Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Provence, terra da lavanda

Por  |  0 Comentários


Procura um lugar romântico para passar a lua de mel? Conheça a Provence, na França, uma região cheia de encantos, a começar pelos campos de lavanda!

A Provence, na França, é uma região muito bonita, com inúmeras atrações, por isso bastante procurada por turistas, mas nossa intenção, quando voltamos à Provence depois de alguns anos, era passear pelos campos de lavanda e sentir o perfume que  fica no ar na época da floração, tudo o mais seria complemento da viagem… e que excelente complemento!!!

Provence: campo de lavanda na Provence - Foto Roberto Pereira

Estudei muito qual seria o melhor mês e rota a fazer, (Routes de la Lavande) para visitar a Provence e ver os campos de de lavanda, fiquei sabendo, então, que existem diversas rotas e que o mês de julho, normalmente, é a época em que encontraríamos belos campos lilases e cheiro de alfazema no ar, contudo li que não há uma data fixa, podendo ser também antes ou depois de julho, dependendo de vários fatores climáticos… joguei com a sorte e marcamos a viagem para início de julho, ficando dez dias na região, em duas cidadezinhas diferentes, Fuveau e Charols, distante 180 km uma da outra, assim teríamos uma chance maior de ver os campos floridos…  deu tudo certo, basta ver fotos!

Provence: turistas nos campos de lavanda na Provence - Foto Roberto Pereira

Provence: Roberto sentindo o perfume da lavanda na Provence - Foto Hilma Pereira

Saímos de Paris para Marselha no trem rápido, o TGV, chegamos em 3h e meia. Na própria estação alugamos o carro e partimos em direção à Fuveau, uma cidadezinha encantadora, bem provençal, e nos hospedamos na excelente Domaine Rampale, no meio de um grande parque e de frente para a montanha de Sainte Victoire e do seu platô de Cengle.

Provence: Villa Rampale Chambres d' Hôtes em Fuveau, na Provence - Foto Roberto Pereira

Provence: a montanha Sainte Victoire na Provence - Foto Roberto Pereira

Foi perfeita nossa escolha, o hotel fica num local tranquilo e romântico, mas apenas a 20 minutos de Aix-en-Provence, terra do pintor Paul Cézanne, famoso pós impressionista. Fomos conhecer a bela cidade que tem o apelido de “burguesinha” ou “burquesa”, fundada pelos romanos em 123 aC…  ela é encantadoramente charmosa.

Provence: fonte de La Rotonde, Aix-en-Provence - Foto Roberto Pereira

Provence: detalhes nas ruas de Aix-en-Provence - Foto Roberto Pereira

Passeamos pelas ruazinhas do centro histórico, andamos pela feira e visitamos a casa e o atelier de Cézanne, cujas pinturas, quase sempre, eram inspiradas na sua Provence, fosse natureza morta ou paisagens e nestas a montanha Sainte Victoire era presença constante.

Provence: feira em Aix-en-Provence - Foto Roberto PereiraProvence: homenagem a Paul Cézanne em Aix-en- Provence - Foto Roberto Pereira

Provence: casa e atelier de Paul Cézanne - Foto Roberto Pereira

Depois de dias maravilhosos em Fuveau partimos para Charols, outra pequena cidade provençal, e escolhemos o Château Les Oliviers de Salettes, um hotel de charme com spa e excelente restaurante, no meio de um lindo parque com campos de girassol e bem perto dos campos de lavanda. Foram dias romanticamente inesquecíveis!

Porvence: o jardim do Château Les Oliviers de Salettes - Foto Roberto PereiraProven: campos de girassol em Charols - Foto Hilma Pereira

Provence: breakfast no jardim do Château Les Oliviers de Salettes - Foto Roberto Pereira

Visitamos  Le Poet-Laval, a 8 Km de Charols, uma das mais belas “petites villages” da França, com casas do século XVI que foi a época áurea da cidade, com  ruínas da vila medieval, entre elas o castelo, do século XII, e a igreja.

Provence: Le Poet-Laval - Foto Roberto Pereira

Amamos conhecer as lojinhas que encontramos pelas rotas da lavanda que vendem cosméticos e perfumes feitos da lavanda, lembrei da empresa  L’Occitane en Provence que fabrica produtos com insumos provençais e tem lojas pelo mundo, inclusive no Brasil. Não podemos esquecer dos azeites, das azeitonas e das famosas ervas de Provence, também originárias desta região.

Porvnece: chegando a uma lojinha do produtor na Provence - Foto Roberto Pereira

Há muitos passeios na Provence, no sudeste da França, pois é uma região que vai dos Alpes das planícies da Camargue até as plantações de oliveira e os campos de lavanda com paisagens lindas que mudam à medida que se roda pelas estradas.

Sua luminosidade e beleza no meio de uma tranquilidade sem fim inspiraram não só o famoso Cézanne, mas também o grande Van Gogh e o talentoso Picasso, além de escritores como Scott Fitzgerald, que no livro Suave é a Noite assim falou: “magia difusa do Sul doce quente … a noite de palha macia e a lavagem fantasmagórica do Mediterrâneo muito abaixo”!

Provence: pelas estradas da Provence - Foto Roberto Pereira

Provence: cavalgando pela Provence - Foto Roberto Pereira

Passamos dias fantásticos neste lugar colorido, perfumado e vibrante, depois continuamos nossa viagem por outros cantos da Provence, que em breve vocês verão aqui, na coluna Viagem Inesquecível. Aguardem!

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.