelepípedo, casas coloridas e varandas de madeira. Além do centro histórico, conhecemos também La Marina, animado bairro de pescadores, cheio de bares e restaurantes, com ruas de pedestres arborizadas e lindas casas.

Muralhas de Hondarribia Foto de Roberto Pereira

Casco Antigo Hondarribia Foto Roberto Pereira

Hondarribia Foto Roberto Pereira

Foram dias maravilhosos que deixaram saudades e vontade de começar tudo de novo. Agradeço a Alexandre Milessis, da Gotas de Mel Turismo, que nos orientou nessa viagem e nos fez descobrir as encantadoras Vielha e Hondarribia. Também as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores têm uma lista de boas opções para se escolher um belo roteiro.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.