Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Liverpool, a terra dos Beatles

Por  |  0 Comentários


Já incluiu Liverpool na sua lista de destinos a conhecer? A cidade da Inglaterra, conhecida por ser a terra dos Beatles, possui histórias incríveis por trás da beleza de cada ponto turístico!

Liverpool, uma agradável e bonita cidade marítima na Inglaterra, ficou famosa a partir dos anos 60 por ser a terra dos Beatles, porém muito antes disso, entre os séculos XVIII e XX, foi um importante porto comercial e de migração, principalmente de irlandeses. Liverpool teve sua história sempre ligada ao mar.

Liverpool: vista para Albert Dock da janela do Tate Museum Liverpool - Foto Roberto Pereira

Não era uma cidade turística até que a popularidade dos Beatles fez com que começasse a ser vista como um lugar interessante. Realmente vale a pena conhecer  Liverpool com suas galerias de arte, museus e monumentos, além dos emblemáticos edifícios mercantis “Three Graces” – Royal Liver Building, Cunard Building e Port of Liverpool Building – que ficam no Pier Head. Depois de Londres, é a cidade inglesa que tem a maior coleção de museus e galerias de arte, e o melhor é que todo este patrimônio cultural de Liverpool fica no “coração” da cidade, facilitando a todos conhecer as atrações do lugar.

Liverpool: Belo contraste de arquitetura em Liverpool - Foto Roberto Pereira

Liverpool: esculturas em homenagem aos imigrantes em Liverpool - Foto Roberto Pereira

Quando houve a comemoração do 800º aniversário da fundação de Liverpool, em 2007, muitos eventos foram programados e foi tamanho o sucesso que a cidade foi eleita a Capital Europeia da Cultura no ano seguinte.

O Tate Museum de Liverpool, como todos os museus Tate, é imperdível pela sua coleção de arte moderna e contemporânea britânica e internacional. Fica num dos bonitos prédios da Albert Dock Waterfront. Tivemos a sorte de ver a exposição temporária de Marc Chagall, o artista francês-russo, de origem judaica, um modernista super versátil porque tem obras em quase todos os formatos artísticos, tais como: pintura, ilustrações de livros, vitrais, cerâmicas, tapeçarias, entre outras.

Liverpool: Liverpool - Foto Roberto Pereira

Liverpool: obra de arte contemporânea no Tate Museum Liverpool - Foto Roberto Pereira

O Albert Dock , na parte antiga da cidade, onde funcionaram os armazéns e toda a parte administrativa das docas, hoje é um complexo de lojas, cafés, bares e restaurantes, excelente local para se almoçar ou lanchar depois da visita aos museus ou ao Beatles Story, que também fazem parte deste complexo. Há no Albert Dock dois hotéis com bom preço, Holiday Inn Express e Premier Inn, para aqueles que quiserem ficar bem no centro das principais atrações da cidade. 

Liverpool: Albert Dock em Liverpool - Foto Roberto PereiraLiverpool: Albert Dock Liverpool - Foto Roberto Pereira

Liverpool: barco Bar no Albert Dock Liverpool - Foto Roberto Pereira

Liverpool: The Pumphouse no Albert Dock em Liverpool - Foto Roberto Pereira

O Museu Marítimo de Merseyside é muito interessante, nele encontramos muitas informações sobre a vida marítima, sobre a história do porto e sobre o naufrágio do Titanic, fatos e lendas sobre a tragédia, afinal o Titanic foi um navio registrado em Liverpool e a sede da empresa náutica ao qual ele pertencia era em Liverpool. No terceiro andar do prédio do museu fica o Museu Internacional da Escravidão.

Liverpool: Museu Marítimo de Merseyside  em Liverpool - Foto Roberto Pereira

Para os fãs do Beatles é imperdível conhecer  o  The Beatles Story,  o pequeno “museu” dos Beatles, nele vimos a história da banda e de seus componentes: John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Star, além dos cenários, objetos, figurinos, memorabilia e fotografias exclusivas do grupo, enfim muita coisa interessante sobre eles. Tem áudio guia gratuito em 10 idiomas, inclusive português, para ouvir a “História Viva” da banda dos quatro jovens de Liverpool.

Liverpool: The Beatles Story, museu dos Beatles em Liverpool - Foto Roberto Pereira

Num belo e moderno prédio fica o Museum of Liverpool,  nele encontramos tudo sobre a geografia, história e cultura da cidade. Há uma grande coleção arqueológica que reflete a mudança de vida e experiências das pessoas que vivem na região nos últimos 9 mil anos. A coleção de meio de transporte terrestre tem mais de 200 veículos,  desde a locomotiva Lion, construída em 1838, até um Range Rover Evoque a partir de 2011. Sem esquecer das exposições sobre os Beatles e o futebol, afinal o time da cidade,  Liverpool FC  é mundialmente conhecido.

Liverpool: Museum of Liverpool - Foto Roberto Pereira

 Catedral de Liverpool, em estilo neogótico britânico, foi projetada pelo mesmo arquiteto que desenhou as charmosas cabines telefônicas inglesas tradicionais, Sir Giles Gilbert Scott. Do alto da torre da igreja tem-se uma bela vista da cidade.

Liverpool: a cidade e seus contrastes sempre lindos - Foto Roberto Pereira

Há na cidade uma área comercial que foi totalmente revitalizada, nela construíram um shopping a céu aberto, a dez minutos a pé do Albert Dock, o Liverpool ONE, com muitas lojas, cinemas, bares e restaurantes. Ficamos num apartamento do BridgeStreet at Liverpool ONE, com excelente localização e muito confortávelque faz parte do empreendimento Liverpool ONE.

Liverpool: shopping Liverpool ONE - Foto Roberto Pereira

Sinceramente eu não esperava que Liverpool fosse tão bonita e interessante com atrações imperdíveis. É uma cidade alegre e divertida, cheia de jovens, talvez porque tenha uma excelente universidade, 8 vencedores do Prêmio Nobel estudaram nela. Amei os dias passados em Liverpool, quem sabe voltaremos um dia, pois fica apenas a duas horas de trem de Londres.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.