Salamanca e o esplendor das luzes

Por  |  0 Comentários


Conheça mais sobre Salamanca, uma cidade universitária, alegre, repleta de opções culturais e gastronômicas

Salamanca de muitos nomes, a Helmántica, a “Mãe de Virtudes e Ciências”, a “Berço do pensamento” ou a “Cidade de arte, conhecimento e touros”, é considerada uma das mais belas cidades espanholas pelo seu rico patrimônio histórico, tanto assim que é Patrimônio Mundial pela Unesco. Cidade também da dança, música e arte é muito alegre, afinal é uma cidade universitária, sendo assim os jovens dão vida e agitam a bonita e muito antiga Salamanca, fundada em 1100. Fica a 200 Km de Madri, a capital da Espanha, logo é de fácil acesso de carro ou de trem, em uma hora e meia chega-se nela.

Uma rua em Salamanca Foto Roberto Pereira Iglesia de San Esteban Foto Roberto Pereira

A mágica iluminação de Salamanca, seja de dia ou de noite, é algo espetacular. A luz dourada do sol, que ilumina as fachadas cor de terra, é maravilhosa e, à noite, quando as luzes se acendem na Plaza Mayor, após o pôr do sol, é uma cena fascinante, por isso a multidão entusiasmada bate palmas.

Diria que a cidade gira em torno da Plaza Mayor. É para lá que todos vão, por isso está sempre cheia de gente, sejam turistas, salmantinos (os que nascem em Salamanca) ou estudantes, que amam sentar-se no chão para apreciar o movimento ao redor. Muitos dizem, e eu concordo, que a Plaza Mayor de Salamanca é a mais linda da Espanha.

O espetáculo do acender das luzes é esperado por todos. Muitos reservam mesas nos restaurantes, de preferência no segundo andar, quando se pode apreciar de cima a iluminação feérica da praça. Realmente é deslumbrante!

Plaza Mayor em  Salamanca Foto Roberto PereiraPlaza Mayor em Salamanca Foto Roberto Pereira

A histórica Universidad de Salamanca é um ponto turístico imperdível. É a terceira mais antiga da Europa, fundada em 1218, e considerada um perfeito exemplo da arquitetura renascentista espanhola, chamada de estilo plateresco. Fomos ao topo, de onde se tem uma linda vista da cidade e também fizemos a visita guiada, cujos pontos altos foram o Patio de las Escuelas, o famoso afresco sobre o Zodíaco: Céu de Salamanca e uma antiga sala de aula mantida no original.

No topo da Universidade em Salamanca Foto Roberto PereiraDetalhe do interior da Universidade de Salamanca Foto Roberto PereiraPatio de las Escuelas Universidade de Salamanca Foto Roberto Pereira

Achei muito interessante as Catedrais: a Vieja e a Nueva, porque ao construírem a nova não demoliram a mais antiga, como era o costume da época. Uma fica ao lado da outra, mas o acesso para a antiga é feito pela nova. A Catedral Vieja, em estilo românico, é dos séculos XII e XIII e a Catedral Nueva, não tão nova, é do século XVI. Ambas são verdadeiras obras de arte. Ficamos  impressionados com a beleza dos painéis pintados por Nicolás Florentino – são 53! – atrás do altar da catedral velha.

A Iglesia de San Esteban e o monastério dos dominicanos também são de uma beleza incrível, tanto na sua rica fachada em alto relevo, quanto no seu interior onde o altar de colunas douradas e espiraladas é impactante.

Vista para a Catedral de Salamanca Foto Roberto PereiraCatedral em Salamanca Foto Roberto PereiraAs colunas douradas do altar da Iglesia de San Esteban Foto de Roberto Pereira Salamanca Foto Roberto Pereira

O lindo Museo Art Nouveau y Art Decó Casa Lis em Salamanca fica num casarão do século XIX, no mesmo estilo do seu acervo. Nele estão reunidas peças da época de toda Europa, como móveis, brinquedos, jóias, quadros, porcelanas e moda. Como sou apreciadora da Art Nouveau e da Art Deco amei a visita!

Museo Art Nouveau y Art Deco em Salamanca  Foto Roberto PereiraDetalhe da janela do Museo Art Nouveau y Art Deco em Salamanca  Foto Roberto PereiraInterior do Museo Art Nouveau y Art Deco em Salamanca  Foto Roberto PereiraModa no estilo Art Nouveau no Museo Art Nouveau y Art Deco Foto Roberto Pereira

Esta cidade jovem, alegre e divertida, com uma vida noturna animada, tem um cenário mítico e cheio de história em cada esquina e atrai turistas do mundo inteiro, por isso os hotéis de Salamanca são muito bons e têm ótimos preços: a diária do mais caro, um 5 estrelas, começa em 225 euros com café da manhã incluído, mas há hoteizinhos simples, com boa avaliação, por até 40 euros, sem café da manhã.

Se você gosta de comida espanhola há restaurantes excelentes, se preferir outros, há os de comida internacional, italiana, japonesa e até brasileira. Cafeterias e lojas de doce não faltam pela cidade, uma das mais bonitas lojas com tradicionais confeitos e doces é a La Cure Gourmande, onde me deliciei com galletas, olivas de chocolate, caramelo tierno, nougats, e outras maravilhas, enfim foi uma festa para os olhos e para o paladar!

La Cure Gourmande em Salamanca Foto Roberto Pereira

Conhecer Salamanca foi não foi só visitar maravilhosas igrejas ou admirar a arquitetura renascentista espanhola, mas também viver a animação desta cidade tão alegre que nos proporcionou agitados dias felizes e inesquecíveis.

As agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores estão à disposição para fazer um perfeito roteiro de sonho para a sua viagem.



avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.