Um passeio por Zadar

Por  |  0 Comentários


Conheça Zadar, uma das cidades mais encantadoras da Croácia. Com uma história incrível e de fazer qualquer visitante se apaixonar por cada canto desse lugar!

Zadar, na Croácia,  é uma cidade na costa da Dalmácia, no Mar Adriático que fica a 45 minutos de avião e a 3 horas de carro da capital Zagreb, ou a 6 horas de ferry, saindo de Ancona, na Itália.

Sua histórica é excepcional, dentre as cidades croatas que sempre foram habitadas, a mais antiga é Zadar, em 59 aC tornou-se um município romano,  além dos romanos, Zadar foi dominada pelos carolíngios, otomanos, franceses, italianos e sérvios, por isso tem uma rica herança cultura, na cidade medieval encontram-se muitas ruínas romanas e venezianas. A cidade antiga  é cercada por uma espetacular muralha com portões venezianos  que dão entrada para a antiga urbe.

Zadar: muralha medieval, Zadar - Foto Roberto Pereira

Zadar: cidade à noite com a muralha medieval ao fundo - Foto Roberto Pereira

Ao começar nosso passeio pela cidade, logo senti que havíamos encontrado um lugar irresistível para turista, além da beleza natural, há  riquezas arqueológicas da época antiga e medieval ao lado de obras contemporâneas incríveis, como o Sea Organ e  o The Greeting to the Sun, ambas do excepcional arquiteto Nikola Bašić, uma curiosidade: Brad Pitt o contratou para o projeto do resort de luxo (privado) que construirá na Croácia.

Zadar: uma marina em Zadar tendo ao final da ponte o portão de entrada da cidade medieval - Foto Roberto Pereira

Zadar: portão na muralha medieval de Zadar - Foto Roberto Pereira

Sea Organ, Órgão do Mar, foi uma das mais espetaculares atrações que já vi! Imaginem um instrumento musical tocado pelas  ondas do mar, as ondas quando encontram os tubos que estão debaixo dos grandes degraus de mármore formando uma escada que se prolonga ao longo da costa emite sons musicais… nunca de ouve o mesmo som, sempre será completamente único. Uma contribuição  de vários profissionais competentes que se reuniram para fazer esta maravilha!

Zadar: Sea Organ em Zadar - Foto Roberto Pereira

No mesmo local, ao lado do Sea Organ, foi construído  The Greeting to the Sun,  Saudação ao Sol, onde trezentas placas de vidro,  em múltiplas camadas, foram colocadas em forma de um círculo, embaixo das placas estão os módulos solares que captam a luz do sol. Com o pôr do sol começa o impressionante  show de luz nas placas solares no mesmo ritmo das ondas e dos sons do Órgão do Mar.

Zadar: The Greeting to the Sun, a Saudação ao Sol - Foto Hilma Pereira

Ir no final da tarde para a Riva, um calçadão à beira mar, é o melhor programa para quem quer assistir ao pôr do sol. É na Riva que ficam o Órgão do Mar e o Saudação Ao Sol, esperar que o sol se ponha, ao som do Sea Organ e admirar o show de luzes do  The Greeting to the Sun é um passeio imperdível, sem contar que é totalmente free. Hitchcock dizia que “Zadar tem o mais bonito pôr do sol do mundo“, concordo com ele!

Zadar: pôr do Sol na Riva de Zadar - Foto Roberto Pereira

Andar pelas ruas de Zadar é um prazer, com amplos espaços, ruas de paralelepípedos e uma bela orla marítima na old town, a cidade parece ter sido feita para se caminhar. Há muitos restaurantes, pastelarias ou cafés espalhados, onde vocês poderão fazer uma pausa, enquanto escolhem o próximo programa no roteiro, não faltam para isso museus, exposições, feiras, teatros, concertos ou lojas.

Zadar: cidade medieval Zadar - Foto Roberto Pereira

Zadar:  uma rua na cidade antiga de Zadar - Foto Roberto Pereira

Church of Saint Donato, igreja de São Donato, é um dos símbolos da cidade de Zadar, construída na Idade Média em estilo bizantino, foi erguida sobre o fórum romano, do século I. Atualmente, devido à sua acústica extraordinária, há apresentações musicais no seu recinto, são as “Noites musicais em Saint Donat”.  .

Zadar: praça em frente à igreja de São Donato em dia de feira de artesanato - Foto Roberto Pereira

A religião católica predomina na Croácia, portanto há inúmeras igrejas católicas em todo país, em Zadar não é diferente, andando pela cidade medieval sempre nos deparamos com ruínas e  igrejas. Na Church of St Mary , Igreja e Convento de St Mary, há uma exposição permanente de arte religiosa, chamada de The Gold and Silver of Zadara, O Ouro e Prata de Zadar, que é uma das exposições mais valiosas na Croácia.

Zadar: ruínas arqueológicas e a Igreja de São Donato - Foto Roberto Pereira

Zadar: Convento e Igreja de St Mary onde há uma exposição permanente chamada O Ouro e Prata em Zadar - Foto Roberto Pereira

Gostamos de visitar museus pelo mundo e o Museu Arqueológico de Zadar foi mais um que conhecemos, tem uma arquitetura arrojada e moderna, onde a exibição das peças está dividida por unidades arqueológicas pré-históricas, antigas, medievais e submarinas e seu acervo conta com mais de 100.000 peças do período  paleolítico até o final do século XI, vale a pena conhecê-lo.

Zadar: Museu Arqueológico de Zadar - Foto Roberto Pereira

Zadar: Museu Arqueológico de Zadar - Foto Roberto Pereira

Outro museu interessante  é o Museum of Ancient Glass Zadar, Museu de Vidro Antigo de Zadar, fica no palácio Cosmacendi, século XIX e tem uma bela vista para o porto. Sua coleção de vidro romano é uma das maiores fora da Itália, tem cornucópia de copos e frascos retirados dos sítios arqueológicos em toda a Dalmácia. Na lojinha vocês encontram à venda réplicas de vidro romano para levar de lembrança.

Há vários outros museus em Zadar, como o Museum of Illusions, Museu das Ilusões, divertido, mas nada espetacular., o  National Museum Zadar, Museu  Nacional de Zadar, interessante para se ter uma visão da cultura da região, a Gallery of Fine Arts, Galeria de Belas Artes, com suas impressionantes coleções e exposições também é uma boa opção de lazer.

Zadar: curtindo Zadar - Foto Roberto Pereira

Enfim, Zadar superou nossas expectativas, não imaginávamos que fosse tão bonita e interessante, tão animada  e tão cheia de turistas, com um povo gentil que sabe receber muito bem os visitantes deste lugar vibrante, dinâmico e jovem… apesar de séculos de História!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.