Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Belas e pequenas cidades holandesas

Por  |  0 Comentários


Conheça essas belas cidades do interior da Holanda, um destino para lá de romântico!

O interior da Holanda tem paisagens lindas e cidades encantadoras e por ser um país de pequena extensão territorial, permite que conheçamos diversos lugares em pouco tempo. Ficamos uma semana em Amsterdam, como já conhecíamos a cidade de viagens anteriores, preferimos durante o dia passear de carro pelas cidades próximas, saindo depois do café e retornando ao final da tarde, quando, então, curtíamos Amsterdam… aproveitamos muito, foi uma ótima ideia!

Se você não quiser alugar um carro poderá usar o excelente transporte público holandês: trams (bonde), ônibus, metrô e balsa.

Pelas estradas da Holanda Foto Roberto Pereira

Bicicletas na Holanda Foto Roberto Pereira

A primeira cidade escolhida foi Volendam, à beira do Lago Markermeer, à meia hora de carro de Amsterdam, antiga colonia de pescadores, ainda conserva as  casas de madeira colorida, agora transformadas em bonitas casas de veraneio, com janelas enfeitadas como se fossem vitrines que me encantaram, é uma tradição do lugar, assim como os antigos barcos de pesca atracados no pier, tudo isto dá um charme especial ao lugar, fazendo de Volendam um ponto turístico por excelência.

Volendam na Holanda, pier e casas coloridas Foto de Roberto Pereira

As casas de Volendam com suas charmosas janelas Foto Roberto Pereira

Dia lindo e frio no pier de Volendam Foto Roberto Pereira

A cidade é cheia de de cafés e restaurantes aconchegantes, é também a “cidade do queijo”, com muitas lojas vendendo o produto, pois há várias granjas de queijos perto de lá, se você quiser há como ver o processo de fabricação e também fazer a degustação dos produtos.

A animação de Volendam na Holanda Foto Roberto Pereira

Uma das lojas de queijo de Volendam Foto Roberto Pereira

Aproveitamos ao máximo o passeio a esta vila de pescadores, saboreamos frutos do mar frescos, ouvimos jazz e admiramos as fachadas das casas. É realmente uma cidadezinha encantadora, muito alegre, cheia de músicos e cantores espalhados pelas ruas ou nos barcos atracados, animando o povo.

Músicos ensaiando num barco em Volendam Foto Roberto Pereira

A cantora e sua banda em Volendam Foto Roberto Pereira

No dia seguinte fomos para Alkmaar, a quarenta e cinco minutos de Amsterdam, a paisagem agrada aos olhos, passamos por diversos campos com moinhos, por  plantações de tulipas, por campos com criação de gado, de ovelhas, enfim uma viagem super agradável.

Plantação de tulipas no caminho para Alkmaar, Holanda Foto Roberto Pereira

Alkmaar também é chamada de “cidade do queijo”, aliás a produção de queijo na Holanda é grande e eles são deliciosos, mas não só queijos dão fama à cidadezinha, ela tem um belo centro antigo com muitos monumentos históricos, inúmeros cafés e restaurantes, lojas elegantes, galerias de arte e alguns museus interessantes, como o Stedelijk Museum Alkmaar (museu regional), Museu do Queijo e a Grote Sint Laurenskerk, a catedral gótica que tem um dos maiores órgãos ainda em funcionamento.

Cafés e restaurantes em Alkmaar, Holanda Foto Roberto Pereira

Alkmaar e suas belas fachadas, Holanda Foto Roberto Pereira

Alkmaar e as bicicletas sempre presente em toda a Holanda Foto Roberto Pereira

Voltamos para Amsterdam passando por Haarlem, cidade medieval cercada por muralhas com ruas de paralelepípedos e casas triangulares, suas encantadoras ruas estão repletas de pequenas lojas, restaurantes aconchegantes e bares animados, frequentados por moradores e turistas.

Uma ponte da Idade Média em Haarlem, Holanda Foto Roberto Pereira

Interior de um bar em Haarlem, Holanda Foto Roberto Pereira

Antigamente foi um importante porto no Mar do Norte, hoje em dia é uma cidade bem charmosa, foi citada pelo Huffington Post (um jornal americano) como um dos “10 locais secretos que você vai querer visitar”. Eu realmente amei passar umas horas passeando pelas ruas de Haarlem, cidade também importante no comércio de tulipas e cerveja.

Haarlem e seus moinhos, Holanda Foto Roberto Pereira

A última cidade visitada por nós nesta viagem foi a romântica Delft, a terra da cerâmica pintada à mão em azul e branco,  Delftware, e também conhecida por ser a cidade natal do famoso pintor holandês Johannes Vermeer, autor do quadro “A moça do brinco de pérola”, o filme do mesmo nome, cuja atriz principal era Scarlett Johanson, foi baseado na vida de Vermeer.

Delft, Holanda Foto Roberto Pereira

Chovia bastante, mas isto não impediu que apreciássemos Delft, uma das cidades holandesas mais antigas, belas e pitorescas que conhecemos, que com seus canais e edifícios antigos do centro histórico mantém o traçado medieval, aliás como em quase todas as cidades da Holanda.

Centro histórico de Delft, Holanda Foto Roberto Pereira

Se for à Holanda, não fique apenas na bonita e atraente Amsterdam, tire uns dias para conhecer o interior, você vai amar as pequeninas e charmosas cidades holandesas.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.