Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Irresistível São Francisco

Por  |  0 Comentários


Conheça mais sobre um dos lugares mais lindos do mundo: São Francisco. Cidade que encanta qualquer um com a sua beleza e alegria contagiante, destino perfeito para uma viagem a dois!

São Francisco, na Califórnia, é um dos mais lindos lugares do mundo, sou apaixonada por esta cidade, não só pela sua beleza, mas também pelo “clima de alegria”, pela vibração. Tendo a costa banhada pelo oceano Pacífico, com as montanhas ao redor e a baía de São Francisco ao fundo, sua geografia lembra muito a do Rio de Janeiro.

Vários terremotos em diferentes épocas destruíram São Francisco, além dos pequenos tremores de terra, porém foi o de 1906, quando deixou 700 mortos e 200 mil desabrigados, que estimulou os estudos sobre este fenômeno da natureza. A  falha geológica de San Andreas atravessa a Califórnia de norte a sul, por isso o medo de um terremoto que venha a destruir toda a Califórnia, dividindo a região ao meio: seria o “Big One”!.. mas São Francisco continua lindo, mesmo com os terremotos.

São Francisco: Foto da foto de um dos terremotos que destruiu São Francisco - Foto Roberto Pereira

Já visitei alguma vezes esta cidade, mas não voltava a San Francisco desde 1991, bastante tempo… portanto além de rever seus famosos pontos turísticos, como a icônica Golden Gate Bridge que ilustra a capa desta matéria, descobri coisas novas como a expansão do SFMOMA, San Francisco Museum of Modern Art, que ficou um espetáculo.

O SFMOMA é atualmente o maior museu de arte moderna do mundo. São sete andares com mais de 1100 trabalhos expostos , entre eles obras de nomes como Alexander Calder, Andy Warhol, Richard Serra, Claes Oldenburg, Roy Lichtenstein e muitos outros. Imperdível!

São Francisco: San Francisco Museum of Modern Art, MOMA - Foto Roberto Pereira

Ir ao Golden Gate Park é obrigatório… Tem uma enorme área verde com muitas atrações dentro dele: o excelente Cal Academy of Science (Museu de Ciência Naturais), onde fica o planetário, o Museu Young, museu de arte num prédio fantástico com uma coleção de peças pré colombianas e de pinturas contemporâneas norte americanas, além das exibições especiais que acontecem durante o ano. No parque também tem um encantador Jardim Japonês, o jardim Botânico e o Conservatório de Flores, é passeio para o dia todo.

São Francisco: Golden Gate Park e o Museu Young ao fundo - Foto Roberto Pereira

São Francisco: Jardim do Museu Young - Foto Roberto Pereira

O lendário Fisherman’s Wharf é outra atração que não pode faltar no roteiro de quem viaja para esta cidade. Ver os leões marinhos ao sol, provar os  caldeirões de caranguejo, os graúdos camarões e as lagostas nos  restaurantes de frutos do mar é quase obrigatório para os turistas.  O PIER 39 é o lugar perfeito para se ver a Golden Gate, Alcatraz e admirar o pôr do sol.

São Francisco: Fisherman's Wharf São Francisco - Foto Roberto Pereira

Quem vai a  São Francisco tem que andar no histórico bondinho amarelo da cidade, a Powell-Hyde-Line tem o ponto final na área do Fisherman’s Wharf, de lá também saem os barcos turísticos que vão até Alcatraz e os que fazem passeios pela baía. Pegamos o bondinho na Union Square que é  o ponto inicial de duas das linhas do famoso bondinho, é um ótimo passeio.

São Francisco: ônibus e bondinho amarelo de São Francisco - Foto Roberto Pereira

Na ilha de  Alcatraz havia uma famosa prisão de segurança máxima, de onde nunca ninguém conseguiu fugir. Nela esteve “hospedado”, entre outros criminosos, Al Capone, um mafioso americano muito falado. A prisão foi desativada em 1963 e hoje é ponto turístico muito visitado, se quiserem conhecê-la podem comprar os bilhetes no site.

O contraste entre os edifícios modernos e as coloridas casas vitorianas me encanta, assim como ver um prédio arte nouveau, como o da loja Tiffany & Co, ao lado da mais moderna Apple Store do mundo, a loja da Apple Union Square.

São Francisco: belo contraste na Union Square - Fotos Roberto Pereira

A Union Square e ruas adjacentes são o “point” de consumo para aqueles que gostam de comprar, neste bairro encontra-se as mais famosas grifes mundiais e as melhores lojas de departamento americanas. Almoçamos na Neiman Marcus, acreditem, mas foi somente para apreciar a belíssima cúpula da rotunda com mais de 2500 peças de vidro colorido. Se não quiserem almoçar, peçam pelo menos o chá da tarde, de preferência fazendo reserva numa mesa ao lado da janela, de onde se avista a praça.

São Francisco: Cúpula da Neiman Marcus Union Square - Foto Roberto Pereira

A Alamo Square é um dos lugares preferidos dos turistas para fotografar por causa das famosas casinhas vitorianas, construídas entre 1892 e 1896, realmente são lindas, parecem casa de boneca, esta praça é um belo cenário para filmes, por isso aparecem em muitos deles, como no The Woman in Red.

São Francisco: casas vitorianas na Alamo Square San Francisco - Foto Roberto Pereira

Chinatown, bairro chinês, existe em muitas cidades americanas, mas a de São Francisco é a mais antiga e a que tem uma das maiores colônias de chineses no mundo. Tem muitas lojas vendendo produtos típicos da China, pérolas, assim como casas de chá, restaurantes e templos budistas. Não deixem de conhecer este bairro, fica no centro, perto da conhecida Union Square, onde estávamos hospedados, por isso fomos a pé até lá.

São Francisco: portão de Chinatown em São Francisco - Foto Roberto Pereira

São Francisco: Chinatown em São Francisco - Foto Roberto Pereira

Há uma rua em São Francisco que costuma aparecer em filmes rodados na cidade, a Lombard Street, a rua com mais zigue zague do mundo e muito inclinada. Na verdade a rua é bem maior do que o pequeno trecho em curvas fechadas que vemos nas fotos e filmes.

São Francisco: Lombard Street e suas curvas - Foto Roberto Pereira

São Francisco: um condomínio na reta da Lombard Strret em São Francisco - Foto Roberto Pereira

A vida cultural em São Francisco é muito intensa, a Ópera apresenta belíssimos espetáculos durante o ano todo, assim como a San Francisco Symphony Hall , os bilhetes podem ser comprados nos respectivos sites, além de assistirem a magníficos espetáculos poderão apreciar a bonita arquitetura dos prédios.

São Francisco: Ópera de São Francisco - Foto Roberto PereiraSão Francisco: San Francisco Symphony Hall - Foto Roberto Pereira

Há um roteiro pronto em que o ponto de partida é escolhido por nós, sempre no sentido anti horário, para quem quiser percorrer todas as atrações de San Francisco – a 40-Mile Scenic Drive – fizemos este passeio na primeira vez que visitamos a cidade, leva um dia inteiro, mas vale a pena, vocês terão uma ótima visão da cidade e apreciarão paisagens lindíssimas durante o percurso.

Twin Peaks no alto da montanhas tem uma das vistas mais lindas da cidade, com paisagem privilegiada da baía e das pontes Golden Gate e Bay Bridge. É um lugar onde venta demais, portanto uma pashmina ou casaquinho deve ser levado mesmo no verão.

São Francisco: paisagem vista do Twin Peaks - Foto Roberto Pereira

Existem muitos hotéis, dos luxuosos aos mais simples, assim como restaurantes populares ou estrelados pelo Michelin, como o do chef Michael Mina, ou o francês Quince, ou  oTaj Campton Place off Union Square de comida indiana, enfim, realmente uma cidade preparada para receber turistas do mundo inteiro.

Sempre saio de São Francisco, querendo voltar,  como diz a bela canção: “I Left My Heart in San Francisco“, a cidade é linda, é charmosa, é romântica, perfeita para uma viagem a dois!

 

 

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.