Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Sequoias, as incríveis árvores gigantes

Por  |  0 Comentários


Você já ouviu falar sobre as sequoias gigantes? Eu fui conferir de perto toda a história por trás dessas árvores, no Parque Nacional das Sequoias, na Califórnia. Venha ver!

O Parque Nacional das Sequoias, na Califórnia, é lindo com florestas, canyons, geleiras e montanhas de granito, porém o que mais impressiona a todos os que o visitam são os bosques de sequoias gigantes, que chegam a 83 metros de altura, por isso este parque é chamado de “santuário”.

Há turistas que passam apenas um dia no parque, quando estão a caminho do Yosemite National Park, mas é pouco tempo para explorar Sequoia, nós optamos por passar mais tempo para apreciar calmamente este lugar tão especial.

Sequoias: uma das estradas no Parque Nacional de Sequoia - Foto Roberto Pereira

Sequoias: a beleza das sequoias - Foto Roberto Pereira

Aconselho que antes de começar a explorar o parque, parem no Giant Forest Museum, ponto de partida para a visita ao bosque, neste pequeno museu interativo, terão uma ideia das principais características da Floresta Gigante, incluindo muitas informações sobre as sequoias gigantes. Um aviso importante: em algumas estradas dentro do parque não são permitidos carros grandes ou Motorhome, mas há transporte gratuito com paradas estratégicas, isto é, nos pontos mais interessantes.

Sequoias: Giant Forest Museum - Foto Roberto Pereira

Sequoias: corte num tronco de sequoia - Foto Roberto Pereira

Há hotéis dentro do parque, seria a hospedagem ideal, mas estão sempre lotados com reservas feitas meses antes, sendo assim ficamos num hotel próximo à entrada do parque, em dez minutos, por uma bonita estrada estávamos nele, onde passávamos o dia inteiro nos aventurando pelos caminhos e trilhas. Confesso que parávamos às vezes, apesar das trilhas terem sido construídas cuidadosamente com calçadões, pontes e cercas protetoras, até para permitir que todos desfrutem do parque  sem causar dano ao solo, à vegetação e à vida dos animais selvagens que lá tem seu habitat, é necessário descansar  de vez em quando, pois os caminhos, além de longos têm muitas subidas e descidas.
Sequoias: no caminho para o Parque Nacional de Sequoia - Foto Roberto Pereira

Sequoias: caminho pitoresco para o Parque das Sequoias - Foto Roberto Pereira

A General Highways é uma linda estrada  que liga as duas maiores árvores do mundo: a General Sherman’s Tree, no coração do Sequoias National Park, ao General Grant, no Kings Canyon National Park, infelizmente não fomos até o Kings Canyon, ficará para uma próxima viagem… mas vimos muita coisa interessante pelo caminho como o Tunnel Rock, uma pedra imensa de granito, suspensa,  por onde a estrada passava, a rodovia foi modernizada em 1997 e os carros ficaram proibidos de passar por este caminho.

Sequoias: General Highways e o Parque Nacional de Sequoia, na Califórnia - Foto Roberto Pereira

Sequoias: Tunnel Rock na General Highways - Foto Roberto Pereira

O passeio pela Floresta das Árvores Gigantes é muito bonito, é aí que está a maior árvore de um único tronco ainda viva, a General Sherman’s Tree, tem mais de 2500 anos, 7,7 metros de diâmetro e 83 metros de altura, o que equivale a um edifício de mais ou menos 27 andares! É magnífica!

Sequoias: início da trilha para se chegar à General Sherman's Tree - Foto Roberto Pereira

Sequoias: uma turista na frente da General Sherman em Sequoia - Foto Roberto Pereira

Outra sequoia muito visitada e fotografada é a Sentinel, um pouco menos alta do que a General Sherman que tem 78,5 m de altura.

Sequoias: Roberto e a Sentinel - Foto Hilma Pereira

Há muitas outras atrações no parque alguma conhecemos, como o Tunnel Log que tem 5,2 metros de largura e 2,4 metros de altura, ele foi aberto numa sequoia derrubada em 1937 por causas naturais, provavelmente um raio, e até hoje  se atravessa de carro por ele.

Sequoias: Tunnel Log no parque das Sequoias - Foto Roberto Pereira

Como nossa viagem foi no inicio de maio, alguns passeios não pudemos fazer porque as estradas estavam bloqueadas, como subir ao Moro Rock de onde se tem uma vista de 360 graus, dizem que o passeio é lindo e ver o espetáculo do pôr do sol, maravilhoso.

Os incêndios são sempre uma preocupação das autoridades americanas, principalmente quando ocorrem nos parques, porque eles são considerados tesouros nacionais. Andando em Sequoia vemos árvores queimadas e raízes retorcidas pelo fogo, é uma pena, mas, confesso, parecem obras de arte, verdadeiras esculturas e impressionam pelo tamanho, vejam na foto a proporção entre nós e uma sequoia queimada.

Sequoias: raiz queimada de uma sequoia - Foto Roberto Pereira

Sequoias: nós e uma sequoia derrubada pelo fogo - Foto Roberto Pereira

Algumas dicas para vocês aproveitaram bastante o incrível Sequoia National Park: fazer um roteiro antes de começar o passeio, pois as atrações são muitas e às vezes o tempo é curto; abastecer o carro porque o parque é imenso; levar casaco, faz frio mesmo no verão; usar tênis ou sapatos confortáveis; passar repelente contra insetos; levar lanche e água, não têm muitos lugares onde se possa comprar; se possível, evitar conhecer Sequoia em feriados ou em fins de semana, fica muito cheio, dificultando tudo, desde estacionar até apreciar com calma a beleza do lugar.

Sequoias: uma parada a caminho de Sequoia para comprar doces e lembranças - Foto Roberto Pereira

Muitos dizem que o Parque Nacional de Sequoia é mágico, talvez tenham razão, o que vimos deixou-nos extasiados, só usando frase feita: “é difícil descrever o quão belo é este lugar, só vendo para acreditar”. Foram dias tranquilos, mas muito alegres nos quais recarregamos nossas energias e amor à vida, lugar inesquecível e perfeito para uma viagem a dois ou em família.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.