Tallinn, joia medieval do Báltico

Por  |  0 Comentários


Um destino exótico, uma cidade pequena, com muita cultura e paisagens de tirar o fôlego você encontra em Tallinn, na Estônia

Tallinn, capital da Estônia, é a mais bonita cidade medieval no circuito dos cruzeiros pelo mar Báltico. As muralhas do século XIV foram construídas pelos cavaleiros cruzados da Ordem Teutônica para proteger seu castelo. Essas muralhas ainda hoje rodeiam a cidade alta, proporcionando-nos uma visão incrível do passado.

Aos pés da fortaleza fica a cidade baixa, ou cidade velha, também protegida por um dique. Tallinn possui um dos centros históricos mais bonitos e mais bem preservados do mundo e atualmente é uma perfeita mistura de antigo e novo, com torres modernas e hotéis de luxo, bairros da moda e grandes centros comerciais bem perto da cidade medieval.

Muralhas do sec XIV Tallinn Foto Roberto PereiraDetalhes do centro antigo de Tallinn Foto Roberto Pereira

Estávamos num cruzeiro pelo mar Báltico, por isso começamos a ver a beleza de Tallinn à medida que o navio se aproximava da terra, em uma visão magnífica das muralhas da cidade e da Upper Town, a cidade alta, com suas torres de contos de fada. O prazer de caminhar pelas ruas tortuosas, observando as graciosas construções, é inexprimível, realmente o lugar é belíssimo.

Tallinn Foto Roberto PereiraCentro antigo de Tallinn Foto Roberto Pereira

Visitamos a Prefeitura, do Século XIV, em estilo gótico, que fica na Praça Central, lembrando que uma peculiaridade das cidades medievais é que todos os caminhos levam à praça central das cidades. Na praça da Prefeitura conhecemos a mais antiga farmácia dos países bálticos aberta em 1422, ainda em funcionamento.

Praça Central Tallinn Foto Roberto PereiraFarmácia antiga do ano de 1422 Foto Roberto Pereira

Fomos à belíssima igreja medieval de São Nicolau, Niguliste kirik, do século XIII, destruída em parte na Segunda Guerra, quando foi bombardeada. Atualmente abriga o Museu de Arte da Estônia, com peças da arte eclesiástica medieval.

Interior da Catedral de Tallinn Foto Roberto Pereira

Muito interessante é o ecomuseu de “Rocca al Mare“, Rocha no Mar, a 6 Km do centro da cidade de Tallinn, numa área de floresta litorânea muito bonita. No local há uma reprodução da vida de uma cidade dos séculos XVIII e XIX da Estônia rural.

Rocca al Mare  Foto HIlma Pereira

Este museu a céu aberto nos proporcionou um maravilhoso passeio onde vimos a arquitetura rural da Estônia, como as casas de fazendas, tavernas do campo, moinhos de vento, capelas, além de móveis e utensílios domésticos que faziam parte da vida do dia a dia do interior.

Casa rural no museu Rocca al Mare Foto Roberto PereiraInterior de uma casa rural no museu Rocca al Mare Foto Roberto PereiraDetalhe de uma casa rural em Rocca al Mare Foto Roberto Pereira

Assistimos também a uma bela apresentação de dança folclórica em trajes tradicionais da Estônia. Visitamos o interior das casas, uma capela de madeira do século XVII, uma taberna típica do século XIX e também uma loja de artesanato, onde compramos lembranças feitas pelos artesãos locais.

Dança Folclórica da Estônia Foto Roberto PereiraAltar da capela de madeira do sec XVII Foto Roberto Pereira

A charmosa Cidade Antiga de Tallinn é bem pequena, por isso foi possível explorarmos a pé o encantador labirinto de ruas e torres medievais em apenas um dia, porém se você quiser ficar mais tempo nesta bela capital báltica há excelentes  hotéis e resorts com preços bem convidativos. Se você estiver pensando em viajar para esse destino, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado para você.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.