Baixe
GRÁTIS
o seu
eBook!
x

Estocolmo, harmoniosa e bela capital dos vikings

Por  |  0 Comentários


Confira as maravilhas da cidade que impressiona pela sua singularidade!

Estocolmo entrou no nosso roteiro apenas porque do seu porto sairia o cruzeiro que faríamos pelas capitais bálticas…  Sorte nossa termos escolhido partir desta cidade encantadoramente harmoniosa, conhecida como a capital dos excelentes navegadores vikings, cuja cultura, nos séculos IX e X, desenvolveu-se na terra de Odin, o deus maior da mitologia nórdica, senhor das magias e da sabedoria.

A capital da Suécia, Estocolmo, espalha-se em cima de um grande arquipélago, por isso muitas e muitas pontes ligam as inúmeras ilhas por entre os canais, tornando o caminhar pelas ruas, atravessando as inúmeras pontes, um passeio bonito e agradável.

Estocolmo Foto Roberto PereiraEstocolmo Foto Roberto Pereira

Conhecer Gamla Stan, onde a cidade de Estocolmo foi fundada em 1252, com suas ruas de paralelepípedos e prédios de cor ocre é voltar no tempo. Turistas invadem as ruas sinuosas e estreitas cheias de atrações, restaurantes, cafés, bares, lojas de artesanato e de souvenir. No centro de Gamla Stan está Stortorget, a praça mais antiga de Estocolmo.

Stortorget a praça mais antiga de Estocolmo Foto Roberto PereiraTurista em Gamla Stan Estocolmo Foto Roberto Pereira

Em Gamla Stan, ficam também a Catedral de Storkyrkan (Grande Igreja), do século XIII, a Kungliga Slottet (Palácio Real) e o Conselho Municipal de Estocolmo, onde acontece a cerimônia da entrega do Prêmio Nobel da Paz, o Nobelfesten. Vale a pena conhecer os belos salões, especialmente o famoso Salão Dourado, assim como subir na torre de onde se tem uma bonita vista panorâmica da cidade.

A Catedral de Estocolmo ou Igreja de São Nicolau, Sankt Nikolai kyrka, é uma igreja luterana desde 1527, nela está a pintura mais antiga de Estocolmo e a belíssima imagem de São Jorge e seu dragão, do século XV, dizem que nela estão relíquias de São Jorge e de outros santos.

Catedral de Storkyrkan Estocolmo Foto de Roberto PereiraSao Jorge em Sankt Nikolai kyrka Estocolmo Foto Roberto Pereira

O Palácio Real Barroco de Estocolmo, Kungliga Slottetcom seus  600 quartos, fica às margens da baía, no centro histórico, mas não é  a residência do rei e da rainha da Suécia, que moram num outro palácio fora do centro da cidade. Como é aberto à visitação, pode-se, então, admirar as tapeçarias e as joias da coroa, passear pelos salões espetaculares, conhecer a bela capela, além de assistir à troca da guarda.

Lateral do Palacio Real Kungliga Slottet Foto Roberto PereiraCapela do Palácio Real de Estocolmo  Foto Roberto PereiraSoldado da guarda real sueca Foto Roberto Pereira

O  Museu a Céu Aberto Skansen, na Ilha Djurgården,  é um passeio imperdível em Estocolmo, são séculos de história da Suécia contados de maneira lúdica e bonita, é como se tivéssemos entrado na máquina do tempo e viajado pelos séculos. É impressionante como conseguiram transportar construções antigas de várias partes  do país para recriar as vilas com casas, farmácia, escola, padaria, etc., há, inclusive, o museu do tabaco mostrando a história do cigarro desde o início. Prepare-se para passar um dia incrível neste lugar!

Museu a Céu Aberto Skansen casa viking Estocolmo Foto Roberto PereiraMuseu a Céu Aberto Skansen Interior da casa de um vikingMuseu do tabaco em Skansen Estocolmo Foto Roberto PereiraLoja de ferragem no Museu a Céu Aberto Skansen Estocolmo Foto Roberto Pereira

Na ilha há também um interessante zoológico, que recria o ambiente natural de várias espécies, como alces,  ursos pardos, macacos e outros animais.

Urso no Zoo do Museu a Céu Aberto Skansen Foto Roberto Pereira

Outro museu imperdível é o Museu Vasa, onde está o colossal navio de guerra Vasa, que afundou em 1628, na sua primeira viagem. Depois de  330 anos no fundo do mar, foi resgatado e restaurado, criou-se, então, o museu para expor o Vasa e contar a história de sua construção, realmente é um espetáculo!

 Museu Vasa Estocolmo Foto Roberto PereiraNavio de guerra no Museu Vasa Estocolmo Foto Roberto Pereira

Se você gosta de fotografia, deve ir ao Fotografiska, o museu da fotografia é uma das atrações mais populares em EstocolmoMuitos fotógrafos famosos expuseram suas coleções aqui, como Annie Liebovitz, Elliott Erwitt, Joyce Tenneson, Paolo Roversi, Anders Petersen, entre outros, muitos deles também deram cursos neste museu. Fica num prédio de estilo Art Nouveau, construído em 1906 para ser uma indústria, depois foi aduana comercial até ser restaurado pela cidade de Estocolmo por mais de 28 milhões de dólares para ser museu. Atualmente, os 5500 metros quadrados é totalmente ocupado por fotografias e exposições de todo o mundo, loja de souvenir e restaurante.

 Fotografiska o museu da fotografia em Estocolmo Foto Roberto Pereira

Na ilha de Skeppsholmen, fica o Museu de Arte Moderna, com obras de Matisse, Picasso, Duchamp e Dali entre outros e o Museu de Antiguidades Orientais, se tiver tempo vale a pena visitá-los.

Os meios de transporte são excelentes: metrô, bonde, balsa e as passagens podem ser compradas na estação ou nas bancas de jornal e são válidas para todos os tipos de transporte. Andar de bicicleta também é uma boa opção para se locomover por Estocolmo.

Uma estação de metrô em Estocolmo Foto Roberto Pereira

Uma curiosidade: a maioria das estações de metrô de Estocolmo tem obras de arte, por isso o sistema de metrô é conhecido como a maior exposição de arte do mundo. Nas estações da Linha Azul, a rocha bruta faz parte da decoração e a de Kungsträdgården é surreal com algumas peças encontradas em sítios arqueológicos.

Estação de Kungsträdgården Estocolmo Foto Roberto Pereira

Para ir a Estocolmo, saindo do Brasil você precisará fazer conexão em alguma cidade européia: Londres, Lisboa, Amsterdã, Paris, ou seja, cidades daqui que tenham voo direto para a Europa e de lá continuar até Estocolmo. Não há necessidade de visto para entrar na Suécia e a moeda é a coroa sueca (SEK) 1 u$ vale 8,92 SEK, aproximadamente.

Parque em Estocolmo Foto Roberto Pereira

Não espere encontrar uma cidade barata, mas Estocolmo vale cada SEK. É muito bonita, tem inúmeras atrações, bons hotéis, restaurantes e o povo é gentil com os turistas. Se quiser conhecer a terra dos vikings e precisar de assessoria para programar seu roteiro, conte com as agências de viagem e hotéis que a Inesquecível Casamento recomenda no Guia de Fornecedores.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterPin on PinterestShare on LinkedInEmail this to someonePrint this pageBuffer this pageDigg thisShare on RedditShare on Tumblr


avatar

Casada, mãe de três filhos e avó-coruja de seis netos. Formada em Português Latim, Línguas e Literaturas pela UERJ, gosta de descobrir novas culturas e viajar mundo afora. Organizada, sabe planejar meticulosamente cada roteiro para usufruir do melhor a um custo justo. Com o passaporte carimbado, ela compartilha aqui suas experiências.