Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Um passeio no Wine Train pelas vinícolas de Napa Valley

Por  |  0 Comentários


Um tour pela região dos vinhedos californianos com direito a deliciosos vinhos e incrível gastronomia. Imperdível!

Conhecemos Napa Valley, Califórnia em 1983 e na época ficamos encantados com a região. Voltamos agora e confesso que me surpreendi com a transformação, não esperava ver tantas e tão belas vinícolas do mesmo padrão das de Bordeaux, Borgonha, Toscana, Douro… enfim, das europeias.

Ficamos na charmosa cidade de Santa Helena, tão pequena quanto adorável, cheia de galerias de arte, lojinhas de design, restaurantes e bistrôs, mas o melhor da viagem foi o passeio no trem Quattro Vino, um dos tours que o Napa Valley Wine Train oferece aos visitantes de Napa Valley.

 Uma rua em Santa Helena Napa Valley Foto Roberto Pereira Um pub em Santa Helena Napa Valley Foto Roberto Pereira

Preferimos fazer o passeio no exclusivo Wine Train porque assim teríamos oportunidade de visitar várias vinícolas e fazer degustação dos excelentes vinhos, tudo incluído no preço. Se fôssemos pagar por cada visita, degustação e almoço num bom restaurante sairia muito mais caro. Isso nos proporcionou o prazer de apreciar a bela paisagem com vistas incríveis dos vinhedos e saborear, ao longo do percurso, as várias delícias de produtos cultivados na região, em pratos com receitas exclusivas do renomado chef Donald Young.

Estação do Wine Train Napa Valley Foto Roberto Pereira

Você poderá escolher entre os vários roteiros, todavia o que fizemos foi o mais completo. Durante seis horas o Quattro Vino percorreu toda a região, de Napa até Calistoga, parando para visita nas famosas vinícolas de Robert Mondavi, Charles Krug, Merryvale e V. Sattui. Nelas conhecemos os vinhedos, ouvimos explanações sobre a produção do vinho, fomos às caves e degustamos três tipos de vinho: um branco, um tinto e  um de sobremesa Algumas serviram também o espumante, sempre a degustação era feita com os melhores vinhos da casa. No final das visitas parávamos nas lojas das vinícolas para comprar vinho ou produtos a ele relacionados: taças, abridores, tábuas de queijo e outros.

Wine Train Quattro Vino Foto Roberto PereiraPaisagem na rota do Wine Train Foto Roberto Pereira

Saímos logo depois do café da manhã em direção à Napa de onde saem os trens para os passeios no vale dos vinhedos. O nosso tour estava marcado para às 10 horas, chegamos um pouco antes para o check in, depois das fotos protocolares, fomos para o embarque. No trem o serviço foi perfeito durante toda a viagem. Ao entrar uma recepcionista levava cada passageiro à mesa marcada e oferecia espumante. Depois da partida fomos apresentados ao menu e à carta de vinho. A tarifa do tour inclui todo o menu, mas não as bebidas alcoólicas, como em cada vinícola há degustação de vinhos que já está incluído no preço, muitos passageiros preferem beber apenas água ou suco, mas eu resolvi pedir um espumante Chandon Brut e Roberto um Sauvignon Blanc Robert Mondavi para acompanhar.

Interior do Wine Train Quattro Vino Foto Roberto Pereira

Antes de chegar à primeira vinícola, a Robert Mondavi,  foi servido o breakfast: uma deliciosa ciabatta com carne de porco, molho pesto, cebola caramelizada, ovos e queijo manchego; iogurte grego com frutas vermelhas, granola e amêndoas; creme brullée… Tudo delicioso e em pequenas porções, bem à francesa.

Descemos, então na Robert Mondavi, para mim foi uma alegre volta ao passado, pois quando estivemos lá, há 34 anos, foi uma das que visitamos. Robert Mondavi, empreendedor de visão, fundou em 1966 a vinícola. Atualmente seus vinhos são apreciados no mundo inteiro.

Vinícola Robert Mondavi Foto Roberto PereiraSommelier preparando a degustação Foto Roberto PereiraCave da vinícola Robert Mondavi Foto Roberto Pereira

De volta ao trem Quattro Vino serviram a entrada: velouté de aspargos e salada de verduras com lascas de maçã e blue cheese, regada ao molho dijon e azeite balsâmico. Enquanto isso o trem continuava a percorrer os vinhedos de Napa Valley, encantando nossos olhos.

Prato de entrada no Quattro Vino Foto Roberto PereiraPaisagem vista do trem Quattro Vino  em Napa Valley Foto Roberto Pereira

Chegamos então à segunda parada, na vinícola Charles Krug, a mais antiga de Napa Valley, fundada há mais de 150 anos, tem vinhos de excelente qualidade. O histórico prédio onde fica a sede é muito bonito. Uma curiosidade: O filme “Caminhando nas Nuvens”, com Keanu Reeves, foi filmado nesta vinícola.

Degustação na vinícola Charles Krug Napa Valley Foto Roberto PereiraVinhos premiados da vinícola Charles Krug Foto Roberto Pereira

Estávamos na metade do passeio quando foi servido, então, o prato principal, Roberto escolheu pato assado com purê sedoso de batatas e lascas de maçã assada, eu preferi halibut grelhado, um peixe de oceano do hemisfério Norte, acompanhado de lentilhas e arroz de açafrão.

O Quattro Vino deslizava tranquilamente pelos trilhos passando pelas vinícolas, que são muitas nesta região, até que chegou na Merryvale, uma vinícola tradicional estabelecida há muito tempo. Seus proprietários são tradicionalistas, mas não conservadores, por isso eles preservam o rico passado da adega, enquanto inovam na vinificação.

Conhecendo um vinhedo em Napa Valley Foto Roberto PereiraCave na vinícola Merryvale Foto Roberto Pereira

A quarta vinícola a ser visitada foi a V. Sattui, cujo fundador, o imigrante italiano Vittorio Sattui, juntamente com sua mulher, trabalhou arduamente e com dedicação no seu negócio. Na época da Lei Seca foi obrigado a fechar sua vinícola e só em 1976, seu bisneto “ressuscitou” o sonho de Vittorio. Hoje seus ótimos vinhos são vendidos pelo mundo afora.

Tudo pronto na cave da V Sattui para a degustação Foto Roberto PereiraEscolhendo vinhos para degustar com a sommelier da vinícola Foto Roberto Pereira

A última delícia servida no Quattro Vino foi a irresistível sobremesa, na verdade três: cannoli de chocolate branco, canela e amêndoas, iguaria típica de região da Sicília, na Itália; bolo de chocolate quente com calda de cereja e a famosa tart au citron, encerrando assim nossa saborosíssima experiência gastronômica.

Sobremesano Quattro Vino Foto Roberto Pereira

Devagarzinho o trem foi se aproximando da estação. Estava chegando ao fim o passeio inesquecível no Quattro Vinoonde provamos os melhores vinhos, saboreamos deliciosas iguarias e apreciamos a bela paisagem de Napa Valley!

Sabe aquela sensação de querer começar tudo de novo? Assim me senti quando o trem parou e começamos a desembarcar. Havia terminado nosso tour de sonho no Quattro Vino.

Wine Train Quattro Vino Foto Roberto Pereira

Agradecemos à equipe do Napa Valley Wine Train, em especial a Paige Siegall e a Denise Perkins, que nos proporcionou o prazer de conhecer esta maravilhosa região de vinhos de maneira tão romântica e charmosa.

Se for à Napa Valley não deixe de reservar seu tour diretamente no site da Wine Train. Você vai amar esta sensacional maneira de conhecer o vale dos vinhos da Califórnia!

Veja no curto filme abaixo o passeio no Quattro Vino.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.