Rodes, a ilha turquesa da Grécia

Por  |  0 Comentários


Que tal conhecer  mais um dos encantos da Grécia? Saiba mais sobre a cultura e principais atrações desse lugar inesquecível!

Rodes, em grego Ρόδος,  Ródos, por sua localização estratégica no caminho das rotas comerciais marítimas, sempre foi muito próspera, estando a apenas 17 km da costa da Turquia. Hoje é patrimônio da humanidade e recebe turistas do mundo inteiro que vão apreciar o pôr do sol inesquecível, a beleza natural e as ruínas espetaculares.

O cair do sol em Rodes Foto Roberto Pereira

Chegamos na ilha, partindo de Creta num voo de uma hora, mas  o avião – Aircraft JS41 – é para quem não tem medo: pequeno demais, 29 passageiros, movido a turbo hélice. Vocês podem chegar a Rodes em 1h05, saindo de Atenas em um airbus ou em 6h30 de catamarã saindo de Creta.

O porto de Mandraki é o principal da ilha há mais de 2500 anos. Dizem que aí ficava a famosa estátua do Colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo que infelizmente foi derrubada por um terremoto e vendida como sucata no século VII DC. O forte de São Nicolau, século XV, e as duas estátuas de cervos, ficam nesse local.

Porto de Mandraki em Rodes Foto Roberto Pereira

A antiga e a nova Rodes é separada pelo porto de Mandraki. Em frente ao porto, onde param os navios de cruzeiro, fica a nova Rodes e nela os prédios públicos como a Câmara Municipal e o Palácio do Governador, o Teatro Nacional, a Basílica da Anunciação, dedicada a São João.

Porto de Rodes Foto Roberto Pereira

A maravilhosa Basílica da Anunciação é a catedral de Rodes, impactante com seus lustres de cristal, suas paredes ornamentadas por painéis de madeira ricamente pintados e seu piso em mármore é um passeio imperdível!

Igreja Ortodoxa da Anunciacao Foto Roberto Pereira

Rodes tem a maior cidade medieval habitada de toda a Europa, só conhecê-la já valeria a viagem, suas muralhas são de uma beleza ímpar e dentro da antiga cidade, que existe desde 408 AC, você ficará maravilhado com a Mesquita de Salomão II, com o Palácio dos Grãos Mestres, com a rua dos Cavaleiros, enfim com este lugar de 2400 anos de existência.

 Jardim na principal entrada da Porta da Marinha na Cidade Medieval Foto Roberto Pereira

A Praça Ippocratous, dentro das muralhas, é muito animada, seja de dia ou de noite, nela se concentram bares e restaurantes e gente de todos os cantos do mundo, nessa praça há várias lojinhas de souvenir, onde são vendidos olhos gregos, cartões postais, bijuterias, enfim tudo aquilo que os turistas gostam de comprar para levar de lembrança. À tardinha as muralhas “tomam vida” entre as construções iluminadas, deixando-nos mais apaixonados por esse lugar.

Pc Ippocratous na Cidade Medieval Foto Roberto Pereira

Restaurante na Pc  Ippocratous Cidade Medieval Foto Roberto Pereira

Lindos, em grego Λινδος, na costa leste da ilha de Rodes, fica a 55 km da cidade medieval, por isso alugamos um carro, aliás dirigir pelas ilhas gregas é muito fácil e você fica livre para ir e voltar dos passeios quando quiser. Passamos o dia nessa cidadezinha e aproveitamos bastante.

Tem ruínas arqueológicas, uma linda acrópole e praia de areias finas e claras. É um lugar excepcional, de casas brancas, dominada pela Acrópole, no alto do platô, que é o templo dedicada a deusa  Athena Lyndia.
Lindos na ilha de Rodes Foto Roberto Pereira

Subimos devagar, afinal não somos jovens, até chegar à Acrópole, mas a vista lá de cima compensou todo o cansaço, sem esquecer a emoção de se deparar com ruínas remanescentes do século IV AC e um dos lugares mais sagrados da Antiguidade, Alexandre, o Grande, foi um dos visitantes, também, segundo a lenda, Helena de Troia e Hércules aí estiveram.

Acropoles de Lindos Foto Roberto Pereira

Lindos é imperdível pela beleza, história, praia e ótimos restaurante. É um passeio obrigatório para quem vai a Rodes!

Lindos na ilha de Rodes Foto Roberto Pereira

Fomos a um típico restaurante grego em Lindos, Mavrikos Restaurant, um dos mais antigos do local, é encantador e a comida excelente, faz jus aos prêmios recebidos, recomendo muito, vale a pena conhecê-lo.

Mavrikos Restaurante em Lindos Foto Roberto Pereira

Ficamos no  Ibiscus Hotel, muito confortável, cujo ponto alto é a localização: em frente à praia e muito próximo da cidade medieval, além da vista espetacular da nossa varanda, de um lado o azul turquesa do mar Mediterrâneo e do outro o mar Egeu… um espetáculo!

O azul do mar Mediterraneo e o navio no mar Egeu Foto Roberto Pereira

Ibiscus Hotel Foto Roberto Pereira

Na Grécia duas coisas sempre me encantaram: o maravilhoso pôr do sol e a vibração de seu povo, em Rodes não foi diferente, encontrávamos alegria por todo lado, como no restaurante Antika (Antique) de comida mediterrânea, com música grega ao vivo, o que contagiava os presentes numa atmosfera fantástica, até eu dancei… foi uma noite memorável!

Restaurante Antique Foto Roberto Pereira

As ilhas gregas têm o mais bonito colorido que já vi: o sol é o mais dourado, o mar é o mais azul e o céu o mais brilhante, Rodes não foge à regra, é linda! Espero poder voltar um dia  a esse paraíso, perfeito para a lua de mel ou para uma viagem romântica.

Se for viajar para Rodes e quiser aproveitar ao máximo, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado, para você.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.