Recantos de Portugal

Por  |  6 Comentários


Na coluna de hoje não fiz um roteiro de viagem para Portugal, apenas selecionei várias cidades ou lugares encantadores que mostram a diversidade deste país. Ao norte encontramos os que recontam a História de Portugal, ao sul, temos praias magníficas e por todo Portugal o povo mais acolhedor, gentil e simpático que conhecemos… e falando português! Melhor impossível!

Lisboa, capital de Portugal,  é o resumo deste belo e querido país, tão íntimo de nós, brasileiros, pelo passado em comum, onde seu povo  caloroso e gentil nos recebe como irmãos.

Panorama de Lisboa Foto de Roberto Pereira

A cidade ficou em ruínas após o terremoto de 1755, somente o famoso bairro de Alfama e o maravilhoso Mosteiro dos Jerônimos resistiram, mas o Marquês de Pombal, em seguida, coordenou a reconstrução. Foi impressionante a visão que teve este homem que reergueu a nova Lisboa magnificamente para as próximas gerações.

Lisboa Foto Roberto Pereira

Oa arcos e a ponte 25 de abril Vista do Hotel Corinthia Foto Roberto Pereira

Lisboa também tem o seu lado moderno e futurista: estação do Oriente, ponte Vasco da Gama e Parque das Nações, à beira do rio Tejo.

Parque da Nações Lisboa Foto Roberto Pereira

Nascer do sol em Lisboa e a ponte Vasco da Gama Foto Roberto Pereira

Interessante é o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Eurásia, fica a 140 metros do nível do mar e está poeticamente descrito no Lusíadas, de Camões, Canto III “Onde a terra se acaba e o mar começa”.  O vento é forte, mas o cenário é espetacular. Há muitos aventureiros que caminham pelas trilhas para chegar à melhor visão possível.

Cabo do Roca Portugal Foto Roberto Pereira

 

 

Trilha no Cabo da Roca Foto Roberto Pereira

O Porto é uma cidade elegante e charmosa à beira do rio Douro e a segunda mais importante de Portugal. A antiguidade de igrejas e monumentos combina harmoniosamente com o estilo contemporâneo da Casa da Música e do Museu de Serralves, entre outros.

Ponte D. Luís Porto Foto Roberto Pereira

A bela zona Ribeirinha, Patrimônio da Humanidade, parece um cartão postal, e entre seus prédios antigos há muitos bares e restaurantes, sempre cheios de turistas e moradores, por isso é tão animada, seja de dia ou de noite. A  ponte de D. Luís I, projeto de Gustave Eiffel, o mesmo da Torre Eiffel de Paris, liga o Porto à Vila Nova de Gaia, do outro lado do Douro, onde se concentram inúmeras caves abertas para degustação do famoso vinho do Porto. O Mosteiro da Serra do Pilar, no cume de uma escarpa,  domina toda a soberba zona do Douro e do seu terraço desfruta-se a linda vista, com a cidade do Porto ao fundo.

Porto visto de Vila de Gaia

O Douro não é simplesmente um rio, ele é um lugar único, conhecê-lo é mais do que visitar a região ou fazer um cruzeiro por suas águas, é descobrir sua história, sua cultura e seu povo. No seu vale há o cultivo de uvas, muito importante para a região. Inúmeras quintas permitem a degustação de suas produções e algumas, na época da vindima, aceitam hóspedes que também participam da colheita da uva.

Este rio foi muito importante para a economia da região, era nele que se fazia o transporte do delicioso Vinho do Porto, desde o Vale do Douro até à foz, em cujas margens estão as cidades do Porto e  de Vila Nova de Gaia.

Vale do Douro Foto Roberto Pereira

A riqueza histórica de Portugal concentra-se no norte, pois nessa região nasceu, no século XII, o primeiro rei de Portugal, Dom Afonso Henriques, que levou o reino para sul, na reconquista cristã. Esse  passado distante encontra-se em muitas cidades  e está presente nos castelos, nos palácios e muralhas medievais, nos mosteiros, nos magníficos solares.

Vista do Castelo de Bragança Foto Roberto Pereira

Bragança, na região de Trás-os-Montes, no Nordeste de Portugal, não é muito explorada turisticamente, mas oferece cenários únicos, com belos monumentos históricos. O mais bonito é um muito bem preservado Castelo, do século XIII, sua torre é um dos símbolos do país. Gostei de ter conhecido, mesmo distante, passamos belos dias nesse lugar de vida tão tradicional.

Castelo de Bragança Foto Roberto Pereira

Uma das entradas do Castelo de Bragança Foto Roberto Pereira

Como Bragança fica no extremo norte de Portugal, descobrimos perto dela mínimas aldeias que perduram no tempo, como a de Guadramil, fronteira com a Espanha.

Guadramil Portugal Foto de Roberto Pereira

Outra aldeia que nos deixou impressionados foi a de Rio de Onor, que tinha, quando estivemos lá, somente 50 habitantes, todos idosos!

Uma casa na aldeia de Rio de Onor Portugal Foto Roberto Pereira

A vila de Sortelha é uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas do interior, que pouco se alterou nos últimos 500 anos. Muito pequenina, é uma aldeia em granito, com ruas e vielas tipicamente medievais cercadas por muralhas, tem como atração o Castelo de Sortelha, do século XIII.

Sinos do Castelo de Sortelha Foto Roberto Pereira

Fomos à Serra da Estrela cheios de expectativa, pois ouvíamos falar muito da beleza de sua paisagem e do seu delicioso queijo e não nos decepcionamos. Ficamos num hotel maravilhoso ao pé da serra e fizemos lindos passeios pela região.

H2otel Congresso na Serra da Estrela Foto Roberto Pereira

H2otel Congresso na Serra da Estrela Foto Roberto Pereira

Chegando ao sul do país encontramos um outro Portugal de natureza exuberante e belíssimas praias, é a famosa região do Algarve, cheia de resorts com  turistas do mundo inteiro que vão em busca de prazer e diversão.

Praia no Algarve Foto Roberto Pereira

Alvor

Ponta da Piedade Algarve Foto Roberto Pereira

Terra pequenina é Portugal, mas cheia de belos cenários espalhados de norte a sul, merece ser visitada. Com clima privilegiado em relação ao resto da Europa, excelentes hotéis e restaurantes com preço justo, é perfeita para uma viagem de férias ou lua de mel. Se você estiver pensando em viajar para esse destino, consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores e peça um roteiro personalizado para você.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.