Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Savannah: você não pode deixar de conhecer

Por  |  0 Comentários


Não pode existir a possibilidade de você viver a sua vida sem conhecer a inesquecível Savannah!

Savannah, na Georgia, é a cidade americana mais bonita que conheci para se caminhar. Suas praças cheias de árvores e ruas com casas coloniais perfeitamente conservadas, encantou-nos sobremaneira. Ela é tão admirada que o jornal francês Le Monde a considerou “a mais bela cidade americana”.

Foi a primeira cidade planejada dos Estados Unidos, por volta de 1733. Das 24 pequenas praças do início ainda restam 22, com lindos jardins e fontes. As praças estão perfeitamente traçadas como uma rede, onde as ruas ficam na vertical e na horizontal, isto é, como se cortassem a praça para continuar na seguinte. De fato é um projeto muito diferente e interessante.

Trolley pelo centro histórico de Savannah Foto Roberto Pereira

Não só a pé os turistas passeiam pelo bairro histórico ,aliás é o melhor meio, mas também há os que preferem as charretes, os ônibus antigos ou os bondes. Enfim, o importante é apreciar a beleza da cidade.

Ônibus para tours em Savannah Foto Roberto Pereira

Há um famoso tour na primavera com um roteiro bem interessante para se conhecer os bonitos prédios estilo regência e os lindos jardins floridos da cidade – Tour of Homes and Gardens.

Charrete no bairro histórico de Savannah Foto Roberto Pereira

 Savannah College of Art e Design Foto Roberto PereiraAs belas praças não são os únicos pontos turísticos, há muito o que ver pela cidade. Como o Colonial Park Cemitery, que ocupa uma quadra no centro histórico. Nele encontramos referências históricas importantes, além de ser um local, bonito e agradável.

À noite há vários “Ghost Tours” que incluem passeios pelo cemitério e casas ditas mal assombradas, onde fantasmas andam entre os visitantes espiritualmente e fisicamente, é um passeio que mergulha no mundo dos Espíritos. Não fizemos porque achei muito surreal gastar dólares para isto!

Colonial Park Cemitery em Savannah Foto Roberto Pereira

O centro antigo termina na River Street, que muitos consideram o lugar mais interessante de Savannah. Ele é cheio de pequenos edifícios de tijolinho de frente para o rio, e hoje em dia alguns são hotéis, outros escritórios, mas quase todos têm lojinhas, bares ou restaurantes no térreo.

Um hotel e restaurante na River Street em Savannah Foto Roberto Pereira

Lojas pelas ruas de Savannah Foto Roberto Pereira

Marshall House no centro histórico Foto Roberto Pereira

Na River Street encontram-se vários pontos de venda para passeios de barco e  de navios pelo rio Savannah, fizemos um deles e gostamos muito, tem-se uma visão especial da cidade. No porto você também pode pegar um táxi barco “free” para ir ao outro lado do rio onde ficam o  Hotel Westin e  o Centro de Conferências.

Georgia Queen navio em Savannah Foto Roberto PereiraPasseio de navio pelo rio Savannah Foto Roberto Pereira

Passeio pelo rio Savannah Foto Roberto Pereira

Passeio de barco pelo rio Savannah Foto Roberto Pereira

Um pouco acima da River Street fica o City Market, são quarteirões transformados em ruas para pedestres cheias de cafés, restaurantes e lojas. Para quem gosta de noites animadas é o lugar perfeito! Ele conta com  bares cheios, músicos pela rua e boates lotadas, é uma “vibe” maravilhosa!

Animada vida noturna em Savannah Foto Roberto Pereira

Bar pedalante em Savannah Foto Roberto Pereira

Loja de posters em Savannah Foto Roberto Pereira

A gastronomia de Savannah é apreciada pelos gourmands! A cidade conta com o  restaurante The Lady & Sons, bem perto do City Market, que é famoso pelas saborosas receitas caseiras do sul. Se você gosta de churrasco o Wiley’s Championship BBQ é o lugar perfeito para almoçar ou jantar e para quem gosta de doces, a loja River Street Sweet é especial e tem os melhores pralines que já provei.

 River Street Sweet loja de doces e balas em Savannah Foto Roberto Pereira

 River Street Sweet paraíso dos doces e balas em Savannah Foto Roberto Pereira

Já se você ama sorvetes, o melhor é o do Leopold’s, antiga sorveteria que mantém quase que totalmente a decoração original. Inclusive o balcão em mármore, a máquina de refrigerantes, o balcão, as taças para sundaes e até o recipiente para leite maltado, sem falar  no antigo rádio e na cabine telefônica, que ainda em uso. Surpreendente, não acha?

Antiga sorveteria Leopold's em Savannah Foto Roberto Pereira

Museus são sempre lugares que gostamos de conhecer em qualquer cidade, assim foi em Savannah. A cidade possui vários interessantes, como o Wormsloe Colonial, um museu ao ar livre com antigas ruínas da aldeia de Wormsloe, Telfair Academy que possui em seu acervo obras de arte europeias e americanas dos séculos XIX e XX e a Casa Davenport, uma autêntica casa e estilo de vida da Geórgia do século XIX.

Para nós o mais atraente foi o SCAD Museum of Art, criado para promover a educação dos alunos do SCAD. Uma das melhores faculdades de arte do mundo, a Savannah College of Art e Design. No museu os alunos participam de aulas, workshops e palestras. Há sempre exposições vibrantes e atualizadas e a arquitetura do prédio é muito interessante. E em frente ao museu fica uma livraria com um estoque muito atraente de livros de arte moderna, fotografia, além de revistas e material de arte.

Savannah College of Art e Design e museu SCAD em Savannah Foto Roberto PereiraLivraria frequentada pelos alunos da SCAD Foto Roberto Pereira

O melhor lugar para se hospedar em Savannah é num dos muitos Bed&Brakfast do bairro histórico, são casas antigas transformadas em elegantes e charmosos lugares de hospedagem com atendimento quase exclusivo. Nós escolhemos o  Foley House Inn, com localização privilegiada em frente à Chippewa Square, cenário do filme com Tom Hanks, em que Forrest Gump ficava sentando no banco do ponto de ônibus narrando sua vida.

Amei a atmosfera antiga do B&B Folley House Inn, o que combina perfeitamente com Savannah. Além da elegância do lugar, do quarto belo e confortável, do delicioso café da manhã, também gostei muito do chá da tarde e do vinho com aperitivos oferecidos aos hóspedes no happy hour como cortesia, achei um gesto super gentil.

Sala de estar no B&B Folley House Inn Savannah Foto Roberto Pereira

Sala de jantar Bed & Breakfast Foley House Inn em Savannah Foto Roberto Pereira

Savannah é linda, chique, elegante e charmosa, verdadeiramente apaixonante, por isso mesmo é citada no livro “1000 Lugares para Conhecer antes de Morrer” de Patricia Schultz e tenho que concordar com a autora, Savannah é um lugar inesquecível!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.