Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Saint Malo: a cidade medieval dos franceses

Por  |  0 Comentários


Saint Malo, na Bretanha, é uma das pequenas cidades  medievais mais bonitas do mundo.  Fica a uma hora de carro do Monte St Michel e a três horas de trem TGV saindo da Gare de Montparnasse, em Paris. O ideal é ficar pelo menos uma noite na cidade para curtir toda a sua beleza, passear por cima de suas muralhas e apreciar as variações da maré.

A rempart de St Malo Foto Roberto PereiraQuando a maré está baixa é possível chegar à ilha de Grand Bé percorrendo o caminho, vendo a estranha piscina construídas no mar, o que é impossível na maré alta, quando nem se enxerga a piscina.

Outro ponto turístico muito visitado é o Fort National, também situado numa ilha bem próxima, mas também só se consegue chegar nele na maré baixa.

O melhor passeio para fotografar e admirar a vista é caminhar sobre as “remparts“, ou seja, as muralhas do século XII que circundam a cidade, porque tem-se a vista do mar e da cidade ao mesmo tempo.

Detalhe da cidade medieval de Saint Malo Foto Roberto PereiraA muralha medieval de St Malo Foto Roberto Pereira

Saint Malo foi quase toda destruída na Segunda Guerra, mas conseguiram restaurá-la perfeitamente, por isso caminhar pelas ruelas da cidade murada é como se estivéssemos andando por cenários de filmes históricos. Na praça principal, Place Chateaubriand, fica o Museu de História,  há também muitos cafés, restaurantes e alguns bons hotéis, além de lojinhas com lembranças de viagens e butiques vendendo as famosas blusas listradas de azul marinho e branco, estilo “navy”.

Rua em Saint Malo Foto Roberto Pereira

St Malo tem ótimas praias para quem gosta de viajar no verão! Como fomos no outono, este programa não fez parte do nosso roteiro. Dizem que a melhor praia é a de Bon-Secours, bem próxima e acessível pelas muralhas!

Não se pode deixar de falar em gastronomia em qualquer lugar na França, na Bretanha os crepes são famosos, assim como o caramelo de manteiga salgada e os biscoitos amanteigados, impossível não gostar!

  • Uma curiosidade: St Malo é conhecida como a terra dos navegadores e dos corsários, de lá partiram os piratas que invadiram o Rio de Janeiro e fundaram a chamada França Antártica. Onde permaneceram durante 5 anos até serem expulsos pelos portugueses. De St Malo partiu também Jacques Cartier, o primeiro colonizador do Canadá, que fundou a região de Quebec.

A muralha, a estátua de Jacques Cartier e o mar em St Malo Foto Roberto Pereira

 Saint Malo merece ser visitada, é muito turística, com muita coisa a ser apreciada, além da beleza da paisagem desta medieval cidade dos corsários, na Bretanha. 

 

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.