Baixe
aqui
seu
E-BOOK
x

Eterna Roma

Por  |  0 Comentários


Roma é uma das cidades que ficarão para sempre na minha memória. Confira o post e descubra os pontos turísticos imperdíveis dessa cidade encantadora!

Roma é a minha cidade inesquecível, nela passei a semana mais maravilhosa da minha vida, pois foi a primeira cidade do meu roteiro de lua de mel… já se passaram cinquenta anos e o meu encanto por Roma permaneceu o mesmo em todas as vezes em que voltamos a esta cidade.

Roma: turistas em Roma - Foto Roberto Pereira

Há inúmeros sites de turismo com informações sobre o que fazer e o que conhecer em Roma. Não tenho a pretensão  de fazer maravilhosos roteiros turísticos na minha coluna, apenas gosto de escrever sobre o que acho interessante nas viagens que fazemos, nesta matéria falo sobre os imperdíveis, a meu ver, pontos turísticos de Roma.

Conhecer o Coliseu é imperioso para quem vai à Roma, na última viagem retornamos ao icônico Coliseu num sábado à tarde e fiquei impressionada com a quantidade de noivos  sendo fotografados no local, soube então que atualmente é o local preferido dos nubentes para fazerem o “Wedding Street”

Roma: noivos em Roma, com o Coliseu ao fundo - Foto Roberto Pereira

Roberto fotografou vários casais em frente ao que é considerado um dos mais grandiosos monumentos da Roma Antiga, construído em 72 dC, por ordem do imperador Vespasiano para ser a arena de combate entre gladiadores, lembrando que no Coliseu houve as mais cruéis matanças de cristãos!

Roma: noivos em Roma, com o Coliseu ao fundo - Foto Roberto Pereira

Na mesma região do Coliseu fica o Forum Romano, construído por volta do século II aC, para quem vai à Roma é imperioso conhecê-lo… também é um lugar escolhido pelos noivos para o “Wedding Street”.

Roma: Arco de Constantino em Roma - Foto Roberto Pereira

A Piazza Navona e toda a área ao redor faz parte do centro histórico, tem mais de 2000 anos! Sempre foi um lugar requintado e de residências  de nobres e da elite da Igreja Católica, por isso há ricas igrejas, praças com maravilhosas fontes e  lindos palácios, inclusive num deles, no  Palácio Pamphilj, está a Embaixada do Brasil, se quiser conhecer pode agendar a visita no site… somos um povo rico!?

Os turistas lotam a Piazza Navona e os bares e cafés ao redor, é um local muito alegre e vale a pena ir até lá.

Roma: Piazza Navona e a fonte del Moro de 1653

Roma: jovens músicos ensaiando na Piazza Navona - Foto de Roberto Pereira

Uma das ruas mais elegantes de Roma é a Via dei Condotti, nela estão as lojas das mais conhecidas e caras grifes do mundo como: Dior, Gucci, Valentino, Hermès, Armani, Jimmy Choo, La Perla, Prada, Salvatore Ferragamo, Furla, Burberry, Céline, Dolce & Gabbana, Bulgari, Tod’s, Zegna, Cartier, Tiffany & Co., Louis Vuitton. Fiquei impressionada com a fila para comprar na loja da Gucci que estava em promoção, inacreditável… era tanta gente que o segurança só deixava entrar alguém quando uma pessoa saía!

Roma: fila na loja da Gucci na Via Condotti - Foto Roberto Pereira

O Antico Caffè Greco é imperdível, ele está na Via dei Condotti 86 desde 1760,  Stendhal, Goethe, Byron e Liszt, entre outros famosos, frequentaram este café, vá até lá e, no mínimo, beba um expresso ou um capuccino com uma fatia de tiramisu ou de bolo de frutas  e passe a fazer parte deste histórico lugar, você vai gostar!

Roma: Via dei Condotti com a Piazza di Spagna ao fundo - Foto Roberto Pereira

Este bairro é muito alegre, com muitos turistas jovens, é cheio de lojas, cafés e restaurantes. A estação de metrô  Spagna, da linha A, liga rapidamente esta parte da cidade ao Vaticano e à estação central de trem o que facilita bastante para os turistas. Temos nos hospedados ultimamente neste bairro, na Via Mario de Fiori, no Hotel Condotti, um  acolhedor e charmoso hotel boutique, a 100 metros da Via dei Condotti, com um elegante lobby com pisos de mármore, antiguidades, tapeçarias e  candelabros venezianos.

Roma: Hotel Condotti em Roma - Foto Roberto Pereira

A Via dei Condotti começa na Piazza di Spagna, onde ficam as Scalinata di Spagna, é outro local de Roma que os turistas adoram! No século XVII foi construído um palácio para sede da embaixada da Espanha nesta praça, por isso o nome. A escadaria foi construída para ligar a praça à igreja Trinità dei Monti que fica no alto.

Roma: do alto da Scalinata di Spagna vista para a Piazza di Spagna e para a Via dei Condotti - Foto Roberto Pereira

Roma: Scalinata di Spagna no alto a igreja Trinità dei Monti em Roma - Foto Roberto Pereira

O Pantheon é o templo de todos os deuses, das construções antigas de Roma é a mais bem preservada, construída por ordem do imperador Adriano em 118 dC, o interessante no monumento é o óculo, abertura circular no alto e no centro que deixa a luz passar. No século XVII os cristãos diziam que o lugar estava infestado de demônios e o transformaram numa igreja. Atualmente fica lotado de turistas que vão conhecer o magnífico Pantheon onde se encontram diversos túmulos inclusive um imenso sarcófago de mármore onde estão enterrados vários reis.

Roma: Pantheon em Roma - Foto Roberto Pereira

A Fontana di Trevi faz parte do imaginário de muita gente e foi cenário de filmes famosos como La dolce vita, A princesa e o plebeu e A fonte dos desejos.  É a maior fonte barroca de Roma, toda em mármore travertino, mas as estátuas são de mármore de Carrara. Dizem que se você jogar uma moeda na fonte, você voltará à Roma, talvez seja verdade, porque sempre jogamos uma quando vamos à Roma e já voltamos lá várias vezes…

Roma: Fontana di Trevi em Roma - Foto Roberto Pereira

Da última vez em que estivemos em Roma, voltamos ao hotel de nossa lua de mel, um antigo e belo cinco estrelas, o Hotel Majestic Roma, na Via Veneto, para tomar um  bellini no elegante Majestic Bar e recordar dias inesquecíveis…  À la recherche du temps perdu (Em busca do tempo perdido)!

Roma: Roberto no Majestic Bar do Hotel Majestic Roma - Foto Hilma Pereira

Sempre que vou à Roma visito o Vaticano, o menor país do mundo e sede da Igreja Católica, não somente por ser católica, mas também porque o acervo de obras de arte dos seus museus é riquíssimo, sem contar a beleza da Basílica de São Pedro, onde sempre podemos admirar a magnífica Pietà de  Michelangelo e também revisitar a maravilhosa Capela Sistina cujo teto contém afrescos de Michelangelo com cenas do Gênesis.

Roma: conhecendo o Vaticano em 1968 na lua de mel , estou de costas em primeiro plano - Foto Roberto Pereira

Roma: Basílica de São Pedro no Vaticano - Foto Roberto Pereira

Roma: a belíssima cúpula da Basílica de São Pedro - Foto Roberto Pereira

Para visitar a Capela Sistina e os Museus do Vaticano nós compramos online os bilhetes de entrada e foi ótimo, porque assim se pode escolher o horário e tipo de visita e  não se enfrenta as enormes filas da bilheteria. Atenção: Para visitar a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano  não são permitidos bermudas, minissaias, chapéus ou blusas sem mangas, assim como em quase todas as igrejas de Roma.

Roma: a magnífica obra de Michelangelo: a Capela Sistina - Foto Roberto Pereira

O museu guarda peças valiosíssimas da arte egípcia, etrusca, grega, romana, medieval e tem uma pinacoteca com obras dos maiores pintores italiano: Raphael, Michelangelo e Leonardo da Vinci. Para quem admira arte e gosta de visitar  museus o ideal é tirar um dia para ir ao Vaticano e aproveitar para tomar café da manhã, almoçar ou lanchar no restaurante do museu que dá para o lindo jardim interior.

Roma: jardim interno do Museu do Vaticano - Foto Roberto Pereira

Roma: uma galeria no interior do Museu do Vaticano - Foto Roberto Pereira

Roma: detalhe do teto de um dos salões do Museu do Vaticano - Foto Roberto Pereira

Quando comecei a aprender Latim eu tinha onze anos e fiquei fascinada com a leitura da primeira lição do livro: o mito da fundação de Roma em que os gêmeos Rômulo e Remo encontrados nas águas do Rio Tibre foram salvos e alimentados por uma loba. Depois de adultos, Rômulo matou Remo e fundou Roma, no século VIII a C. A partir desta aula meu sonho era conhecer Roma, “a cidade eterna“, assim chamada pelos romanos que acreditavam que Roma continuaria existindo para sempre… acho que acertaram!

Gostou? Veja mais destinos aqui na coluna Viagem Inesquecível!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.