Madri, a animada capital da Espanha

Por  |  0 Comentários


Ernest Hemingway dizia que “em Madri ninguém vai dormir antes do nascer do sol”… e Madri continua sendo a capital européia mais animada, com restaurantes, bares e boates lotados, enquanto o resto da Europa dorme.

A capital da Espanha é muito bonita e imponente, com vida cultural intensa. Tem belos parques, praças e muitos monumentos que merecem ser visitados. Conhecer a Plaza Mayor é imperdível! Concluída em 1619 é o centro da “Velha Madri” e já foi palco de touradas, enforcamentos e festas. Atualmente há vários bares de tapas (petiscos diversos que se come com bebidas), restaurantes e lojinhas.

Plaza Mayor Foto Roberto Pereira

Uma das Portas da Plaza Mayor Foto Roberto Pereira

As “portas de Madri” são monumentos imponentes espalhados pela cidade, como a Puerta de Toledo, a Puerta de Felipe IV, a Puerta Real e a mais conhecida, uma das sete maravilhas de Madri, a Puerta de Alcala.

Puerta de  Alcala Foto Roberto Pereira

Em 11 de março de 2004 houve um terrível atentado terrorista na estações de trem madrilenas de AtochaEl Pozo de Tío Raimundo e Santa Eugenia, onde morreram 191 pessoas. Em 11 de março de 2007 foi inaugurado um monumento em memória às vítimas dos atentados. Um “espaço imaterial de luz e silêncio”, segundo um dos arquitetos, Mauro Gil-Fournier, realmente esse memorial é impactante  e mereceu nossa visita.

Memorial em homenagem aos mortos pelo terrorismo Foto Roberto Pereira

 

Os parques de Madri são lindos, o mais bonito e escolhido por muitos noivos para fazerem fotos é o Parque de El Retiro, inaugurado em 1630 para a realeza e seus convidados fazerem agradáveis passeios… hoje em dia é frequentado pelas famílias madrilenas e pelos turistas que se encantam com o lugar. Ocupa uma enorme área no centro de Madri, por isso tem longas avenidas arborizadas que chegam ao grande lago onde se pode alugar barcos a remo. Há dois palácios que apresentam exposições temporárias: Palácio de Velázquez e Palácio de Cristal. Passamos horas aproveitando esse lugar e o recomendo a todos que forem à Madri.

Parque de El Retiro Foto Roberto PereiraPalacio de Cristal no Parque de El Retiro Foto Roberto Pereira

Nessa cidade tudo é imponente, grandioso, sem nunca deixar de ser belo, assim também são as praças e o magnífico Palácio Real com seus jardins.

Plaza de Oriente Foto Roberto PereiraFonte de Netuno no Paseo del Prado Foto Roberto Pereira

Palácio Real de Madri com seus jardins é o maior da Europa em área construída. É magnífico! apesar da fila que enfrentamos, não me arrependi de ter tido paciência e esperar a vez.  A sala do trono é muito bonita e suntuosa e os salões, o ponto alto da visita.  Os jardins são lindos e muito bem cuidados. Considero imperdível esse passeio!

Palácio Real de Madrid Foto Roberto Pereira

Jardins do Palácio Real Foto Roberto Pereira

Parada obrigatória é no chamado “Triângulo Dourado dos Museus”, nome dado à reunião dos três melhores museus da cidade que ficam perto um do outro: o imperdível Museu do Prado que possui um magnífico acervo – 80% das obras de Velázquez, Goya, El Greco, Rubens, e muitos outros, afinal são mais de 8600 pinturas; o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia, que tem em seu acervo a maravilhosa Guernica de Picasso, assim como obras de Miró, Salvador Dali, Calder, entre outros; o Museu Thyssen-Bornemisza, com pinturas de Rembrandt, Caravaggio, Kandinsky, Pollock e outros.

Anexo Museu del Prado Foto Roberto PereiraJardins Centro de Arte Reina Sofia Foto Roberto PereiraJardins Museu Thyssen-Bornemisza Foto Roberto Pereira

Madri tem uma excelente rede hoteleira e os preços são mais baixos do que em Paris e Londres, por exemplo, para hotéis de mesma categoria. Preferimos ficar na região do “Triângulo Dourado dos Museus” local perto de muitas atrações, além dos museus. Escolhemos o hotel Villa Real Madrid, um ótimo 5*, em frente à  Plaza de las Cortes.

Vista do apartamento Hotel Villa Real Madri Foto Roberto Pereira

Uma atração interessantíssima é o Templo de Debod um dos poucos conjuntos arquitetônicos núbio-egípcios completos que podem ser visto fora do Egito. Construído no século IV a.C. foi doado a Espanha em 1968 como reconhecimento pelo trabalho feito pelos espanhóis nos templos de Abu Simbel. Pedra por pedra foram levadas para Madri e lá o templo foi reconstruído e restaurado. Visita imperdível!

Templo de Debod Foto Roberto Pereira

Como em toda a Europa cristã não faltam igrejas, são mais de trinta, construídas em diversos períodos, mas acredito que a  San Jerónimo «el Real» seja uma das mais visitadas, não só pela sua história, mas também porque fica atrás do Museo del Prado. Foi um mosteiro no século XVI, hoje só ficaram a igreja e claustro, que foi recuperado e anexado ao Museo del Prado, projeto do arquiteto Rafael Moneo. Pela forma do claustro após a reforma é chamado de “Cubo de Moneo”.

Iglesia de San Jeronimo el Real e o claustro Cubo de Moneo Foto Roberto Pereira

A Gran Via é uma das mais importantes avenidas da cidade. Começa na Praça de Alcala e termina na Praça de Espanha, imensa, por isso encontra-se de tudo: lojas de roupas, calçados, livrarias, igrejas, hotéis, restaurantes, onde come-se muito bem, bares e cafés, onde quase sempre se encontra o delicioso churro recheado de doce de leite, enfim passear na Gran Via é uma atração a mais em Madri.

Gran Via Foto Roberto Pereira

Não posso terminar sem falar na famosa loja de departamento espanhola El Corte Inglés, nela encontra-se de tudo. Para turistas não residentes na Comunidade Européia há um desconto de 10% nas compras,  assim como um departamento onde se pede o reembolso do IVA se as compras ultrapassarem € 90,15.

Passar a lua de mel em Madri é uma boa ideia, pois não faltarão passeios, vida noturna animada, restaurantes excelentes, bares de tapas e compras, muitas compras. Se precisar consulte as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores, elas estão à disposição para fazer um roteiro de sonho para a sua viagem.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.