Tiradentes, uma viagem pela história

Por  |  7 Comentários


As cidades históricas de Minas Gerais devem ser visitadas não só por fazerem parte do nosso passado, mas principalmente porque são bonitas, charmosas e românticas. Tiradentes é uma delas.

Tiradentes e seu calçamento singular Foto Roberto Pereira

Fundada por volta de 1702, quando se descobriu ouro na região, no início era apenas o arraial de São José, que durante todo o século XVIII viveu da exploração do ouro, em 1860 passou à condição de cidade. Com a República o nome de São José foi mudado para Tiradentes, em homenagem ao filho revolucionário da terra, o inconfidente mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.

Chafariz de Sao Jose de Botas  de 1749 Foto Roberto Pereira

A cidade foi tombada em 1938 pelo então Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN), sendo assim seu conjunto arquitetônico  foi muito bem preservado.

Passamos vários dias em Tiradentes. Conhecemos cada cantinho dessa encantadora cidade, cheia de igrejas, lojinhas, museus,  restaurantes e confortáveis pousadas… cada um dos passeios que fazíamos nos deixava mais apaixonados por esse lugar!

Uma antiga ponte em Tiradentes Foto Roberto Pereira

Ficamos hospedados no Solar da Ponte que foi a primeira pousada da cidade. Ocupando um belo casarão, está perfeitamente  integrado ao cenário da região. Tem um serviço primorosamente elegante e suas instalações são excelentes. Com localização perfeita no centro histórico de Tiradentes, permitiu que fizéssemos a maioria dos passeios a pé, o que torna a viagem muito mais agradável.

Lateral do Solar da Ponte Tiradentes Foto Roberto Pereira

As igrejas da cidade são de estilo barroco mineiro, muito diferentes das igrejas barrocas do resto do Brasil que eram cópia do barroco português. São de arte genuinamente brasileira e belíssimas! Como não havia mármore na região o material usado era pedra sabão e nos interiores, a pintura sobre madeira.

A Matriz de Santo Antônio é uma das belas igrejas barrocas de Minas Gerais.

Igreja Matriz de Tiradentes Foto Roberto Pereira

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário, de 1708, é considerada a mais antiga da cidade. Tem como curiosidade ter sido erguida pela Irmandade dos Homens Pretos,  para que os escravos tivessem um lugar para rezar e assistir às missas.

Capela N S do Rosario em Tiradentes Foto Roberto Pereira

Muito interessante são os Passos da Paixão de Cristo, pequenas capelas construídas a partir de 1729. São seis espalhadas pela cidade, a sétima fica na entrada da Matriz.

Capela dos Passos em Tiradentes Foto Roberto Pereira

Os restaurantes em Tiradentes são excelentes e para quem gosta de comida mineira são imperdíveis, além disso são sempre interessantes e bonitos com decoração muito mineira.

Um restaurante em Tiradentes Foto Roberto PereiraInterior mineiro Foto Roberto Pereira

E os doces caseiros, à venda pela cidade?! Irresistíveis!

Doces Mineiros Foto Roberto Pereira

O Museu de Arte Sacra, antiga cadeia da cidade é um bom programa, assim como o Museu Padre Toledo,  que possui uma coleção de móveis, imagens e pinturas da época.

Para quem gosta de ecoturismo Tiradentes tem muitas opções, há muitas trilhas e cachoeiras.  Fizemos a Trilha da Nascente , no Bosque da Mãe d’água, confesso que fiquei cansada, mas os jovens com certeza, chegarão inteiros à nascente do rio que abastece o Chafariz de São José.

Trilha da nascente em Tiradentes Foto Roberto Pereira

Não temos preparo físico para subir pelas trilhas da Serra de São José, que começa na cidade e vai até ao  topo da serra, chamado de “colo dos escravos”, por isso fomos de carro até onde foi possível. A paisagem é muito bonita.

 Tiradentes Foto Roberto Pereira

Aproveitamos para ir até à cidade de São João del Rei no trem Maria Fumaça, um lindo e divertido passeio que durou o dia todo, além de nos possibilitar ver o melhor de São João del Rei.

Esperando o Maria Fumaca Foto Roberto Pereira

Voltando ao passado! Quando o trem chega, antes de sair novamente, há toda uma preparação para fazer o seu retorno nos trilhos. Foi interessante observar o trabalho desses homens que repetiam manobras de anos e anos atrás.

O retorno do Maria Fumaca Foto Roberto Pereira

Prontos para embarcar!

Prontos para embarcar Foto Roberto Pereira

A animação da saída!

Passeio no Maria Fumaca Foto Roberto Pereira

A paisagem é linda e as câmeras dos passageiros não paravam de clicar…

Paisagem no caminho para S. Joao del Rei Foto Roberto Pereira

Passamos apenas algumas horas em São João del Rei, mas deu para conhecermos às belas igrejas, passear pelo centro histórico e almoçar num bom restaurante.

Igreja de S. Francisco de Assis S Joao del Rei Foto Roberto Pereira

Altar Principal da Igreja de S Francisco de Assis  S Joao del Rei Foto Roberto Pereira

Foram dias realmente inesquecíveis os que passamos em Tiradentes, nesta cidade que não tem as ricas igrejas de Ouro Preto, mas tem o encanto da cidade histórica que passou a ser também polo cultural e  gastronômico com a Mostra de Cinema, o Festival de Cultura e Gastronomia, Festival de Fotografia que acontecem na cidade, além de ter um animado carnaval e uma Semana Santa que cultua as tradições do passado.

Charretes em Tiradentes Foto Roberto Pereira

Se você está pensando em fazer uma viagem romântica ou de lua de mel dentro do Brasil, Tiradentes é um dos melhores lugares para escolher. As agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores estão à disposição para fazer um perfeito roteiro de sonho para a sua viagem.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.