Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Os Fiordes da Noruega

Por  |  0 Comentários


Conheça mais sobre os fiordes da Noruega! Ideal para lua de mel, é uma viagem cheia de surpresa, ainda mais incrível se você fizer um cruzeiro na região

Uma das viagens mais lindas que já fizemos foi pelos fiordes da Noruega. Pegamos um navio em Copenhagen, na Dinamarca, e subimos pelo mar do Norte, foram sete dias de encantamento e diversão.

Quem já fez um cruzeiro sabe que viajar de navio é uma festa, tudo é alegria e diversão, imagine, então, quando se navega por belos lugares apreciando paisagens nunca vistas… Torna-se realmente inesquecível!

Fiordes da Noruega: o mapa da Noruega com a rota do fiorde de Geiranger, Patrimônio Mundial, marcada em vermelho.

Fiordes da Noruega: navegando pelos fiordes da Noruega - Foto Roberto Pereira

O prazer da viagem multiplica-se quando se vai de navio, evidentemente devemos pesquisar bastante ao reservar um cruzeiro para escolhermos empresas bem conceituadas no mercado e sempre optando pelos melhores navios. É como estar num hotel de luxo, mas que nos leva a lugares incríveis, sem termos o menor trabalho e por preço justo, porque no bilhete estão incluídos transporte, hospedagem, refeições e muita diversão, é o famoso “all-inclusive”, com exceção das excursões em terra que são pagas, escolhidas e reservadas pelos próprios passageiros de acordo com seu interesse. Aconselho a fazer a reserva com antecedência no site da companhia, antes de partir, para não ter a frustração do tour preferido estar com lotação esgotada, porque as vagas são limitadas.

Fiordes da Noruega: vista de um fiorde na varanda da nossa cabine - Foto Roberto Pereira

Fiordes da Noruega: cruzeiro pelos fiordes - Foto Roberto Pereira

Fiordes da Noruega: lobby do nosso navio - Foto Roberto Pereira

Fiordes da Noruega: jantar de despedida no cruzeiro pelos fiordes - Foto Roberto Pereira

Saímos do porto de Copenhagen em direção ao de  Bergen, nossa primeira parada. É uma cidade muito antiga, fundada em 1070, atualmente é a segunda maior da Noruega, conhecida como “a cidade dos sete montes” porque está rodeada de montanhas. Ao longo dos anos sofreu muitos incêndios, mas as encantadoras casinhas coloridas de madeira  no cais resistiram até hoje e são Patrimônio Mundial da Humanidade.

Fiordes da Noruega: casas de madeira no cais em Bergen - Foto Roberto PereiraFiordes da Noruega: rua em Bergen - Foto Roberto Pereira

Depois de caminharmos pelo centro de Bergen admirando o colorido da cidade, voltamos ao porto para fazer o tour reservado antecipadamente por mim. O ônibus, antes de ir para a aldeia de Voss, percorreu o bairro antigo hanseático, que eram onde se estabeleciam  principalmente os comerciantes de bacalhau, que formavam a Liga Hanseática.

Vimos paisagens incríveis, embora a estrada fosse bastante tortuosa, cheia de curvas, a subida foi tranquila, o motorista era muito cuidadoso, enquanto isso a guia ia falando sobre aspectos geográficos e políticos também da Noruega.

Fiordes da Noruega: paisagem a caminho de Voss na Noruega - Foto Roberto Pereira

Voss é uma cidade pequena bem no meio da região dos fiordes da Noruega, também chamada “a capital da aventura” e muito visitada no inverno para os que gostam de esquiar. A água mineral de lá é considerada uma das melhores do mundo, a água Voss.

Lá em cima assistimos a uma apresentação de dança típica, na qual a família dos proprietários do hotel & restaurante são os dançarinos. Enquanto isso saboreávamos um delicioso lanche à moda norueguesa, onde não faltou a maravilhosa torta Suksesstert, que significa Torta Sucesso, feita com ovos, açúcar, amêndoas, manteiga e creme de leite.

Fiordes da Noruega: família de dançarinos com trajes típicos em Voss - Foto Roberto Pereira

Fiordes da Noruega: dança típica norueguesa em Voss - Foto Roberto Pereira

Saímos de Bergen para Geiranger, uma pequena vila no final do Geirangerfjord, famoso fiorde que é Patrimonio Mundial da UNESCO, é um dos mais longos e profundos do mundo… quando o navio começa a entrar no fiorde, a visão que se tem é deslumbrante.

Depois da atracação, deixamos o navio para um tour pela Estrada da Águia até a Montanha Dalsniba, foi um passeio com vistas maravilhosas do vale, das montanhas, das cascatas e das famosas cachoeiras das Sete Irmãs. No alto da montanha a vista do Geirangerfjord é espetacular.

Fiordes da Noruega: vista do fiorde Geiranger do alto da Montanha Dalsniba - Foto Roberto Pereira

Fiordes da Noruega: cachoeira das Sete Irmãs Noruega - Foto Roberto Pereira

Outro belo passeio foi o que fizemos de trem de Myrdal para Flåm, pela Flåmsbana, a Flåm Railway, a revista National Geographic Traveler considerou esta estrada de ferro como uma das 10 melhores viagens de trem na Europa.

Fiordes da Noruega: aguardando o trem - Foto Roberto Pereira

Realmente é uma das mais lindas e mais íngremes estradas do mundo. O trem percorre o vale montanhoso de Flåmsdalen, até a encantadora cidade de Flåm, Roberto foi fotografando ao longo do caminho, maravilhado com a paisagem.

Fiordes da Noruega: paisagens da Noruega - Foto Roberto Pereira

O trem fez uma breve parada na cachoeira de Kjosfossen onde desembarcamos para não só apreciar a beleza do lugar, mas também para ver e ouvir uma mulher misteriosa com cabelos longos e um vestido vermelho que emerge da floresta, dançando uma música popular norueguesa, é a Huldra, da mitologia nórdica, que, segundo o folclore, é a mulher que atrai homens para dentro da floresta para seduzi-los… é apenas uma lenda, são os estudantes da Escola Norueguesa de Balé que oferecem este espetáculo para os turistas, dançando e cantando.

Fiordes da Noruega: na cachoeira de Kjosfossen Noruega - Foto Roberto Pereira

Outra escala do nosso cruzeiro foi em Kristiansand, fundada no século V, o rei Christian IV “modernizou” a cidade no século XVII. Posebyen, a parte antiga de Kristiansand, tem casas de madeira muito lindas. No centro está o Museu Sørlandets de arte norueguesa.

Fiordes da Noruega: Kristiansand Noruega - Foto Divulgação

Fantoft stavkirke é uma igreja de madeira, originalmente construída em Fortun por volta de 1150. No século XIX inúmeras igrejas foram ameaçadas de demolição, por isso o cônsul Fredrik Georg Gade a salvou e a transferiu para Fana, em Bergen. Em 1992 a igreja foi queimada por um fanático que era contra o Cristianismo, o mundo inteiro tomou conhecimento deste terrível ato.  Logo após o incêndio a igreja começou a ser reconstruída e em 1997 ficou pronta.

Fiordes da Noruega: detalhe do telhado de Fantoft stavkirke na Noruega - Foto Roberto Pereira

Fiordes da Noruega: detalhe de Fantoft stavkirke na Noruega - Foto Roberto Pereira

A viagem pelos fiordes nos deixou saudades e de presente uma amizade com um casal novo e muito simpático de São Sebastião, em São Paulo, Priscila e Leon, e, graças às redes sociais, mantemos contato até hoje.

Fiordes da Noruega: Priscila e eu numa das paradas do tour pelas estradas da Noruega - Foto Roberto Pereira

Fiordes da Noruega: Noruega inesquecível - Foto Roberto Pereira

Sugiro a todos, principalmente casais, a fazerem um cruzeiro pelo menos uma vez na vida, porque será uma viagem cheia de surpresas, pelos fiordes da Noruega, então, será verdadeiramente inesquecível!

Gostou? Confira aqui mais destinos para lua de mel!

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.